Como desenvolver um programa de treinamento para sua farmácia?

Entrosamento, conhecimento e motivação são ingredientes essenciais para uma equipe de trabalho. Não é à toa que o sucesso de um negócio depende muito das habilidades individuais de cada profissional. Para as farmácias não é diferente, sendo que elas podem optar por colocar em prática uma programa de treinamento e tornar o aprendizado uma prática contínua na farmácia.

O gestor que conseguem compreender os benefícios de uma equipe mais qualificada vê os resultados no aumento de vendas. Quando há uma preocupação por desenvolver um programa de treinamento, as equipes farmacêuticas se atualizam e expandem seus conhecimentos.

Além disso, ao montar um programa de treinamento, é possível aliar os objetivos da farmácia e os objetivos de cada colaborador. Assim, há maior clareza sobre onde se quer chegar, como e quando, permitindo ao colaborador entender melhor sua função. A farmácia se diferencia, adquire um ambiente mais agradável de trabalho, tem menor rotatividade de pessoal e melhora seus resultados.

Então, por onde começar o programa de treinamento? Veja!

AS ETAPAS DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

Primeiro, o gestor deve separar a equipes da farmácia, já que cada uma apresenta necessidades diferentes e por isso, programas distintos. Sendo assim, podemos dizer que o programa de treinamento se divide em cinco etapas:

  • Análise: Nesta primeira etapa, o gestor deve identificar as necessidades da sua equipe. Quais conhecimentos ela possui e o que deve aprender para concluir o programa de treinamento. Assim como, identificar quais são os pontos fracos e pontos fortes. Observar quais foram os resultados recentes da farmácia ajuda nesta etapa a visualizar as necessidades reais da equipe.
  • Planejamento: O planejamento é uma projeção de como seria o programa de treinamento na prática. Aqui, entram os objetivos do programa e como será dado esse treinamento. Ou seja, se é preciso a contratação de um instrutor ou se o próprio gestor consegue desenvolver o programa. Outros detalhes práticos, como o local onde será o treinamento também estão incluídos nesta etapa.
  • Desenvolvimento do programa: Com os objetivos em mãos, é hora de criar como o programa. Isso abrange o material de apoio que será apresentado, online ou não, e qual será a bibliografia usada. Também é possível criar métodos de avaliação para medir o progresso da equipe.
  • Implementação: Basicamente, a implantação consiste em apresentar o programa de treinamento para os colaboradores. Hora do aprendizado!
  • Avaliação: A última etapa analisa os resultados obtidos, se a equipe adquiriu o conhecimento e habilidades esperadas. Nesta etapa também são feitas as alterações necessárias ao programa.

FOCO NA EQUIPE DO BALCÃO

A equipe do balcão da farmácia tem um grande peso quando o assunto é atendimento ao cliente. Melhorar o atendimento é um desafio que precisa ser encarado sempre, pois novas tecnologias e conhecimentos surgem, forçando a equipe a se atualizar.

Dessa maneira, quando se tem uma equipe treinada, a qualidade dos serviços aumenta. Mas para isso, é preciso olhar para a equipe do balcão de forma estratégica. Ela não deve ser apenas uma tomadora de pedidos, mas se comportar como uma verdadeira equipe de vendas. Ou seja, ter a habilidade de identificar necessidades e oportunidades para vender mais a partir do contato direto com o cliente.

Além disso, tamanha responsabilidade também exige que a equipe faça um contato humanizado com os clientes. Saber ouvir, compreender seus problemas e ser atencioso, proporciona um atendimento melhor e mais especializado. O que por si só já é um diferencial para a farmácia que pode reverter em mais vendas.

INCENTIVE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Um programa de treinamento satisfatório é aquele que consegue fazer com a equipe esteja mais unida e se sinta livre para trocar suas experiências. Muitas vezes, alguns problemas novos podem ser resolvidos com soluções que outras equipes já implementaram.

Dessa forma, incentivar a troca entre os colaboradores também pode trazer boas indicações de leituras para quem deseja se aperfeiçoar no ramo farmacêutico.

A IBEROQUÍMICA APOIA AS FARMÁCIAS

Diante desse cenário, a Iberoquímica também quer ajudar as farmácias magistrais a se desenvolverem ainda mais! Pensando nisso, fornecemos todo o apoio necessário para que as equipes farmacêuticas explorem da melhor maneira os nossos insumos.

Assim, nós incluímos todas as informações técnicas sobre nossas matérias-prima para que a equipe tenha total conhecimento sobre nossos produtos. Com isso, consiga apresentar melhor os produtos para os clientes e concretizar mais vendas. Além disso, também fornecemos informações sobre formas diferenciadas de aplicar os insumos, assim como sugestões de venda e atendimento.

Ficou interessado? Então, conte com nosso apoio! Entre em contato com a gente por aqui e saiba mais sobre como podemos ajudar no seu programa de treinamento!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Conselho Magistral, Interativa e WikiHow

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