Saiba como evitar o ressecamento da pele no verão

ressecamento da pele

Engana-se quem pensa que a pele seca aparece apenas no inverno. O ressecamento da pele no verão é uma situação muito comum e que gera preocupação em muitas pessoas. Isso se deve principalmente pela maior exposição ao sol, que acaba desidratando a camada epitelial e causando aquele temido aspecto ressecado.

Contudo, a boa notícia é que você pode prevenir esse problema e reduzir o efeito craquelado, mantendo a pele hidratada, jovial e com viço. Para isso, é importante ter alguns cuidados básicos de beleza e também investir em bons cremes hidratantes.

Você sofre com esse problema? Neste post, vamos mostrar como é possível evitar e reduzir o ressecamento da pele no verão. Acompanhe a leitura e confira os detalhes!

Fatores que desencadeiam o ressecamento da pele

Apesar de parecer improvável, a pele pode sofrer bastante com o ressecamento no período do verão. Confira, a seguir, os elementos que deixam a pele seca e com aspecto desidratado.

  • exposição mais intensa ao sol;
  • mais transpiração;
  • contato com o sal na água do mar;
  • contato com o cloro da água das piscinas.

Cuidados para prevenir e combater o ressecamento da pele no verão

Quanto antes você começar a cuidar da sua pele, menores serão os riscos de ela ressecar. Conheça, a seguir, alguns cuidados que ajudam a prevenir e reduzir o ressecamento da pele.

Hidratação

Aplique creme hidratante no rosto e no colo cerca de 2 vezes por dia. Isso ajuda a hidratar as células e evitar que a pele fique com aquele aspecto branco ou craquelado, além de reduzir os riscos de linhas de expressão e rugas. O ideal é adquirir cremes à base de água, ácido hialurônico e vitaminas, pois são leves e recompõem a água perdida ao longo do dia. Tenha o cuidado de escolher um creme hidratante oil free para evitar o excesso de oleosidade.

Use filtro solar em creme

O protetor solar é um item indispensável durante o verão. É importante reaplicá-lo na pele a cada duas horas e sempre que você entrar na água. O filtro solar apresenta-se em várias versões, como em gel, spray ou creme. Para quem sofre com a pele ressecada ou quer evitá-la, o mais indicado é optar pela textura cremosa. Isso porque ela tende a ser absorvida mais rapidamente pelas células e costuma ter suas propriedades percebidas por mais tempo, aumentando o intervalo para aplicação.

Use um bom pós-sol

Exagerou na exposição aos raios solares? O pós-sol evita a descamação na pele e reduz as chances de aparecimento de bolhas, além de reduzir os riscos de envelhecimento precoce da pele. Esse creme é composto por ativos anti-inflamatórios que têm propriedades calmantes, que auxiliam no processo de recuperação e renovação celular da pele, ajudando a deixá-la hidratada. É importante aplicar o produto depois do banho e, após, usar também um creme hidratante.

Nutra a pele de dentro para fora

A pele deve receber nutrientes, como vitaminas e minerais. Essas substâncias tornam a pele hidratada, com brilho e jovialidade. Nesse sentido, o OptiMSM® ganha destaque. Esse composto orgânico ajuda a manter as fibras de colágeno fortes e preserva a flexibilidade do tecido conjuntivo. Com suas propriedades antioxidantes, retira os radicais livres do corpo e evita a degeneração das células. Por tudo isso, é um grande aliado do envelhecimento saudável. Além disso, ele beneficia a estrutura do tecido da pele e promove a organização da queratina e das GAGs (Glucosaminoglicanas).

Como você pôde perceber, o ressecamento da pele no verão é um problema muito comum, mas facilmente contornável, caso você adote alguns cuidados básicos que mencionamos neste artigo.

Quer manter a sua pele sempre bonita e saudável? Clique aqui para encontrar a farmácia mais próxima da sua casa, que trabalha com os ativos Ibero Magistral!

topo