tipos de suplementos

Confira 4 tipos de suplementos para recomendar aos pacientes

Os motivos para escolher a suplementação alimentar são os mais variados: ganhar massa muscular, prevenir doenças, ter mais energia ou ter mais qualidade de vida. Portanto, sejam quais forem as razões, existem diversos tipos de suplementos, adaptados para as necessidades de cada indivíduo.

Sobretudo, mais pessoas buscam, por meio dos suplementos, obter vitaminas, proteínas, aminoácidos ou minerais que estão deficientes em seu organismo. Dessa forma, além de balancear a necessidade nutricional, os suplementos também permitem que resultados desejados sejam alcançados mais rapidamente.

Além disso, é possível combinar suplementações e oferecer ao organismo tudo que ele precisa. Ademais, os formatos disponíveis são variados e, muitas vezes, podem ser personalizados ao gosto do paciente, os quais também são conhecidos como suplementos manipulados.

Veja mais sobre o assunto a seguir!

Tipos de suplementos mais recomendados

Continue a leitura e conheça quais são os tipos de suplementos mais procurados e indicados por especialistas!

OptiMSM®

Já que falamos sobre saúde muscular, o OptiMSM® pode ser uma boa opção. Ele é indicado para quem busca se proteger da dor e da fadiga nas articulações. Também conhecido como metilsufonilmetano (MSM), ele é a forma natural do enxofre orgânico. Dessa forma, atua na síntese de colágeno, junto com a vitamina B1, vitamina C, silício, biotina e ácido pantotênico.

Além disso, sua propriedade anti-inflamatória ajuda na recuperação rápida de danos às articulações, o que é normal para quem treina. Ademais, combate o inchaço envolvido nessa lesão. Outro benefício do OptiMSM® é sua capacidade de reduzir os efeitos do envelhecimento nas articulações e faz parte dos blocos de contrução, contribuindo para a melhora do colágeno na pele. Tudo devido ao enxofre, nutriente essencial para quem deseja ter uma boa saúde articular. imunológica e cutânea.

BODYBALANCE®

BODYBALANCE® é o novo aliado de quem busca manter a forma e a mobilidade em todos os períodos da vida. É composto por peptídeos bioativos de colágeno específicos, com comprovação científica de resultados. Em combinação com a prática de exercícios físicos moderados de resistência, a suplementação com BODYBALANCE® contribui para a redução da gordura corporal, o aumento da massa magra, da força e resistência muscular.

BODYBALANCE® exerce efeitos positivos sobre dois dos principais constituintes do corpo humano: a massa magra e a massa gorda. Investigações recentes revelaram que BODYBALANCE® estimula significativamente o caminho da mTOR. A disponibilidade e a atividade desta importante proteína são essenciais ao metabolismo da proteína. O metabolismo da proteína garante o equilíbrio entre a síntese proteica e a degradação proteica. Quando a síntese é maior que a degradação, temos a indicação de um estado anabólico que constrói tecidos magros. Quando a degradação é maior que a síntese, temos indicação de um estado catabólico que reduz tecidos magros.

Além disso, BODYBALANCE® influencia o metabolismo da gordura. Um fornecimento de energia suficiente é obrigatório para a proliferação de células musculares e a síntese de tecido muscular novo. A enzima AMPK é responsável pela transferência de energia nas células musculares. O estímulo da AMPK leva a um aumento no metabolismo de ácidos graxos, que proporciona mais energia às células, o que resulta na redução de massa gorda. Devido à sua composição específica de aminoácido e à sua excelente biodisponibilidade, o BODYBALANCE® estimula o metabolismo de gorduras e músculos, levando, por fim, à melhora da constituição corporal.

GANHO DE MASSA MUSCULAR

Juntamente com a redução da gordura corporal, o BODYBALANCE® ajuda a otimizar com sucesso os treinos voltados para o ganho de massa muscular, força muscular e tônus muscular e influencia positivamente na composição corporal, combatendo os sinais da sarcopenia na melhor idade. Estudos mostram que em 3 meses foi possível recuperar a massa muscular perdida ao longo de 10 anos de envelhecimento natural (British Journal of Nutrition, 2015)).

Assim, no nutracêutico é encontrada a enzima AMPK, que é responsável por transferir energia para as células do músculo. Ao estimular essa enzima, o metabolismo é acelerado. Isso proporciona o aumento de energia na célula e, consequentemente, reduz a massa de gordura acumulada. Graças a sua composição de aminoácidos e a sua grande disponibilidade, o Bodybalance™ proporciona estímulo ao metabolismo de gorduras e músculos, o que leva a uma melhor constituição corporal.

