Qualidade do sono: 4 fatores de peso!

Qualidade do sono: 4 fatores de peso!

Muitos não imaginam, mas o sono tem papel fundamental no desempenho diário de cada um. Com rotinas cada vez mais agitadas, é comum encontrar pessoas que estão deixando o descanso em segundo plano e priorizando o trabalho ou até mesmo a diversão.

O resultado são noites mal dormidas, dificuldade de concentração nas tarefas, falta de disposição e, inclusive, alterações no humor. Bem, mas como é sabido, é durante o sono que o cérebro — e todo o organismo — renova as suas energias e se prepara para encarar os desafios do dia seguinte.

Pensado nisso e para ajudar você a oferecer as melhores soluções para os seus clientes, este post mostrará os principais fatores que atrapalham a qualidade do sono. Confira!

1. Rotina estressante

Por mais tranquila que seja uma rotina, é inevitável passar por alguns momentos de estresse. Quando moderada, essa condição é natural na vida do ser humano. Contudo, atualmente, é muito comum encontrarmos indivíduos que sofrem de estresse crônico.

Isso acontece quando as pessoas se encontram em situações que exigem afazeres excessivos e que, posteriormente, resultam em um esgotamento físico e mental. Sem dúvida, essa situação faz com que o sono dure menos e tenha uma qualidade inferior.

Consequentemente, o corpo sente os efeitos das noites mal dormidas e acaba ficando ainda mais estressado. Para fugir desses efeitos, é recomendável praticar alguns exercícios de respiração, e também investir em produtos para diminuir a ansiedade e o estresse.

2. Má alimentação

A alimentação pode influenciar diretamente a qualidade do sono. Por isso, há alguns ingredientes que devem ser evitados por quem deseja dormir bem. O primeiro passo é não cometer exageros nas últimas refeições do dia. Evitar alimentos pesados, como massas, frituras e chocolates é fundamental para não atrapalhar a digestão.

Outro ponto que merece atenção é a ingestão de bebidas que contêm cafeína, já que essa substância é responsável por estimular o sistema nervoso central. Alguns exemplos são café, chá-verde, chá-preto, energéticos e refrigerantes à base de cola.

O ideal é montar um cardápio rico em alimentos com triptofano, substância que equilibra os índices de serotonina no sangue, deixando o indivíduo mais relaxado. Carne magra, ovo, peixe e leite são boas opções. Alimentos que aumentam a produção de melatonina, como o abacaxi, a banana e a aveia também auxiliam na qualidade do sono.

3. Mudanças no corpo

Há algumas fases da vida em que o corpo sofre mudanças consideráveis. Esse é o caso da terceira idade, quando o metabolismo fica mais lento, perde-se a força dos ossos e há aumento do acúmulo de gordura.

Dentro de mudanças como essa, há aqueles que apresentam deficiência do hormônio GH, substância produzida durante o sono. A consequência é que, sem o devido tempo de descanso, o processo de envelhecimento fica mais acelerado. Em geral, essa mudança começa a surgir a partir dos 35 anos.

Entre as pessoas idosas, pegar no sono é uma atividade mais demorada e há um aumento nas interrupções do descanso noturno. Para mudar esse cenário, é importante continuar praticando exercícios físicos durante o dia, ir para a cama nos mesmos horários e investir em chás relaxantes, como o de camomila.

4. Distúrbios do sono

Além dos fatores externos, há alguns distúrbios que podem atrapalhar a qualidade do sono de qualquer indivíduo. O mais comum é a insônia, que atinge grande parte da população e pode ser causada por estresse. Nesse caso, o indivíduo sente dificuldade para dormir ou apresenta o sono leve demais.

A apneia do sono também é um transtorno bastante conhecido. Nesse caso, a pessoa apresenta dificuldades para respirar, variando entre 10 a 60 segundos durante o período do sono. Com isso, ao acordar, é comum surgirem sintomas como dores de cabeça e cansaço excessivo.

Há também outros distúrbios, como a Síndrome das Pernas Inquietas e a Narcolepsia. Em todos os casos, é sempre bom lembrar que o mais indicado é recorrer a um acompanhamento médico, para que o profissional identifique as causas do transtorno e encontre a melhor alternativa de tratamento.

Você já estava atento aos principais fatores que atrapalham a qualidade do sono? Para mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.