Ponto de venda: como escolher o local para uma farmácia magistral?

A escolha do ponto de venda para instalar a sua farmácia magistral é um dos fatores decisivos para torná-la bem-sucedida – principalmente se ela não estiver no comércio eletrônico. Afinal, de nada adianta ter um bom produto, vendedores eficientes e preços interessantes, mas estar em uma localização de difícil acesso para o seu público-alvo.

Para definir o melhor lugar para fixar a sua farmácia de manipulação é necessário considerar um conjunto de aspectos que vão desde a localização até a análise do perfil de compra do consumidor.

Confira, abaixo, como selecionar o ponto comercial mais apropriado para o seu negócio!

Baseie-se nos 4 P’s do marketing

A primeira coisa a se fazer na hora de escolher o ponto de venda para a sua farmácia é observar se existe coerência entre os 4 P’s do marketing: ponto, produto, preço e propaganda. Para que o seu negócio tenha êxito, é recomendado se atentar igualmente a esses quatro elementos.

Por isso, na prática, é fundamental oferecer um produto e serviço com boa qualidade, a um preço justo, escolher uma localização que esteja de acordo o seu segmento e que seja de fácil acesso para o público consumidor, e investir em propaganda para difundir a sua marca. O equilíbrio entre essas questões é a chave para alavancar a sua empresa.

Analise o perfil de compra do consumidor

Analisar o perfil de compra do seu público consumidor é imprescindível para selecionar o ponto de venda mais promissor. A partir daí, pode-se descobrir as características dos seus clientes em potencial, tais como: gênero, faixa etária, poder aquisitivo e motivos pelos quais efetuam uma compra.

Com essas informações em mãos é mais fácil definir a localização ideal para a farmácia de manipulação. Dê preferência aos locais em que o seu público-alvo esteja presente, como espaços de trabalho ou residenciais. Por exemplo, se os seus consumidores não possuem grande poder de compra, consequentemente a empresa deve ser instalada em áreas mais populares. Já para os clientes com alto valor de compra, recomenda-se escolher os bairros nobres.

Estude todos os aspectos da localização do ponto de venda da farmácia magistral

Uma estratégia eficiente para a seleção do ponto de venda é evitar o isolamento. Busque sempre a proximidade com outros serviços como supermercados, hospitais, entre outros. No entanto, cuidado ao escolher a sua vizinhança, seria incompatível fixar uma farmácia perto de uma peixaria, o odor desagradável iria espantar os seus clientes.

Observe se a localização pretendida tem um grande fluxo de pessoas. O negócio tem mais chances de ser bem-sucedido em áreas com movimentação intensa, como no centro da cidade, próximo a prédios comerciais, lojas e até mesmo pontos de ônibus.

Caso você tenha encontrado uma boa localização, mas já exista uma farmácia atuando na região, vá em frente, o mais importante é oferecer um diferencial para se destacar em relação à concorrência. Também é indicado verificar se há possibilidade de personalizar o ponto de venda, de modo a deixá-lo mais atrativo e, consequentemente, mais bem visualizado pelos clientes.

Pense no conforto e praticidade dos seus consumidores. Se a farmácia ficará em uma área com grande fluxo de carros, é aconselhável oferecer um estacionamento para que eles possam parar e comprar com tranquilidade, sem a preocupação de deixar o veículo no meio da rua.

Verifique as cláusulas do contrato antes de comprar ou alugar o espaço

Depois que comprar o espaço, será possível reformá-lo para deixar do jeito que precisa? Antes de fechar a compra do local, leia atentamente todas as cláusulas do contrato para saber se existe algum impedimento quanto a refazer a estrutura do estabelecimento. Esse cuidado é recomendado principalmente para prédios antigos, aos quais a prefeitura estabelece regras específicas para reformas.

Se a intenção é alugar o imóvel, estude quem será responsável pela manutenção, o prazo do contrato e a vigência. Dessa forma, você garante a sua estabilidade, caso o lugar seja vendido para outro dono.

Selecionar corretamente o ponto de venda da farmácia magistral pode ser decisivo para alcançar o sucesso. Mantenha-se atento às dicas citadas acima para fazer a melhor escolha.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre que você está atento com o seu negócio 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo