O que é presença digital e porque ela é tão importante para a farmácia

presença digital

A maneira como os clientes consomem muda frequentemente. Se antes bastava ir à farmácia para tomar uma decisão, hoje, outros fatores influenciam o cliente. Aliás, podemos dizer que a loja física de uma farmácia de manipulação se estendeu, e uma das suas principais ramificações é a presença digital. Entender essa questão é primordial para manter o negócio funcionando e competitivo.

No entanto, surgem muitas dúvidas quando se fala em presença digital. Como ela deve ser feita, em quais canais, e porque ela é tão necessária. Continue a leitura para entender detalhadamente.

PRESENÇA DIGITAL: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

A presença digital consiste em usar dos meios digitais para posicionar sua marca, torná-la confiável, relevante e sinônimo de credibilidade. Então, imagine: o mesmo cuidado que você tem com a gestão da sua farmácia com estrutura, design e disposição de produtos na sua loja, também é exigido nas plataformas digitais. Ou seja, elas são outros canais de relacionamento, compra e experiência com o cliente.

Além disso, é preciso ter tudo alinhado. Tanto o espaço digital quanto o físico se cruzam e devem ter uma mesma linguagem. Isso significa que quem compra na farmácia magistral física, deve encontrar a mesma padronização de atendimento e qualidade que encontra no meio digital.

Outro ponto importante é a razão de manter uma presença digital. Vivemos em constante transformação e a internet têm se tornado uma das principais ferramentas do nosso século. Sendo assim, consumidores pesquisam, verificam avaliações e informações na internet antes de tomar uma decisão de compra. 

E isso vale para tudo: a compra de um manipulado, a decisão de marcar uma consulta com um profissional “X” ou o fechamento de um negócio com algum fornecedor. A internet é capaz de determinar compras, criar oportunidades e concretizar negócios. Afinal, reputações negativas também se espalham pela rede. Nesse sentido, como a farmácia pode investir na presença digital?

PUBLICIDADE FARMACÊUTICA

Sabemos que sites e redes sociais de farmácias magistrais precisam seguir regras específicas. Assim como no meio físico, a publicidade e divulgação de produtos não pode alegar que o produto possui propriedades de cura. Somente podem ser divulgados produtos isentos de prescrição médica e que sejam aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É importante acompanhar as determinações do órgão para não perder a chance de divulgar sua farmácia no meio digital. E nem para cometer uma violação. Nós temos um outro artigo completo sobre as regras do marketing farmacêutico. Clique aqui para acessá-lo.

USE AS REDES SOCIAIS

Parte da construção de uma presença digital consiste em determinar quais redes sociais serão usadas pela farmácia. Lembre-se sempre do seu público-alvo, se ele tem facilidade com a internet e quais são as redes mais usadas por eles. Por exemplo, o Instagram  é uma das principais ferramentas, mas exige conteúdos especializados. Não crie perfis por criar, tenha um planejamento objetivo para que sua marca seja um espaço verdadeiro de relacionamento com o cliente.

INVISTA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

É provável que ao buscar qualquer negócio na internet, você tenha encontrado uma lista variada que pode até ser determinada pela sua localização. Nesse caso, o Google Meu negócio é uma opção essencial. A ferramenta permite que o empreendedor indique seu negócio, endereço, horários de funcionamento, site, redes sociais e outros detalhes para que o consumidor encontre a loja. Se a sua farmácia ainda não está no Google Meu Negócio, é hora de fazer seu cadastro!

ADOTE AÇÕES DE MARKETING DIGITAL

Existem milhares de maneiras de construir sua presença digital. Contar com profissionais especializados é um bom começo. Entre as opções que você encontrará, estarão criar um site para a farmácia, investir em propaganda online, criar conteúdos especializados, criar o posicionamento da sua marca e muito mais. Assim, você também garante seu lugar na internet e constrói autoridade e visibilidade para a sua marca.

Com tudo isso que listamos, você já deve estar com vontade começar a construir sua presença digital! Antes de tudo, planeje como será essa presença, lembre-se que ela deve conversar com a sua marca farmacêutica, seus valores e discurso. Assim, você garante que será capaz de atrair e fidelizar clientes também no meio digital.

Com dúvidas sobre como alinhar seu relacionamento com o cliente da farmácia? Clique aqui para entender o que é fundamental nesse processo.

Referências: Tekoa e Orgânica Digital

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