queda capilar

Queda capilar: 10 fatores que influenciam na saúde do cabelo

Uma pessoa saudável pode perder até cem fios de cabelo por dia. Entretanto, existem formas de saber se a queda de cabelo passou do limite aceitável para uma quantidade alarmante. Para tanto, você pode fazer um teste simples: passe as mãos nos cabelos e conte quantos fios se soltam naturalmente entre os dedos. Se o número for maior que cinco, pode ser um sinal de patologia.

Além do fator estético, a queda de cabelo pode significar problemas de saúde. Por isso, vale a pena investigar os motivos por trás do problema e buscar o tratamento adequado. Se notar que há uma queda capilar excessiva, o mais recomendado é ir ao dermatologista ou tricologista, profissionais especialistas, indicados para orientar o paciente sobre o tratamento necessário. Afinal, é preciso descobrir as causas para iniciar o tratamento mais adequado.

Continue a leitura e entenda por que os cabelos caem e quais os fatores podem influenciar o problema. Ao fim, você vai conhecer as principais formas de resolver o problema.

Como a queda de cabelo acontece?

Como mencionamos, a queda de cabelo é um processo natural do organismo. Ou seja, o próprio fio passa por estágios que vão do crescimento, estabilização e queda natural. Assim, o primeiro ciclo dura, em média, de três a seis anos, o segundo dois anos e o último três meses.

No entanto, o tempo e a genética podem ser responsáveis por um cabelo mais ralo. Além disso, também existe a queda capilar sem causa específica, como o eflúvio telógeno. O cabelo também pode cair devido a doenças endócrinas ou metabólicas, como as disfunções de tireoide. Aliás, a queda de cabelo pode estar ligada a estresse, anemia ou alterações hormonais. Essas são conhecidas como as três causas mais comuns para a perda dos fios.

Portanto, é importante ficar atento à queda excessiva dos fios e buscar ajuda médica para verificar as causas, como mencionamos. Assim, as soluções para frear a alopecia podem ser mais eficazes.

1. Estresse

O estresse físico ou emocional afeta a saúde e pode provocar a perda de cabelo. Isso ocorre porque o cérebro libera substâncias que aceleram a queda capilar quando é forçado a passar por longos períodos em estado de alerta. Se não for tratado a tempo, o problema pode evoluir para uma alopecia areata. Nesse caso, um processo inflamatório na área da raiz dos fios provoca a queda concentrada em regiões circulares do couro cabeludo.

O estresse agravou ainda mais esse problema nas pessoas entre os anos de 2020 e 2021. A pandemia do novo coronavírus e todo o caos econômico e social observados neste período, contribuíram para o aumento da queda de cabelo. Além disso, a observação de alguns pacientes mostrou que existe um processo de diminuição dos fios de uma pessoa que passou pela doença. 

2. Genética

O principal vilão da queda capilar é a genética, sendo os homens os mais afetados nesse caso, dando origem à calvície, que ocorre quando os folículos pilosos são estimulados por hormônios masculinos. O resultado é a diminuição do ciclo de crescimento dos fios até que ocorra a interrupção total. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é concentrada na parte superior do couro cabeludo, enquanto as laterais não sofrem alterações.

3. Procedimentos químicos

Algumas coisas encaradas como cuidados com os cabelos, na verdade, podem danificar os fios e, em excesso, provocar a queda. É o caso de produtos químicos, seja para tingir, descolorir ou alisar. Então, para fugir dessa armadilha, descubra a beleza natural dos fios cuidando da saúde capilar. Clique aqui e saiba como realçar seus cabelos naturais.

4. Pós-parto

Durante a gravidez há uma alteração nos hormônios, o que causa uma interrupção na queda capilar. Depois que o bebê nasce, cerca de três meses após o parto, os hormônios voltam a se regular e todo aquele cabelo que não havia caído, enfim, cai. Neste caso, há a sensação de uma queda excessiva. De qualquer forma, no período pós-parto, algumas mulheres podem ter os hormônios desregulados e avitaminoses, devido à amamentação, tornando realmente a queda excessiva.

5. Vitaminas

A falta ou o excesso de vitaminas e nutrientes também afeta o couro cabeludo. Os principais casos são deficiência de ferro, excesso de vitamina A e falta de proteína. A vantagem, nesses casos, é que o tratamento é simples. Basta equilibrar a alimentação e os resultados serão percebidos em poucas semanas.

