o que vender no inverno

O que vender no inverno na sua farmácia? Vá além dos hidratantes!

Uma nova estação do ano se aproxima e isso significa oportunidade de vender mais. Essa estratégia consiste em aproveitar a sazonalidade para manter as vendas farmacêuticas estáveis e lucrar. Afinal, é preciso fomentar o fluxo de caixa e se adaptar às necessidades do cliente. Dessa forma, é natural se questionar sobre o que vender no inverno, como se destacar e oferecer novidades aos clientes da sua farmácia de manipulação.

Com as temperaturas mais baixas, o farmacêutico não pode deixar de lado os Medicamento Isentos de Prescrição (MIPs). Eles compreendem um conjunto de produtos farmacêuticos para atrair clientes. Isso ocorre pela facilidade de compra e a praticidade do autocuidado no inverno. Sem contar que eles podem ser indicados pelo farmacêutico responsável, que orientará sobre seu uso e benefícios.

Além disso, também é hora de explorar itens que podem ser adicionados às prateleiras. Assim, é interessante para a farmácia magistral contar com fórmulas exclusivas, que vão além dos hidratantes. Veja abaixo o que vender no inverno e aumente o seu mix de produtos.

Ativos para imunidade

De fato, durante o inverno, o que mais o público procura são medicamentos para aliviar os incômodos comuns dessa época do ano. Resfriados e gripes são reclamações naturais, logo, é essencial melhorar o sistema imunológico, visando combatê-las. Por isso, aposte em vitaminas e ativos que reforcem as defesas do organismo e ajudem na recuperação do paciente. Outra ideia é apresentar diferentes formas farmacêuticas, como balas, sachês em pó, cápsulas, entre outras.

Por outro lado, temas como imunidade estão sempre em alta. Especialmente após a pandemia de coronavírus, muitas pessoas passaram a se preocupar com a questão. Logo, estamos diante de uma área de atuação mais ampla, inclusive, que se estende a outras épocas do ano.

MIPs

Como comentamos, os medicamentos que não exigem prescrição médica são indispensáveis nessa época do ano. O histórico de vendas também confirma essa tendência. Sendo assim, faça um planejamento de estoque antecipado com alguns itens. Eles podem ser analgésicos, descongestionantes nasais, antivirais, antitérmicos, anti-inflamatórios, remédios contra tosse, entre outros.

Por outro lado, o fato de dispensar prescrição médica não exime o profissional de orientar quanto a possíveis superdosagens e sobre o uso indiscriminado de medicamentos. Sendo assim, esse deve ser um ponto de atenção no seu estabelecimento. Sobretudo, quando alguns desses medicamentos não promovem os resultados esperados, orientando o paciente a trocar de medicação. Jamais se deve aumentar a dose sem orientação e análise de um médico.

Produtos naturais

Cada vez mais, os produtos naturais despertam a preferência dos consumidores das farmácias de manipulação. É possível enxergar essa tendência como uma oportunidade de alternar o seu mix de inverno. Chás à base de plantas, raízes e flores podem despertar a atenção. Também é possível investir em balas para dor de garganta de origem natural, assim como sprays de gengibre. Além disso, os florais e óleos essenciais são ótimas opções.

Vitaminas

Além da vitamina C, existem outras vitaminas como sugestão sobre o que vender no inverno e aumentar a lucratividade da sua farmácia. Como bem sabemos, as alterações de temperatura fazem com que os indivíduos passem a ter comportamentos não muito habituais.

Por exemplo, o excesso de banhos quentes que ajudam a promover o ressecamento do cabelo e, consequentemente, a queda dos fios. Sob esse ponto de vista, uma solução que ajuda a reparar tal dano e proporcionar a saúde capilar é a biotina, também conhecida por vitamina B7.

Além de facilitar a integridade do fio, ela estimula a produção de colágeno na pele e evita que unhas fiquem mais quebradiças. No que lhe concerne, ela é o principal elemento presente na queratina e uma substância que precisa ser reposta constantemente no nosso organismo. Veja abaixo outras opções para oferecer no seu estabelecimento.

Vitamina A

Em suma, a vitamina A ajuda na hidratação da superfície ocular e colabora para a renovação dos tecidos do nosso corpo. Assim, uma ótima indicação para saber o que vender no inverno.

Vitamina D

Apesar de o nosso corpo produzir essa vitamina, muitas pessoas apresentam deficiência em absorver tal substância. Neste caso, é uma ótima maneira de aumentar o número de vendas ao disponibilizar uma suplementação adequada.

Vitamina E

Por sua vez, a vitamina E traz alta ação antioxidante e ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, seus suplementos manipulados auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças neurológicas, tal qual o Alzheimer. Aliado a isso, sua ação também melhora o aspecto da pele e detém um grande poder de cicatrização. Normalmente é fundamental na melhora de pessoas que sofrem de dermatite atópica.

Itens de higiene

Outras oportunidades sobre o que vender no inverno são produtos de higiene. Afinal, com a presença das chuvas e o aumento da umidade nos ambientes da casa, é interessante que os consumidores não fiquem vulneráveis ao aparecimento de doenças da época. Alguns itens úteis são álcool 70, soro fisiológico, lenços de papel e umedecidos, sabonetes e sabão líquido.

