O que vender no verão em sua farmácia?

o que vender no verão

Como o mercado em geral, a farmácia também sofre influências dos hábitos de consumo relacionados às estações do ano. Afinal, a saúde dos clientes está ligada ao tempo e temperatura. Dessa maneira, muitos farmacêuticos se perguntam o que vender no verão e buscam planejar a gestão de estoque para que o cliente encontre tudo o que procura.

Além disso, o verão também é uma época de oportunidades. É o período de férias de muitas famílias, momento de confraternização e quando os clientes recebem o 13º salário. Ou seja, hora oportuna para investir no mix de produtos para o verão e, assim, aumentar as vendas da farmácia, aproveitando-se desta época do calendário sazonal.

Aliás, também é interessante pensar em estratégias para atrair os clientes no verão. Para isso, a equipe farmacêutica pode levantar históricos de consumo nessa estação, criar campanhas publicitárias direcionadas e fazer promoções especiais. Antes de falarmos de quais produtos são interessantes para sua farmácia no verão, conheça algumas táticas de vendas

COMO POTENCIALIZAR AS VENDAS NO VERÃO

Como apontamos, não basta ter um boa variedade de produtos farmacêuticos, mas também é preciso investir em divulgação para que eles sejam vendidos. Para isso, a visibilidade do itens é fundamental, em locais estratégicos de venda, como balcões de destaque ou perto do caixa. Separar os produtos em categorias também ajuda a serem melhor localizados pelos clientes.

Além disso, a comunicação da venda desses produtos deve ser efetiva. Em displays, flyers ou em telões de chamada, os itens mais buscados no verão merecem o devido destaque. Outra maneira de impulsionar as vendas, é criar promoções direcionadas para esses produtos, como o desenvolvimento de kits de verão. Essas são ótimas formas de atrair e converter vendas na farmácia.

O QUE VENDER NO VERÃO: VEJA A LISTA

Cada público da farmácia exige cuidados específicos durante o verão. Por isso, a variedade de produtos pode ser grande, dependendo das necessidades de cada cliente. Entretanto, no verão certos produtos têm maior saída e não podem faltar na sua farmácia. Confira abaixo!

Protetores solares: Apesar de o protetor solar ser um cuidado diário, é no verão que há uma maior busca pelo produto. Isso porque aumentam as viagens para a praia e o tempo livre para passear. Vale também apostar em cosméticos com fator de proteção solar, como bases.

Soluções para queimadura solar e pós sol: Tanto para as crianças quanto para os adultos, as queimaduras podem ser mais frequentes no verão. Disponibilize cremes para queimaduras e itens de primeiros socorros em locais de destaque na farmácia. Bem como loções refrescantes, pós sol.

Suplementos alimentares: Com a aproximação do verão ou durante a estação, há maior preocupação com o corpo. Mais clientes buscam cuidar melhor a nutrição e para isso, buscam suplementos alimentares. Para isso, também é interessante saber como educar o público sobre suplementos manipulados e oferecer soluções específicas para cada cliente.

Loções corporais: A pele ganha atenção especial durante o verão. Sendo a hidratação e esfoliação, etapas que melhoram seu aspecto. Por isso, mais clientes procuram hidratantes e cremes esfoliantes durante o verão.

Cuidados para o cabelo: É possível criar linhas exclusivas de produtos para o verão que envolvam a saúde dos fios. A maior exposição solar e os danos causados pela água do mar e cloro de piscinas, exigem produtos específicos para a manutenção da saúde capilar. Shampoo, condicionador e leave-in são itens indispensáveis que podem ter fórmulas específicas para os cuidados no verão.

Dores e enjoos: As festas de fim de ano também aumentam a procura do remédios para dores de cabeças, vômitos e náuseas. Explore essas opções na sua farmácia de manipulação. 

Gerenciamento de medidas: Não há dúvidas que a preocupação com a condição física aumenta no verão. A farmácia magistral pode apostar em nutracêuticos para o gerenciamento de medidas que auxiliam nas estratégias para o gerenciamento do peso. 

Com a lista acima, fica mais fácil planejar o que vender no verão, fazer a gestão de estoque e deixar sua farmácia pronta para a chegada do verão! Mas lembre-se: as estratégias de vendas também são importantes para captar os clientes para sua farmácia. 

Leia também sobre como preparar sua farmácia para o mercado fitness

Referências: Conselho Magistral

Comentários no Facebook

topo