síndrome metabólica

Síndrome metabólica: saiba mais sobre as antocianinas de OX-Berry®

Ao contrário do que se tem pensado, a síndrome metabólica (SM) não é uma patologia nova. Estudos descrevem a associação entre obesidade visceral, hipertensão arterial, inflamação subclínica, dislipidemias, hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue que revela dano renal), aterosclerose e apnéia obstrutiva do sono ainda em 1765. Porém, o termo SM somente foi sugerido em 1921 pelos médicos Karl Hitzenberger e Martin Richter-Quittner em Viena (Lund, Lund University, Sweden, 3rd November, 2006. 21pp). É sem dúvida, uma doença que está associada à epidemia da obesidade e ao sedentarismo e o seu tratamento envolve a mudança dos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. Porém, para controlar os fatores de risco, pode ser necessário o uso de medicamentos e suplementos. 

Não há estudos sobre a prevalência e incidência de SM na população brasileira em geral. Porém, considerando que a prevalência de obesidade, hipertensão e diabetes são elevadas na população brasileira, a SM constitui preocupação para os profissionais e autoridades de saúde.

Diretrizes que norteiam o diagnóstico da síndrome metabólica

Não há estudos sobre a prevalência e incidência da Síndrome Metabólica na população brasileira em geral. Porém, considerando que a prevalência de obesidade, hipertensão e diabetes são elevadas na população brasileira, a SM constitui preocupação para os profissionais e autoridades de saúde. 

O que norteia a síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que, somados, aumentam as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e outras enfermidades degenerativas. A obesidade visceral ou central (abdominal) é caracterizada por uma distribuição da gordura corporal do tipo andróide, ou seja, conhecida como corpo em formato de “maçã”, representando o aspecto principal da SM. Ao contrário da gordura subcutânea, o acúmulo de gordura visceral, que pode ser facilmente estimado pela medida da circunferência da cintura, está relacionado a diversos problemas metabólicos plasmáticos, característicos da SM: 

  • Hipersensibilidade aos glicocorticóides;
  • Elevados níveis plasmáticos de glicose que induzem o pâncreas a liberar excesso de insulina (hiperinsulinemia) que, a longo prazo, leva a resistência à insulina e diabetes tipo II;
  • Maior secreção de angiotensina que pode aumentar o risco de hipertensão;
  • Aumento das interleucinas como as do tipo 6 (IL-6) e citocinas inflamatórias;
  • Aumento de triglicérides, aumentado o risco cardiovascular;
  • Redução do colesterol HDL, popularmente denominado “colesterol bom”, fundamental para realizar o transporte reverso do colesterol, prevenindo o risco da formação das placas de ateroma. 

Fatores de risco que norteiam o diagnóstico da síndrome metabólica

Os principais fatores de riscos relacionados ao diagnóstico da síndrome metabólica são os seguintes:

  • quantidade de gordura abdominal, observando-se como risco homens com mais de 102cm e mulheres com mais de 88cm;
  • níveis baixos de HDL, sendo menor que 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres;
  • triglicerídeos elevados, principalmente superior a 150mg/dl;
  • pressão arterial superior a 135/85mmHg;
  • glicose em jejum superior a 110mg/dl.

Com base nessas informações, a melhor abordagem para a prevenção e, até mesmo, solução da síndrome metabólica é a redução de peso. Por isso, deve ser recomendada a prática de atividades físicas, bem como uma alimentação balanceada. Além disso, é interessante implementar nutracêuticos que contribuem para a redução da inflamação crônica subclínica. Veremos mais sobre o assunto nos próximos tópicos.

OX-Berry®+Berry: uma alternativa natural ao tratamento

OX-Berry® +Berry é um extrato inovador, rico em antocianinas provenientes de mirtilos silvestres da Escandinávia (Vaccinium myrtillus) e groselha negra da Nova Zelândia (Ribes nigrum), produzido através de um processo patenteado de extração por nitrogênio, que bloqueia o oxigênio para preservar e concentrar as 17 antocianinas de ocorrência natural, principalmente as antocianinas bioativas.