OX-Berry®

Maior qualidade de vida pode estar associada a um envelhecimento saudável, aliado à boa saúde. Dessa maneira, o Ox-Berry® une essas duas características por meio das propriedades benéficas das antocianinas. O Ox-Berry® é composto por antocianinas altamente purificadas e biologicamente ativas, extraídas de mirtilos escandinavos silvestres e groselha negra.

Produzidas na Noruega, o clima mais ameno contribui para uma alta concentração de antocianinas. As frutas são colhidas à mão e passam por um processo de extração altamente controlado de antocianinas bioativas. Estudos comprovaram que as antocianinas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais, melhorando a capacidade do corpo de se regenerar.

Além disso, esse é um tipo de suplemento que melhora a circulação sanguínea, reduz os riscos deletérios ocasionados pela resistência à insulina e diabetes, incluindo doenças cardíacas, problemas oculares, má circulação, além de aumentar expressivamente e naturalmente a atividade antioxidante do organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Ou seja, proporciona mais saúde e qualidade de vida.

IogoVita®

Iogovita® é uma base de iogurte nutricional em pó, pronta para manipulação e consumo. Disponível nas versões tradicional e Lac Free, tem sabor agradável, mix de vitaminas e minerais, e oferece ótima aceitação e adesão aos tratamentos. Ele permite que vários tipos de suplementos combinem-se, e ainda sua administração pode ser feita por pacientes de diversas idades, inclusive crianças, gestantes e lactantes.

Doenças tratadas com o auxílio de nutracêuticos

Assim como diversos tipos de suplementos podem beneficiar a saúde das pessoas, também podem atuar no combate a doenças. Muitas pesquisas buscam relatar os efeitos de uma combinação específica de nutrientes para a melhora na qualidade de vida de pacientes com alguma condição médica.

Sendo assim, trouxemos abaixo outros exemplos nos quais os suplementos nutricionais se mostram promissores. O que reforça a importância de fornecer a quantidade e a variedade de vitaminas e minerais necessários para o corpo.

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Em 2016, uma pesquisa publicada no The British Journal of Psychiatry trouxe comprovações de que os pacientes com TDAH poderiam ter melhoras em seus quadros com o uso de um suplemento nutricional. A fórmula consistia em vitaminas e minerais que atuavam para melhorar o humor e reduzir os sintomas de TDAH em adultos com depressão moderada. Além de melhoria na desatenção, impulsividade e hiperatividade.

A fórmula utilizada pelos pesquisadores consistia em 36 ingredientes, sendo esses 14 vitaminas, 16 minerais, 3 antioxidantes e 3 aminoácidos. O tratamento durou 8 semanas e contou com 42 pessoas tomando esse suplemento nutricional. O resultado favorável também demonstrou que o balanço ideal de nutrientes no cérebro pode trazer resultados favoráveis para esse tipo de doença.

Além disso, o tratamento com esse tipo de suplemento é uma alternativa para pacientes que não obtêm melhoras com os tratamentos tradicionais ou que não toleram os remédios para TDAH.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

O grupo de mulheres que sofre com a SOP é considerável e trata-se de uma doença sem cura. Geralmente, essas mulheres descobrem a condição ainda jovens e sofrem com sintomas como acne, ciclos menstruais irregulares, oleosidade da pele, cansaço excessivo, vontade mais frequente por doces e pelos em excesso.

No entanto, estudos têm mostrado que alguns tipos de suplementos nutricionais podem reverter esse quadro, aliados a uma alimentação saudável e à prática de exercícios. Entre os suplementos pesquisados com bons resultados estão a melatonina, coenzima Q10, vitamina D, ácido fólico, vitaminas do complexo B, cromo, ômega 3 e magnésio.

Ansiedade

Milhares de pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade, a qual, muitas vezes, tem o estresse como acompanhante. Aliás, a ansiedade é uma das doenças mais comuns deste século, fruto da preocupação excessiva por diversos aspectos da vida. No trabalho, na família, nos círculos sociais, a ansiedade pode se manifestar de diversas maneiras e causar distúrbios que afetam negativamente o corpo físico e a saúde mental.

No entanto, são muitas as opções naturais no combate à ansiedade (clique aqui para conhecê-las).  Pesquisadores encontraram nos suplementos alimentares a resposta para a diminuição da ansiedade e melhora significativa da qualidade de vida dessas pessoas.

