A importância da rastreabilidade no processo magistral. Entenda melhor!

Além de ser uma exigência sanitária, a rastreabilidade do processo magistral é fundamental tanto para a organização da cadeia logística como para o controle de qualidade em farmácias de manipulação.

O conceito de rastreabilidade pode ser definido como a capacidade de saber origem, destino e localização de um produto por meio de sistemas de identificações e registros de informações relacionadas.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é a rastreabilidade, sua importância e como ela é feita no processo magistral. Boa leitura!

Qual a importância da rastreabilidade para o processo magistral?

Em uma farmácia de manipulação, os produtos são desenvolvidos sob medida para as necessidades de cada cliente. Isso, muitas vezes, envolve a combinação de diversos tipos de ingredientes em dosagens diversas.

Para gerenciar tantos itens, é importante que exista uma documentação completa com todas as informações pertinentes sobre eles. E é fundamental que, por meio desses dados registrados, seja possível realizar o rastreamento de cada produto.

É uma obrigação da farmácia garantir que todos os seus produtos manipulados sejam rastreáveis, segundo a resolução RDC 67 de 8 de outubro de 2007, que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais.

E a principal razão para isso é o fato de que, caso aconteça alguma suspeita de desvio de qualidade, é importante saber a origem e o destino do lote contaminado, para que ele possa ser retirado do mercado.

A rastreabilidade é necessária para responsabilização individualizada de cada envolvido na produção. Se, por exemplo, um cliente de uma farmácia de manipulação apresenta uma reação adversa a um produto, uma investigação com base nos dados rastreáveis pode ajudar a entender qual lote de qual insumo comprometeu o produto final.

Por essas razões, a rastreabilidade do processo magistral é algo que assegura transparência e mais controle para o processo de qualidade em farmácias de manipulação.

Além disso, ela também é importante para a organização da cadeia logística da farmácia, permitindo que seja fácil visualizar origem, destino, validade e outras informações importantes sobre os insumos do empreendimento.

Como funciona a rastreabilidade do processo magistral?

Para assegurar a rastreabilidade do processo magistral, é importante estabelecer um sistema que contemple o registro de informações relevantes sobre cada um dos produtos e a identificação clara deles.

Isso poderia ser feito, até mesmo, com uma documentação no papel, em que estejam detalhados a origem e o destino de cada item. Mas, idealmente, a rastreabilidade funciona melhor se os dados estiverem registrados em um sistema informatizado que seja atualizado com regularidade.

Para a identificação dos produtos, a recomendação é que estejam etiquetados com um código numérico único, de forma que, ao digitar esse número no sistema, seja possível visualizar todos os dados relevantes.

É importante que, no registro, estejam não só todas as informações sobre a origem desses produtos como também sobre o destino, como os medicamentos que serão produzidos a partir deles.

Dessa forma, é possível acompanhar cada mercadoria em todas as etapas do processo produtivo e rastrear o caminho percorrido por elas até o momento atual.

E agora que você já sabe a importância da rastreabilidade do processo magistral, aproveite também para entender melhor como a gestão da qualidade pode ser aplicada à sua farmácia!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.