É um ativo amplamente estudado, com mais de 19 estudos publicados em diferentes áreas, incluindo no tratamento adjuvante nas morbilidades relacionadas à síndrome metabólica e diabetes tipo II. Os dados obtidos nesses levantamentos demonstram que as antocianinas altamente padronizadas do produto apresentam uma atividade antioxidante mais eficaz. Desse modo, elas tendem a apresentar a capacidade antioxidante 50 vezes maiores se comparadas à vitamina E e 200 vezes maiores que a vitamina C. Desse modo, apoia o paciente para ter um sistema imunológico mais saudável, retardando efeitos dos radicais livres no organismo, além de reduzir de modo considerável a inflamação subclínica, uma série de outros processos são beneficiados, indo além da síndrome metabólica. Isso traz muitos benefícios para o sistema imunológico.

Mecanismos de ação de OX-Berry® +Berry

As antocianinas do OX-Berry® +Berry são capazes de interferir na cascata da inflamação ao inibir NF-kB e proteína C-reativa e, assim, diminuir as concentrações plasmáticas de citocinas pró-inflamatórias e outros mediadores inflamatórios, como molécula-1 de adesão celular vascular (VCAM-1) e interleucina 1 (IL-1).

Além disso, as antocianinas padronizadas de OX-Berry® exibem efeitos sinérgicos na redução de citocinas pró-inflamatórias, quando comparadas ao uso isolado das mesmas antocianinas.

OX-Berry® tem efeitos antioxidantes, prevenindo a resistência à insulina. Dessa forma, ele também causa a diminuição nos níveis de LDL e triglicérides, além de um aumento no HDL. Estes achados reforçam o conceito de que a avaliação da função do HDL como um mecanismo importante no refinamento da compreensão da proteção ateroidal mediada pelas antocianinas. Sobretudo, indica-se para pacientes que sofrem com a síndrome metabólica e têm propensão a desenvolver diabetes tipo II.

Estudos científicos

O OX-Berry® teve a sua eficácia contra a síndrome metabólica comprovada em estudo publicado pela revista The Journal of Nutrition. A pesquisa envolveu o uso de OX-Berry® por pacientes por 24 semanas. Ao final, os resultados mostraram que o suplemento consegue regular a glicose no sangue.

A saber, todos os benefícios se comprovaram em mais de 10 estudos independentes em universidades e hospitais em todo o mundo. Dito isso, OX-Berry® tem base nas propriedades benéficas das antocianinas:

  • redução do risco de doenças cardíacas;
  • melhora dos problemas circulatórios;
  • prevenção do diabetes;
  • prevenção e tratamento das morbidades relacionadas ao diabetes;
  • fortalecimento das funções cognitivas e cerebrais;
  • suporte do sistema nervoso e acuidade visual;
  • envelhecimento saudável.

Outro estudo científico mostrou que as antocianinas presentes no OX-Berry® apoiaram a modulação da microbiota colônia intestinal total. Desse modo, incluindo a Bifidobaterium ssp, bem como o Lactobacillus ssp. Assim, foi possível reduzir bactérias potencialmente nocivas para o sistema digestivo. Além disso, todo esse trabalho ocorreu sem prejudicar as bactérias benéficas para o intestino.

Esse estudo também mostrou os efeitos anti-proliferativos e anti-inflamatórios do OX-Berry® no sistema intestinal. Desse modo, fazendo com que ele possa ser um excelente coadjuvante no tratamento da disbiose.

Processo de fabricação patenteada para quantidade garantida de antocianinas

Em termos de conteúdo de antocianina, há uma diferença bastante significativa entre mirtilos comuns e os mirtilos silvestres que fazem parte do OX-Berry®. Sobretudo, porque mirtilos selvagens e groselha negra apresentam uma quantidade maior de conteúdo de antocianinas, originando um produto mais concentrado, possibilitando, assim, ingerir doses menores de ativo.

O processo patenteado de produção de OX-Berry® possibilita em uma única composição as principais antocianinas bioativas Cianidina-3-glicosídeo (C3G), Delfinidina-3-glicosídeo (D3G) e Cianidina-3-rutinosídeo (C3R). Acesse a literatura do OX-Berry® clicando aqui. Por fim, podemos concluir que OX-Berry® se mostrou eficaz na redução dos fatores de risco da síndrome metabólica, de acordo com o perfil de cada paciente.

Agora que você já conhece essa alternativa para o tratamento da síndrome metabólica, entre em contato com nossa equipe, pergunte sobre OX-Berry® e saiba como incluir esse ativo em suas indicações para pacientes.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.