4 dicas para aumentar a rentabilidade da clínica

O propósito de uma clínica médica é atender os seus pacientes com qualidade, oferecendo o melhor serviço. E um dos fatores que podem tornar este objetivo uma realidade é o aumento da rentabilidade da clínica. Afinal, é essencial ter retorno de seus investimentos para poder oferecer um atendimento ainda melhor e realizar procedimentos de qualidade.

Para verificar se seu investimento é rentável, o retorno deverá ser relativamente grande se comparado ao que você investiu. Para mensurar essa rentabilidade, utilize o seguinte índice: seu lucro líquido dividido pelas despesas. Assim você consegue ter uma base de quanto a sua clínica rendeu. Quanto maior este valor, maior será a rentabilidade da clínica.

Visando aumentar a rentabilidade, o profissional deve se alertar a uma série de coisas. Uma delas é profissionalizar o financeiro de sua empresa. Um simples descuido no registro financeiro e todo o controle fiscal é invalidado. Profissionalizar o financeiro, tira essa responsabilidade das costas do profissional médico.

Como aumentar a rentabilidade da clínica?

As táticas para aumentar a rentabilidade vão de passos simples a estratégias importantes para facilitar a gestão de pacientes, e poder oferecer serviços diferenciados. Veja algumas dicas de como aumentar a rentabilidade da clínica.

1. Invista em tecnologia

Investir em tecnologia é ajudar na gestão do negócio. Existem vários softwares disponíveis, ou você pode encomendar um sistema personalizado para as necessidades da clínica. Um sistema com agenda, cadastro de pacientes, armazenamento de exames pode facilitar muito a vida da clínica.

Com os dados dos pacientes armazenados, o sistema pode enviar automaticamente avisos sobre consultas, economizando tempo e trazendo mais credibilidade à clínica.

2. Adicione mais formas de receita

Para aumentar a rentabilidade da clínica, o profissional pode optar também por vender produtos úteis e relacionadas aos serviços que a clínica oferece. Por oferecê-los dentro de sua clínica e recomendá-los, é mais provável que o paciente compre diretamente com você por confiar em seu julgamento.

Para muitos pacientes, se consultar e já comprar os medicamentos necessários em uma viagem só é um benefício que o fará voltar sempre. Além disso, oferecer mais serviços contribui sempre para o aumento da rentabilidade. Tem o potencial de atrair novos clientes e pode trazer os clientes antigos de volta por conta do novo serviço/procedimento oferecido.

3. Ofereça opções diversas de pagamento

Muitas clínicas têm formas de pagamentos restritas, o que atrapalha na hora de conquistar novos clientes. No cenário atual, poucas pessoas andam sempre com dinheiro em espécie, o uso do cheque está diminuindo e o uso do cartão de crédito ou débito está crescendo exponencialmente.

Não aceitar essa forma de pagamento é uma maneira de perder muitos pacientes. Então pesquise o melhor jeito de oferecer novas formas de pagamento aos pacientes. Por mais que tenham eventuais taxas, o aumento da rentabilidade será notável.

4. Não descuide do marketing digital

Invista no marketing digital da sua clínica ou consultório. Tenha presença nas redes sociais, trazendo sempre conteúdo informativo sobre os procedimentos que oferece e traga o cliente para mais perto de você. Deixando sua marca visível nas redes sociais, pode aumentar os clientes ocasionais e estes podem virar clientes fidelizados.

Seguindo essas dicas, você conseguirá focar mais na rentabilidade da clínica.

Assine a newsletter e não perca outros conteúdos com dicas úteis!

Referências: TecnoArte, Ventrix, Total Clinic, Medilab e Savetec.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.