6. Hormônios

Os hormônios masculinos são os protagonistas na queda capilar genética. Por outro lado, os hormônios femininos podem ser responsáveis pela queda de cabelo em diversas ocasiões ao longo da vida das mulheres. Qualquer situação com grande mudança hormonal pode ser um fator desencadeante para a queda de cabelo. Exemplos disso são: gravidez, mudança ou suspensão de pílula anticoncepcional e menopausa.

7. Medicamentos

Certos medicamentos podem fragilizar os fios, causando um aumento na queda do cabelo. Entre eles, antidepressivos, anti-hipertensivos, antibióticos, quimioterápicos, anabolizantes e anticoncepcionais orais. Por isso, é preciso estar atento às reações adversas que alguns remédios causam. Assim como consultar um profissional da saúde especializado que possa ajudar com essa condição.

8. Oleosidade

A oleosidade excessiva pode causar a proliferação de fungos, causando uma inflamação na região do couro cabeludo. Isso causa queda capilar, coceira e descamação. Para solucionar esse problema, o intervalo entre os banhos pode ser reduzidos. Entretanto, na hora do banho, evite a água quente e friccionar com força o couro cabeludo. Além disso, é recomendável a utilização de shampoos específicos indicados pelo dermatologista, além de evitar aplicar condicionares, máscaras e finalizadores como cremes para pentear (living), próximos à raiz, entrando em contato com o couro cabeludo.

9. Metabolismo

Um metabolismo lento demais pode dificultar o trabalho dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo. Assim, os fios não recebem a nutrição adequada e começam a cair. Portanto, diabetes, obesidade e hipertensão podem agravar esse quadro.

Para tratar o problema de forma efetiva e duradoura, é preciso atuar de dentro para fora, no motor biológico do cabelo. Keranat™ é um ativo de uso ora exclusivo para redução da queda e para restaurar a saúde e beleza dos fios. Eles ajudam a recuperar a saúde dos cabelos, reduzindo a queda, aumentando o brilho e o volume dos cabelos. Clique aqui para conhecer o ativo de forma completa.

10. Hábitos de vida

A alimentação tem um papel fundamental no fortalecimento dos fios. Inegavelmente, é por meio da ingestão alimentar que o corpo obtém vitaminas, nutrientes e minerais necessários para o crescimento saudável do cabelo. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada e balanceada. Além disso, evitar hábitos nocivos como fumar, que insere no corpo substâncias tóxicas e prejudiciais para todo o organismo, interferindo inclusive na vitalidade capilar.

Dito isto, que tal conhecer os tratamentos para queda capilar mais comuns? Confira abaixo!

Alimentação equilibrada

Já que o nosso último tópico foi sobre como os comportamentos habituais e a alimentação afetam a saúde dos cabelos, vamos começar por essa solução. Os fios podem crescer saudáveis, fortes e bonitos se existe uma alimentação capaz de oferecer todos os nutrientes necessários. Entre os que devem fazer parte do cardápio estão:

  • ômega 3;
  • zinco;
  • ferro;
  • betacaroteno;
  • vitamina B;
  • vitamina C

Aliás, um dos primeiros exames que um profissional da saúde pode recomendar ao paciente que chega ao consultório com queda capilar é um hemograma. Afinal, ele busca identificar se há falta de alguma substância no organismo do indivíduo e orientar sobre como sanar essa deficiência nutricional.

Já sobre os hábitos de vida, evitar o tabaco e o álcool são sugestões médicas essenciais. Não só para manter os fios com saúde, mas também para evitar que o corpo seja exposto a outros riscos. 

Como resolver o problema da queda de cabelo?

Entendidos os motivos da queda de cabelo, mostraremos como esse problema pode ser resolvido. Continue lendo!

Uso do colágeno VERISOL®

VERISOL® é uma combinação única de Peptídeos Bioativos de Colágeno®, obtidos a partir de um processo tecnológico especial e patenteado. Sendo assim, têm sua origem em peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas. Dessa forma, eles visam estimular e restaurar o metabolismo dessas células de dentro para fora. 

O mecanismo de ação de VERISOL® faz com que os peptídeos atuem nas camadas mais profundas da pele. Esse procedimento se faz necessário para recuperar a perda de colágeno, característica natural que também tem suas causas no envelhecimento. Além disso, o envelhecimento cutâneo agrava-se com a poluição, o estresse, o cigarro e o álcool. Contudo, o principal fator é considerado o fotoenvelhecimento, ou seja, a exposição solar cumulativa.

Qual é a comprovação científica do funcionamento desse nutracêutico?