Dermocosméticos

Inegavelmente, o inverno é uma época do ano em que todos devem proteger a pele e evitar o ressecamento. Dessa forma, aposte em produtos que ajudam a hidratar a região dos lábios e face, como cremes, emolientes e balms labiais. Em segundo lugar, os hidratantes de banho e soluções que retêm a umidade corporal.

Produtos sazonais

De maneira geral, o tempo frio sempre faz com que as pessoas queiram se manter aquecidas. Dessa forma, elas consomem produtos que dispõem de uma venda muito compreensiva nessa época do ano. Entre eles está o mel, para composição de certas refeições e para oferecer outras vantagens ao corpo.

Por exemplo, ele pode melhorar a saúde gastrointestinal, os níveis de colesterol e combater os sintomas de resfriados. Aliado a isso, estão os chás. Assim, é interessante orientar sua clientela sobre os benefícios dos itens disponíveis. Por exemplo, o chá de camomila, além de combater gripes e resfriados, melhora o sono e ajuda a controlar a ansiedade.

Ainda nessa proposta de prevenção de doenças respiratórias, há também o spray de própolis ou medicamentos fitoterápicos derivados de vegetais e plantas medicinais. No entanto, é necessário alertar a necessidade da prescrição de um profissional. Afinal, todos devem fazer bom uso e nunca optar pela automedicação.

Cuidados com o cabelo

Os fios de cabelo e o couro cabeludo podem sofrer com as temperaturas baixas. O cabelo fica ressecado com a água quente do chuveiro e, com isso, pode ocorrer mais queda. Fórmulas exclusivas, como o Keranat™, cuidam dos fios de dentro para fora.

Diferente de suplementos à base de vitaminas e minerais destinados para os cabelos, Keranat™ é composto por uma molécula presente no painço, a miliacina, microencapsulada em fitoceramidas, que atua exclusivamente no motor biológico dos cabelos, estimulando fatores de crescimento no bulbo e aumentando a proliferação celular do couro cabeludo.

Assim, aumenta o volume do cabelo, diminui a perda de fios e proporciona mais brilho e maciez às madeixas. Outro benefício é a prevenção da caspa e da seborreia, que podem surgir pelo tempo mais longo de secagem durante dias frios. Dessa maneira, é um produto que traz inúmeras vantagens para a saúde dos fios durante o inverno e que pode ter grande apelo entre os clientes da farmácia.

Cuidados com a pele e os lábios

Ir além dos hidratantes para pele e lábios pode ser uma novidade interessante para o seu cliente. Procure trabalhar com composições que unam beleza e cuidado, ou seja, apostar na farmácia estética. Incorpore a vitamina C nas fórmulas. Outros itens podem ser adicionais, tais como antioxidantes, que previnem os sinais do envelhecimento. Assim como a vitamina E, que é um poderoso hidratante para a derme.

Para evitar os lábios ressecados, também é possível investir em fórmulas exclusivas que protegem do frio e deixam os lábios hidratados. Um exemplo é o Hymagic™-4D, que aprofundaremos um pouco mais no próximo tópico. Ele traz uma combinação de 4 tipos de ácidos hialurônicos, capazes de atuar nas diferentes camadas da pele. Uma fórmula labial com o ativo proporciona uma hidratação tridimensional, para lábios macios e protegidos, 24 horas. Assim, evita a descamação e previne a formação de linhas de expressão na região.

Hymagic™-4D

O Hymagic™-4D é um nutracêutico que tem a combinação de 4 tipos de ácido hialurônico. São eles:

  • elastômero de ácido hialurônico, que tem atuação na epiderme e no estrato córneo. Assim, mantém a água na superfície da pele;
  • o famoso ácido hialurônico padrão, conhecido e comercializado por todo o Brasil;
  • ácido hialurônico acetinado, que adere firmemente ao estrato córneo e proporciona forte hidratação;
  • e o ácido hialurônico hidrolisado, que penetra rapidamente na pele e restaura suas propriedades profundas.

Assim, ele é usado tanto no tratamento quanto na prevenção de problemas da pele. Quando aplicado, age com precisão em diferentes camadas desse órgão do corpo, tanto na superfície quanto no estrato córneo, epiderme e derme. Portanto, atua instantaneamente promovendo um tratamento de dentro para fora.

Seus benefícios principais são:

  • redução de água transepidermal;
  • reparação do estrato córneo prejudicado;
  • hidratação ao longo de 24 horas.

Por fim, o Hymagic™-4D pode promover uma pele mais radiante, firme e com menos sinais do envelhecimento, especialmente em períodos frios.

VERISOL®

Por fim, temos outro nutracêutico a ser implementado e oferecido em seu estabelecimento. O VERISOL® é o único colágeno hidrolisado específico para a pele com comprovação científica de resultados. Os peptídeos bioativos de colágeno exclusivos de VERISOL® são extraídos a partir de uma hidrólise específica e controlada, patenteado pela fabricante.

Esse produto pode suavizar sinais do tempo. Assim, melhora a elasticidade cutânea, diminui rugas e aumenta a produção de colágeno. Esses resultados são obtidos após 4 semanas de uso contínuo.

Finalmente, saber o que vender no inverno fará toda a diferença em seu faturamento. Algumas pessoas acabam por perder a oportunidade de aproveitar esse aumento em vendas. Portanto, não deixe que isso ocorra em seu negócio. Planeje o seu estoque.

E para ajudar ainda mais com suas vendas e prestação de serviços, conheça a área de atuação em farmácia estética.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.