Perder peso rápido: cuidado com as dietas da moda!

Diversos são os clientes que chegam até a farmácia de manipulação em busca de uma solução para perder peso rápido. Entretanto, a queda brusca dos números na balança não é um sinal positivo. Perder peso rápido demais pode causar malefícios.Os quilos a menos rapidamente percebido podem significar  perda de massa magra.

Com o maior acesso às informações, de tempos em tempos surge nas revistas ou nas redes sociais uma nova dieta da moda. Em sua maioria, essas dietas não têm embasamento científico e nem estimulam uma reeducação alimentar. Ao contrário, muitas incentivam evitar algum tipo de alimento de forma drástica e prometem resultados em poucos dias.

Portanto, é importante lembrar que ganhar ou perder peso leva tempo, o corpo precisa se adaptar às mudanças. O ideal é fazer isso com saúde e sem deixar fatores que atrapalham a dieta atrapalharem o processo. Assim, será possível manter o peso alcançado no futuro. 

Por isso, é preciso ficar atento a esses perigos e conhecer quais são as desvantagens de perder peso rápido. Continue a leitura para saber mais!

OS PREJUÍZOS 

São vários os problemas das dietas que prometem perda repentina de peso. Em primeiro lugar, elas não consideram as necessidades de cada indivíduo nem sua rotina alimentar. Segundo, além de restritivas, não só na quantidade de calorias, também são na questão de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (minerais e vitaminas). E por último, esses motivos justificam porque é difícil de serem seguidas por muito tempo. 

AS CONSEQUÊNCIAS DE PERDER PESO RÁPIDO

Embora algumas dietas proporcionem um emagrecimento rápido, por outro lado, o organismo pode estar sofrendo problemas sérios. Veja quais são eles:

QUEDA DE CABELO E UNHAS FRACAS

Dietas restritivas com regras que eliminam vitaminas, proteínas e zinco, geram efeitos negativos na saúde dos cabelos e unhas. A queda dos fios aumenta e as unhas ficam quebradiças

EFEITO SANFONA

Quando há uma perda de peso rápida, o organismo pode encontrar nos músculos sua fonte de energia. Dessa forma, o indivíduo pode até perceber uma diminuição no peso. Porém está perdendo massa magra ao invés de gordura.

Sendo assim, quando se perde massa muscular, o  metabolismo fica mais lento. Consequentemente, é mais fácil voltar a ganhar o peso perdido. É dessa maneira que acontece o efeito sanfona.

TONTURAS E SENSAÇÃO DE FRAQUEZA

Sem os nutrientes necessários, a irrigação sanguínea fica comprometida. Dessa maneira, também fica prejudicada a oxigenação dos músculos e do cérebro. Por isso que pessoas que estão em dietas restritivas sentem tonturas e cansaço físico com frequência. 

Então, como evitar os riscos de perder peso rápido demais? O nutricionista é o profissional indicado para orientar uma dieta saudável.

PERDER PESO COM SAÚDE

Uma dieta ideal é planejada junto com o nutricionista, quem avaliará o estado de saúde da pessoa, suas preferências e sua rotina. Além disso, o profissional orientará o paciente sobre melhores hábitos de vida, como a prática de exercícios, e indicará um plano alimentar. Muitas vezes, uma dieta é acompanhada de exercícios físicos para que a redução de peso seja contínua e sem prejuízos para o organismo.

Por isso, é importante sempre ter um acompanhamento profissional para avaliar o progresso da dieta. Assim, será possível evitar riscos para o organismo, principalmente devido à deficiência nutricional. 

Você já teve experiências com as dietas da moda? Conta pra gente! 

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas

Referências: Blog Dr. Consulta, Médico Responde e Folha Vitória

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.