5 técnicas de vendas para farmácia

Técnicas de Vendas

O mercado farmacêutico é um dos mais competitivos, o que demanda uma busca constante por diferenciais. Entre eles, as técnicas de vendas para farmácia aparecem como um fator que tem muito peso no futuro do estabelecimento. Afinal, em uma época em que os produtos, as facilidades e os preços se assemelham entre as farmácias, o contato direto com o cliente se tornou estratégico. 

Dessa maneira, a farmácia de manipulação que deseja se destacar, precisa evoluir. Isso significa deixar de focar apenas no lado técnico da função e desenvolver mais seu lado “comercial”. Assim, poderá oferecer para seus clientes vantagens que ele não encontrará em outra farmácia. Dessa forma, a farmácia poderá aumentar o volume de vendas e, consequentemente, seus lucros.

Entretanto, essa mudança depende de um bom planejamento de técnicas de vendas, assim como mudanças na cultura do negócio. Equipes farmacêuticas precisam trabalhar juntas para aprimorar suas habilidades de vendas. E como fazer isso? É sobre esse tema que trataremos hoje.

FAÇA PERGUNTAS ABERTAS

Simpatia e atenção são comportamentos mínimos que todo cliente espera receber no atendimento. Mas não basta ter essas qualidades, o vendedor na farmácia deve saber como abordar seu cliente. Aliás, implementar um atendimento padrão na farmácia é o ideal para que todos sigam o mesmo roteiro de vendas.

Sendo assim, para quebrar o gelo com o cliente e compreender suas necessidades, o vendedor da farmácia deve fazer perguntas abertas. Quais são os problemas que o cliente possui, como poderia ajudá-lo, quais são os produtos que mais consome ou lhe interessam e etc. Questionamentos que ajudam o cliente a se abrir mais e o vendedor conhecê-lo da melhor maneira.

IDENTIFIQUE INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS 

Ter uma boa comunicação com seu cliente é sinal de mais vendas. Pois, não se trata apenas de informar corretamente aquilo que já vem descrito na receita médica, mas também saber ouvir. Quando o vendedor consegue compreender quais são os problemas do seu cliente, interpretando seus sinais e sua fala, é capaz de identificar melhor as suas necessidades. Dessa forma, identificar o que não é dito com clareza, driblando objeções.

FOQUE NOS BENEFÍCIOS

Apresentar ao cliente os benefícios de um produto é tarefa essencial entre as técnicas de vendas para farmácia. Para isso, o vendedor deve conhecer bem seus produtos, assim como identificar durante a conversa com o cliente, quais benefícios poderão despertar mais seu interesse. 

Sendo assim, os benefícios devem sempre estar na ponta da língua, assim como outras vantagens que a própria farmácia oferece. Entre eles, descontos, programas de fidelidade, formulações que não exigem prescrição, entre outros.

INCLUA A ATENÇÃO FARMACÊUTICA NAS TÉCNICAS DE VENDAS PARA FARMÁCIA

A farmácia magistral interessada em oferecer um atendimento especializado para seu cliente, pode adotar a atenção farmacêutica. Essa prática propõe que o farmacêutico oriente e acompanhe o cliente da farmácia no uso de medicamentos. Assim como, analise o tratamento médico prescrito para o cliente e informe sobre possíveis interações medicamentosas. 

Dessa maneira, a atenção farmacêutica atua como uma estratégia de vendas eficaz que tem como foco a saúde do paciente. O que diferencia a farmácia de seus concorrentes, pela personalização de atendimento. 

CAPACITE SUA EQUIPE

É comum que muitos farmacêuticos acreditem que o atendimento oferecido na sua farmácia é diferenciado. Entretanto, esse é um engano comum que pode ser sanado com um treinamento de toda a equipe, assegurando um atendimento eficaz e diferenciado. 

Portanto, é por meio de um programa de treinamento que a equipe aprimora suas técnicas de vendas para farmácia e é capaz de identificar oportunidades. Além disso, o programa alia os objetivos da farmácia com os dos colaboradores. Assim, fica mais fácil compreender quais são suas metas e como podem atuar para atingi-las. 

Outro benefício do programa de treinamento é que ele estimula o desenvolvimento profissional da equipe, incentivando que haja trocas de experiências e aprendizado contínuo.

Mas, lembre-se: é necessário planejamento no momento de colocar em prática qualquer uma dessas técnicas de vendas para farmácia. Converse com a equipe e identifique suas necessidades para que as estratégias sejam alcançadas com êxito.

Ficou interessado e gostaria de saber como vender mais na sua farmácia? Leia aqui e conheça outras estratégias que poderão alavancar seus lucros!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Guia Empreendedor, Blog Gilson Coelho e Guia da Farmácia

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