servicos farmaceuticos

Serviços farmacêuticos: saiba como implementá-los na sua farmácia

A implementação de serviços farmacêuticos é um processo que demanda muito cuidado, porém, é fundamental para que possam existir novas fontes de receitas para uma farmácia magistral. Nesse sentido, é essencial ter um planejamento eficiente, que prepare a empresa na implementação desses serviços.

Neste artigo, mostraremos o que precisa ser avaliado antes de adotar esses procedimentos.

Acompanhe!

Questões legais

Um dos pontos a serem avaliados na hora de implementar serviços farmacêuticos em seu estabelecimento são as questões legais que os envolvem. Alguns podem exigir a cobrança de determinados procedimentos ou licenciamentos para que a sua empresa os possa explorar.

Algumas das questões legais que devem ser observadas são:

  • licenciamentos;
  • alvarás;
  • patentes;
  • liberações quanto a órgãos de saúde etc.

A não observação dessas questões legais pode gerar problemas sérios para a farmácia magistral, obrigando-a a pagar indenizações e multas.

Plano de negócios

Outro elemento que deve ser avaliado antes da implementação de serviços farmacêuticos é o plano de negócios. É preciso que essa nova fonte de receitas esteja alinhada aos objetivos de curto, médio e longo prazo. Existem atividades que podem ser implementadas dentro de uma farmácia magistral que podem estar desalinhadas dos seus objetivos, o que tem mais chances de gerar dores de cabeça e prejuízos do que receitas.

Estrutura física, de pessoal e treinamentos

Seguindo a ideia que mencionamos, é preciso verificar se a estrutura do seu estabelecimento é capaz de comportar determinados tipos de serviços. Quanto à estrutura, é preciso saber que ela não se limita apenas às questões físicas, mas também ao número de colaboradores que sua empresa tem e os eventuais treinamentos que serão necessários para explorar a atividade.

Também, é fundamental avaliar o custo da montagem de toda essa estrutura, de modo a verificar a viabilidade do investimento. Isso deve ser feito para que o empresário tenha uma previsão de quando o valor empregado retornará. A partir do ponto 0, ou seja, quando a receita obtida com os serviços farmacêuticos cobrirem todo o custo da sua implementação é possível obter a lucratividade no processo.

Marketing

Por fim, é fundamental verificar o investimento em marketing e publicidade desses novos serviços farmacêuticos. Afinal, não adianta ter todo esse investimento e preocupação e não contar com pessoas para adquirir esses novos produtos ou serviços.

Você precisa ter em mente que o marketing também faz parte do investimento na implementação de um novo serviço farmacêutico. Entretanto, existem outros métodos que também podem ser usados para espalhar novas soluções para seu público de forma orgânica, ou seja, sem custos.

Isso pode ser feito no balcão, mostrando aos seus clientes fiéis os novos serviços farmacêuticos que o estabelecimento oferece. Vale a pena, inclusive, recomendar aos seus pacientes o novo produto para que alguns deles possam fazer testes.

Como exemplos de serviços farmacêuticos, podemos citar a aferição de pressão, vacinação, verificação de glicemia e muitos outros, que realmente coloquem a sua farmácia como uma primeira instituição de saúde a ser procurada na sua localidade.

Por fim, podemos concluir que a implementação de serviços farmacêuticos em sua empresa deve seguir à risca esses procedimentos. Isso contribuirá para que a adoção deles, de fato, proporcione benefícios para a sua farmácia magistral, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento.

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