Por exemplo, o ômega 3 aumenta a liberação de corticotropina, hormônio responsável por diminuir os níveis de hiperatividade. Já algumas vitaminas do complexo B agem no cérebro para provocar o relaxamento em situações de fadiga e estresse. Além disso, baixos níveis de vitamina D podem causar cansaço e falta de energia.

Associação de suplementos com medicamentos

Os suplementos são um excelente recurso para a manutenção da saúde, usados com diversas finalidades, como as que mencionamos ao longo desta leitura. Entretanto, também existem algumas possibilidades de associação desses elementos com medicamentos.

Nos próximos tópicos, mostraremos como a união de alguns tipos de suplementos e medicamentos pode ser benéfica para pessoas portadoras de alguma doença crônica e que precisam de remédios para controlar o problema.

VazGuard™ com estatinas

Não é segredo que os flavonoides estão diretamente ligados com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Existem diversos produtos naturais que carregam um pouco de flavonoides em sua composição. Entre eles temos a bergamota, também conhecida como mexerica, dependendo da região do país.

Nesse contexto, o VazGuard™ é um novo conceito para saúde cardiovascular. Composto pelas Frações Polifenólicas da Bergamota (BPF®), veiculados com a tecnologia de liberação Phytosome®, exclusiva da Indena, que aumenta em até 7 vezes a biodisponibilidade dos ativos, VAZGUARD™ demonstrou em estudos clínicos ser eficaz no suporte de níveis sanguíneos saudáveis do Colesterol total, LDL, HDL, triglicerídeos e glicose a partir de 30 dias de uso contí nuo (Endocrine, Metabolic & Immune Disorders 2019, 19: 136-143).

O VazGuard™ tem uma composição de estatinas naturais, fugindo totalmente dos efeitos colaterais de medicamentos alopáticos usados para a modulação do perfil lipídico. Em momento algum uma pessoa deve pensar em substituir o seu medicamento para controle de colesterol por esse suplemento. Entretanto, seu uso se dá como um complemento no tratamento tradicional,.

OX-Berry® PARA DIABÉTICOS

O diabetes é uma doença gravíssima e atinge milhões de brasileiros em idade adulta, chegando a alcançar alguns jovens e crianças. Sendo assim, disponibilizar para a população alguns tipos de suplementos capazes de controlar a glicemia, é fundamental para reduzir as comorbidades dessa enfermidade.

Nesse contexto, surgem nutracêuticos como o Ox-Berry®, que é composto de mirtilos silvestres e groselha negra. Esses produtos carregam uma grande quantidade de antocianinas, sintetizadas em cápsulas.

Associar esse suplemento alimentar ao tratamento para o controle da diabetes proporcionará alguns benefícios, como:

  • redução no risco de complicações cardíacas;
  • prevenção quanto a problemas circulatórios, muito comuns em pacientes diabéticos;
  • fortalecimento das funções cognitivas e cerebrais;
  • maior acuidade visual;
  • envelhecimento saudável.

O Ox-Berry® também funciona de forma muito eficiente para os pacientes que ainda estão em processo de desenvolvimento dessa doença, em um estágio chamado de pré-diabetes. Dessa forma, adicionando o uso do nutracêutico a uma dieta balanceada e exercícios físicos, é possível reverter o quadro antes que o processo seja instaurado.

Keranat™

Keranat™ é um suplemento oral patenteado, baseado em uma composição única de triterpenóides e fitoesteróis (Miliacina) do painço, microencapsulados em fitoceramidas (lipídeos polares), com comprovação científica de resultados, que fornece os nutrientes necessários para os cabelos. Keranat é rapidamente absorvida no intestino, atingindo de forma eficiente as células da matriz extracelular do bulbo capilar, estimulando fatores de crescimento como KGF (Kerati nocyte Growth Factor – Fator de Crescimento de Querati nócitos) e IGF1 de forma efetiva, resultando no aumento da proliferação celular com consequente estímulo do crescimento do cabelo e diminuição drástica dos fios na fase telógena, reduzindo a queda e melhorando o brilho e maciez dos cabelos.

Além de prevenir a queda, o Keranat™ também combate a despigmentação dos fios, o que gera os temidos e indesejáveis cabelos brancos. Essa é uma excelente opção de nutracêutico para manter o cabelo sempre saudável e bonito, melhorando a autoestima e a autoconfiança dos pacientes.

Assim, podemos observar que esses tipos de suplementos surgem como uma possibilidade a mais de tratamento. Dessa forma, é possível obter uma série de benefícios vitais para a saúde e, o melhor, com muito pouco ou nenhum efeito colateral.

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre qualquer um desses suplementos, entre em contato com a Ibero Magistral! Será um prazer atender você.

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.