Um estudo randomizado feito pelo laboratório Gelita, controlado por placebo, mostra que a suplementação com os peptídeos de colágeno bioativo específicos de VERISOL® pode resultar em uma estrutura capilar melhor. Ele faz isso aumentando, significativamente, a espessura do cabelo e a proliferação de células foliculares capilares humanas.

O estudo, analisou 44 mulheres saudáveis ​​com idades entre 39 e 75 anos. Elas receberam uma dose diária de 2,5g de VERISOL® ou placebo por 16 semanas. No fim do período de suplementação, o uso de VERISOL® levou a um aumento significativo na comparação dos cabelos. Os dois grupos revelaram um aumento estatisticamente significativo na espessura do cabelo no grupo VERISOL® em comparação ao placebo. Portanto, isso confirma os benefícios do VERISOL® na espessura do cabelo, um aspecto fundamental de aparência saudável dos fios.

Além disso, o estudo investigou se a eficácia de VERISOL®, anteriormente demonstrada nas células estimulantes da matriz extracelular da pele, poderia ter um impacto positivo nas células do folículo piloso e promover sua proliferação. Ademais, o teste in vitro mostra um aumento estatisticamente significativo de 31% nas taxas de proliferação de células foliculares capilares humanas após exposição ao VERISOL® por 4 horas, em comparação com as células de controle não tratadas.

Consumo do nutracêutico OX-Berry®

Além do Colágeno VERISOL®, você pode fazer o uso do OX-Berry®. Basicamente, é um nutracêutico que tem como elemento principal as antocianinas. Elas promovem diversos benefícios para a saúde, especialmente, a cardiovascular. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias também geram impactos positivos sobre o couro cabeludo.

Afinal, essas características facilitam a oxigenação do sangue, levando todos os nutrientes necessários para que seus fios cresçam fortes e saudáveis. Assim, o uso desse nutracêutico deve ser associado a uma dieta rica em vitaminas e minerais fundamentais aos cabelos.

Uso do Keranat®

Keranat™ tem atuação direta contra a queda de cabelos e é totalmente diferente de vitaminas e minerais. Ele é feito a partir de uma molécula extraída do painço, a Miliacina, otimizada em um sistema de vetorização, uma microencapsulação em ceramidas naturais, também conhecida como fitoceramidas, que aumenta a absorção do ativo, fazendo com que as substâncias cheguem intactas na papila dérmica, o motor biológico do cabelo. Além disso, Keranat™ é 100% natural, comprovado cientificamente por promover a saúde dos fios e do couro cabeludo.

As moléculas naturais de Keranat™ são absorvidas no intestino e rapidamente atingem as células da matriz extracelular capilar, no interior da raiz. Assim, estimulam fatores de crescimento específicos do bulbo capilar e estimulam a proliferação celular de forma rápida e efetiva. Além disso, diminuem drasticamente os fios na fase telógena (fase que antecede a queda) e promovem brilho e maciez aos cabelos, de dentro para fora.

Além disso, os componentes de Keranat™ equilibram a fisiologia do cabelo e auxiliam na prevenção da caspa e seborreia, aumentam o volume e melhorar o aspecto dos fios. Então, quer ter cabelos fortes, sublimes e radiantes? Keranat™ pode ser a solução.

Uso do Zembrin®

O nutracêutico Zembrin® pode ser uma saída interessante para a queda de cabelo. O produto atua amenizando fatores que podem gerar a queda capilar, como estresse, sono inadequado, compulsão alimentar, etc. 

Zembrin® é um nutracêutico obtido através da planta Slceletium Tortuosum. É um produto natural que ajuda na diminuição do estresse e, consequentemente do cortisol, fatores de grande influência na queda capilar. Para saber tudo sobre o produto, clique aqui

Qual a importância do dermatologista nesse processo?

No entanto, ressaltamos que é imprescindível a consulta com um médico especialista. O profissional mais indicado é o dermatologista, o qual também pode ter uma especialização em queda capilar. Na consulta, o médico vai avaliar os fatores causadores do problema.

Assim, é possível questionar qual a frequência da queda de cabelo, se existe uma área específica da queda, quais são seus hábitos, qual tipo de produto usa e se existem outros sintomas. Sobretudo, o tratamento indicado pelo profissional dependerá da avaliação médica, que determinará quais são as causas da queda capilar.

Então, gostou de saber sobre as soluções oferecidas para combater a queda capilar? Clique abaixo para descobrir qual  farmácia de manipulação mais próxima de você trabalha com os produtos Ibero Magistral. 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.