Como motivar pacientes a seguirem o plano alimentar

plano alimentar

Muitos pacientes têm certa dificuldade de permanecer no plano alimentar indicado, seja por ansiedade ou rotina muito atribulada. São muitos os eventos sociais centrados em comida/bebida, como festas, e isso gera desmotivação, que também pode ser causada pela falta de resultados concretos.

Porém, essa é uma ferramenta importante na consulta do profissional de nutrição. Ela tem como objetivo detalhar como o paciente deve se alimentar, informar os alimentos, horários e até quantidades a serem consumidas.

Além de preparar o melhor plano alimentar para cada pessoa, o nutricionista tem a difícil tarefa de manter o paciente motivado. Mas como fazer com que ele acompanhe o seguimento do plano? Como evitar que o paciente se perca e não tenha os resultados desejados?

Como motivar os pacientes a manterem o foco e seguir o plano alimentar?

Muitos profissionais têm dificuldade em manter seu paciente focado em seguir o plano alimentar. Mas existem várias ações fáceis que podem ajudar nessa tarefa, deixando seus pacientes mais focados e trazendo resultados positivos. Confira algumas!

1. Conheça seu paciente

Além de fazer uma boa anamnese, saiba algumas peculiaridades de seu paciente, como suas dificuldades, rotina, horários e incômodos. Ajudá-lo a combater os maus hábitos é decisivo para manter o foco e seguir o plano alimentar corretamente.

Tenha um software ou aplicativo para a montagem do seu plano e para a visualização mais fácil pelo seu paciente. Tendo o plano em mãos a todo o tempo, é menos provável que ele siga alguma instrução de forma errada.

2. Traga expectativas realistas

É importante deixar claro para seu paciente que os resultados podem demorar a surgir, mas que a jornada é recompensadora. Mudar hábitos não é uma tarefa fácil e pode demandar certo tempo e muito foco. Quando o paciente tem expectativas muito altas e não enxerga resultados, é bem possível que perca o foco.

Conhecendo seu cliente, também é possível estabelecer metas realistas para seu perfil. Muitas pessoas perdem o foco por sentirem que precisam abandonar seus gostos e estilo de vida. Mostre que é possível não ter que abrir mão de tudo e manter o foco para seguir o plano alimentar.

3. Estimule mudança no estilo de vida

Explique que as mudanças alimentares não devem ser somente para condicionamento físico e sim para a busca de uma vida melhor. Não são medidas a serem postas em práticas temporariamente, mas sempre, para transformar o estilo de vida.

Além disso, incentive seus pacientes a cozinhar. Colocar a mão na massa traz um novo estímulo e mostra exatamente o que ele está consumindo. Isso contribui com que ele tenha total consciência dos nutrientes, calorias, entre outros.

4. Comemore as pequenas vitórias com seu paciente

Comemore as metas alcançadas, por menores que sejam. O elogio é incentivador e aumenta a autoestima, trazendo mais vontade e foco para bater cada vez mais metas e objetivos. Durante o atendimento ao paciente, seja atencioso e principalmente sincero. Uma conversa franca pode ser fundamental para evitar expectativas surreais.

Use as mudanças no corpo do paciente como um incentivo para manter o foco. Mostre em números ou exemplos como o corpo dele já começou a mostrar resultados entre uma consulta e outra.

Seguindo essas dicas, você conseguirá ajudar o seu paciente, de forma com que ele não se perca no caminho.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário com a sua opinião.

Referências: Vhita, Dietwin, Nutrisoft e Dietbox.

Comentários no Facebook

topo