Suplementação no tratamento de pacientes oncológicos

suplementação de pacientes oncológicos

Na maioria das vezes, o paciente com câncer sofre com os desconfortos dos efeitos colaterais, causados pelas terapias no combate à doença. Neste artigo, você vai conhecer opções para suplementação de pacientes oncológicos, que podem trazer mais conforto e qualidade de vida.

Sobretudo, o programa suplementação é muito eficaz como complemento em tratamentos oncológicos. Principalmente, atuando na pele, cabelo e massa muscular – áreas que normalmente são atingidas pela radioterapia e quimioterapia. Além disso, é importante notar que essas regiões do corpo, muitas vezes têm impacto não só na qualidade de vida desses pacientes, mas também em sua autoestima.

Então, quer saber como funciona na prática? Continue a leitura!

Tipos de tratamentos para pacientes oncológicos

Primordialmente, graças ao avanço da medicina, hoje podemos contar com ótimos tratamentos para o câncer. Decerto, eles podem ser complementados com outras terapias que contribuem para o bem-estar do paciente. Nesse sentido, a suplementação de pacientes oncológicos, tema que trataremos mais a frente.

Confira abaixo como funciona cada um deles.

Quimioterapia

A saber, a quimioterapia é realizada pela administração de medicamentos por via venosa ou oral. Esses medicamentos têm a capacidade de destruir as células tumorais. Ademais,  por ser uma terapia com ação sistêmica, ela pode ser utilizada em casos de cânceres que se espalharam pelo corpo.

Radioterapia

A radioterapia funciona por meio de radiação ionizante. Dessa forma, o tumor é “bombardeado” com feixes de radiação para que seja destruído. Contudo, o objetivo é atacar apenas o local onde existe o câncer. Porém, existe a possibilidade de serem atingidas também as células saudáveis que estão próximas ao tumor.

Cirurgia

Eventualmente, dependendo da localização, tamanho e gravidade, o tumor pode ser retirado por meio de cirurgia. Sobretudo, é necessário que todo o local onde há o câncer seja “limpo”. Portanto, todas as células malignas devem ser retiradas, para que elas não voltem a se multiplicar.

Outras terapias

  • Terapia Biológica ou imunoterapia: Impulsiona o sistema imunológico a atacar as células malignas;
  • Terapia Alvo: Atua no gene que faz o tumor crescer;
  • Tratamentos complementares: Contribuem para o bem-estar do paciente (e não para a cura), como a meditação, acupuntura, entre outros.

Efeitos colaterais dos tratamentos de câncer

Como se sabe, os tratamentos de câncer possuem diversos efeitos colaterais. Ao atacar as células do tumor, outras células benignas podem ser atingidas, alterando algumas funções metabólicas.

Sendo assim, o paciente que é tratado com radioterapia pode apresentar cansaço, perda de apetite e ter irritações na pele onde a radiação foi emitida. Contudo, se o câncer for na região da cabeça, o cabelo pode cair.

Ademais, na quimioterapia, por abranger todo o corpo, os efeitos colaterais são mais dispersos. Entre eles estão: náuseas, queda de cabelo, vômitos, cansaço, perda de massa muscular, anemia, alterações na pele, unhas e baixa imunidade.

Entretanto, os efeitos tendem a desaparecer com o fim do tratamento.

Benefícios do Programa Suplementação para pacientes oncológicos

O Setor Magistral pode ajudar os pacientes oncológicos por meio de suplementações, que reduzem os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia.

O programa de suplementação, uma combinação de VERISOL™, BODYBALANCE™, Keranat™OX-Berry®, Zembrin®, Hymagic™ – 4D oferece inúmeras vantagens IN & OUT, pois agrega nutrição completa à saúde da pele, prevenção e tratamento da perda da massa muscular (devido ao uso de quimioterápicos) e nutrição capilar, que auxilia no crescimento de cabelos saudáveis após o processo de quimioterapia. Primordialmente, o programa visa melhorar a qualidade de vida destes pacientes com pequenas doses diárias, assim como oferece formas farmacêuticas diferenciadas compatíveis com o tratamento.

Conheça os benefícios do programa para pacientes oncológicos:

VERISOL™: Colágeno biodisponível para a derme

VERISOL™: Colágeno biodisponível para a derme com comprovação científica de resultados. É uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas (fibroblastos) e, para assim, estimular e restaurar seu metabolismo.

  • Peptídeos Bioativos de Colágeno específicos para as células da pele;
  • Restaura o metabolismo da derme, estimulando a produção de colágeno, elastina e proteoglicanos na pele;
  • Recupera o equilíbrio hídrico da pele e acelera o processo de cicatrização;
  • Suaviza os sinais do tempo e melhora a elasticidade cutânea;
  • Não contém glúten, lactose, fibras ou qualquer outra substância alérgena;
  • Não apresenta interações medicamentosas;
  • Resultados a partir de 4 semanas de uso contínuo.

