YouTube para médicos: por que você deve criar o seu canal?

Hoje em dia, as pessoas que procuram por informações e conhecimento pesquisam na web e preferem acessar conteúdos em vídeo. O YouTube, portanto, tornou-se a plataforma preferida, tanto para quem assiste quanto para quem produz os vídeos.

Muitos profissionais de diversas áreas estão utilizando essa rede social para transmitir conteúdos informativos, tornar-se conhecidos e conquistar mais clientes. Além disso, atualmente também podemos contar com a possibilidade da telemedicina, utilizando esse canal para atrair um público amplo.

Diante desse ponto de vista, para os médicos, é uma ótima forma de ter visibilidade, pois a saúde é uma área na qual as pessoas mais buscam por informações e conhecimento.

Ademais, possuir um canal no YouTube para médicos traz um diferencial ao profissional, contribuindo para o aumento da sua credibilidade na área. Isso porque você transmitirá um discurso com autoridade, ou seja, falando sobre um assunto que domina.

Saiba mais a seguir!

Quais são os benefícios do YouTube para médicos?

Criar um canal de vídeos no YouTube pode trazer muitos benefícios para o médico. Por isso, nos próximos tópicos mostraremos cada um deles.

1. Alcançar além do seu público-alvo

Com um canal do YouTube, seu público-alvo se expandirá. Em vez de impactar somente sua região de atuação, produzir conteúdos informativos pode atrair visualizações de usuários de qualquer lugar no mundo.

A maioria das pessoas que busca por termos de saúde querem respostas rápidas sobre doenças e diagnósticos, e os vídeos são uma forma de entregar conteúdo claro e com fácil visualização. É possível, portanto, alcançar mais pessoas utilizando um canal do YouTube bem estruturado.

2. Aumentar sua credibilidade com os conteúdos

Sendo um médico criador de conteúdo, sua credibilidade aumentará com seus pacientes já existentes, além de poder conquistar novos. Assim, as pessoas que gostarem do seu canal por encontrar conteúdos informativos com linguagem clara e direta, vão sentir confiança em agendar uma consulta.

3. Evidenciar os procedimentos e tratamentos que oferece

Falar de conteúdos relevantes, que respondam aos principais anseios do seu público e principalmente aqueles que são do seu segmento, é uma ótima estratégia. Crie vídeos informativos sobre os tratamentos e procedimentos oferecidos em seu consultório, por exemplo.

Dessa forma, você sana as principais dúvidas dos pacientes que desejam realizar aquele tipo de procedimento. Além disso, consegue esclarecer todos os processos, indicações, contraindicações e resultados.

4. Com o canal, gerar mais conteúdo em suas outras redes sociais

Através do YouTube você pode trazer mais usuários também para as suas outras redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, além do WhatsApp profissional. Incentive o engajamento, os comentários e responda às mensagens que receber, principalmente as que envolverem dúvidas. Assim, uma relação próxima entre o profissional e seu público pode ser essencial para a atração e fidelização de novos pacientes.

Como se preparar para utilizar o YouTube para médicos?

Além de entender os benefícios do YouTube para médicos, é importante saber como utilizar essa plataforma. Nesse contexto, veremos agora algumas dicas para preparar o seu canal.

Elaboração de conteúdo relevante

O primeiro passo é criar as pautas dos conteúdos que serão postados. Diante disso, é importante conhecer bem o seu público-alvo visando entender quais são os assuntos que chamam a atenção dessas pessoas. Com essa prática, você desenvolverá os vídeos conforme o que os usuários da internet têm mais curiosidade.

Definição da linguagem a ser utilizada

Também é importante definir a linguagem que será utilizada. Como você lidará com pessoas de fora da área da saúde, é interessante que ela seja mais simples. Por isso, evite termos complexos. Se eles forem necessários, vale a pena explicar detalhadamente o que significam.

Qualidade técnica dos vídeos

Outro ponto que você não pode deixar de lado é a qualidade técnica dos vídeos. Isso é importante em dois lados. Primeiro, para oferecer conteúdos de alto nível para os seus seguidores, leitores ou telespectadores. Acredite, as pessoas dão muito valor aos vídeos de alta qualidade, com uma boa resolução e um excelente áudio.

Além disso, os mecanismos de gerenciamento de vídeos do próprio YouTube têm certa “preferência” por conteúdos de qualidade. Portanto, é possível que esses materiais tenham maiores chances de chegar até mais pessoas.

Quais são os canais de medicina mais famosos do Brasil?

No YouTube existem vários canais de medicina e saúde. Então, algumas pessoas podem enxergar isso como algo ruim. Afinal, se já temos tantas pessoas fazendo isso a concorrência pode ser maior. Porém, na internet esse princípio não funciona dessa forma. Se existem várias profissionais fazendo vídeos significa que existe um público interessado.

Logo, você pode se destacar oferecendo uma linguagem mais acessível, maior qualidade técnica e conteúdos exclusivos. Além disso, é possível acessar esses grandes canais para buscar certos tipos de inspiração sobre como fazer seus vídeos. Um exemplo é o canal do Dr. Dráuzio Varella, voltado exclusivamente para o público em geral. Ele trabalha uma linguagem muito simples e didática.

Outro exemplo interessante é o canal do Dr. Lair Ribeiro. Seus vídeos dão atenção a dois públicos: profissionais da saúde e o público em geral. Um diferencial dos seus conteúdos é a questão técnica, que ele consegue explicar com muito detalhe, uma excelente didática e de fácil compreensão.

Também podemos citar o canal Tua Saúde. Nele, você encontrará diversas dicas mais voltadas à alimentação e ao desenvolvimento de uma vida saudável. Essa é uma ótima fonte de inspiração para produzir seus próprios conteúdos.

Quais são os cuidados com o YouTube para médicos?

Por se tratar de conteúdos de saúde, primeiramente deve-se atender às regras de restrições de publicidade do Conselho Federal de Medicina. Desse modo, você não irá contra essas exigências. O ideal é analisar os vídeos de médicos que já estão no YouTube e verificar o modo com que abordam os temas, além de obter inspirações para seu próprio canal.

É válido consultar um advogado especialista em conteúdos online. Isso porque será possível produzir um texto ou aviso legal informando as regras de produção e utilização do vídeo, deixando claro que não se trata de uma consulta, mas apenas uma fonte de informações.

Além disso, respeite os direitos autorais de músicas e trilhas sonoras que utilizar nos vídeos, ou utilize trilhas gratuitas. O próprio YouTube tem uma biblioteca gratuita disponível para download. Por fim, otimize os seus vídeos com técnicas de SEO para terem uma boa referenciação no Google ou outros buscadores. Para isso, foque em uma palavra-chave, além de preencher as tags e os títulos e a capa.

Decerto, seguindo essas dicas e cuidados, o YouTube para médicos poderá render ótimos resultados.

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*Estas informações são direcionadas exclusivamente a profissionais prescritores

Referências: Viver de Medicina, iMedicina, iClinic e Folha.

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