Aliás, VERISOL™ atua nas camadas mais profundas da pele, onde cosméticos não são capazes de alcançar. A saber, estudos reportaram que os Peptídeos de Colágeno podem ser detectados em diferentes órgãos e tecidos conjuntos após a administração do manipulado.

Além disso, destacamos que é um dos ativos da suplementação de pacientes oncológicos que não causa efeitos colaterais e nem apresenta interações com outros suplementos e medicamentos.

BODYBALANCE™: Colágeno biodisponível para o ganho de massa muscular

É uma combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar no aumento e/ou manutenção da massa muscular.

  • Melhora a composição corporal;
  • Proporciona aumento e/ou manutenção de massa magra;
  • Retarda a perda da massa muscular relacionada ao envelhecimento e uso de quimioterápicos;
  • Recuperação de 10 anos de perda de massa muscular em 3 meses de uso contínuo.

Contudo, pesquisas comprovaram que o consumo de BODYBALANCE™ aliado à prática de exercícios, podem potencializar os resultados e proporciona força muscular. Além disso, este ativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas que desejam iniciar a suplementação de proteínas, mas possuem alguma restrição alimentar, como glúten ou  intolerância à lactose.

Keranat™: Keranat™: Fitoesteróis e triterpenóides, microencapsulados em fitoceramidas para o bulbo capilar

É uma combinação única de triterpenóides e fitoesteróis do Panicum miliaceum, microencapsulados em fitoceramidas, agindo diretamente no centro de crescimento dos fios (bulbo capilar), favorecendo a diminuição da queda e melhorando o brilho e maciez dos cabelos. Então, conheça as vantagens:

  • Comprovação científica de resultados;
  • Diminui fios na fase telógena;
  • Facilita o crescimento dos fios após o término do tratamento de quimioterapia;
  • Aumenta o volume e promove aspecto saudável dos novos fios.

 Todos os componentes do programa suplementação são seguros:

  • Não causam efeitos colaterais;
  • Não apresentam interações medicamentosas;
  • Os ativos não contêm açúcar, lactose, glúten e GMO.

Além disso, KERANAT™ tem um papel fundamental de autoestima na suplementação de pacientes oncológicos. Ao promover o crescimento saudável, forte e radiante dos cabelos. Sobretudo, os resultados de eficácia comprovaram que KERANAT™ foi capaz de promover uma significativa redução de queda capilar. Ademais, este ativo é seguro para a suplementação de pacientes oncológicos.

OX-Berry®

OX-Berry® é um extrato de mirtilos escandinavos silvestres e groselhas negras da Nova Zelândia com alto teor de antocianinas, substâncias que comprovadamente apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatória, modula o sistema imunológico e previnem o envelhecimento precoce. Também apresentam resultados positivos em pacientes que sofrem de diabetes.

Conheça os benefícios:

  • Redução do risco de doenças cardíacas;
  • Prevenção de problemas circulatórios;
  • Fortalecimento das funções cognitivas e cerebrais, importante para pacientes oncológicos
  • Envelhecimento saudável perante o tratamento do câncer.

Zembrin®

Zembrin® é um ingrediente botânico inovador, patenteado, clinicamente comprovado para melhorar o humor, a função cognitiva e diminuir a ansiedade e tensão. Essas características são ideais para a suplementação de paciente oncológicos que sofrem a instabilidade emotiva desse tratamento.

Mas como ele funciona? É composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, uma planta de origem Sul-Africana, que vem sendo utilizado a mais de 300 anos por povos indígenas. Entre seus benefícios, podemos citar:

  • Alívio rápido da ansiedade e estresse;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Promove humor positivo e ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e raciocínio;
  • Não provoca sonolência;
  • Seguro e não causa dependência.

Hymagic™ – 4D

O ácido hialurônico (HA) é um cosmecêutico consagrado, valorizado por sua excelente retenção de umidade, sensação de pele macia e boa biocompatibilidade. Hymagic™-4D é uma combinação de quatro tipos de ácido hialurônico com pesos moleculares diferentes, que podem se acumular e formar uma rede tridimensional, atingindo com precisão as diferentes camadas da pele.

Além disso, tem a capacidade de reter até mil vezes o seu volume de água e
por isso, vem sendo utilizado em dermocosméticos, como um ótimo aliado na hidratação da pele, voltado para pacientes que sofrem com o ressecamento causado pelas terapias.

Entre os benefícios, estão:

  • Hidratação 24h;
  • Reduz a perda de água transepidermal;
  • Proporciona uma pele radiante;
  • Suaviza linhas de expressão;
  • Ação antipoluição e anti-UV.

Gostaria de prescrever algum desses ativos e proporcionar mais qualidade de vida para seus pacientes oncológicos?

Clique aqui para entrar em contato com a Ibero Magistral

Referências: Oncoguia, CCancer, Vencerocancer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo