o que emagrece mais dieta ou exercício

O que emagrece mais dieta ou exercício? Conheça a relação 80/20

Perder um dia de exercícios, para muita gente é um grande pesar. Bate “aquele” peso na consciência e, se as faltas forem frequentes, somam-se aos fatores que ajudam a desistir da dieta. No entanto, para responder à pergunta sobre o que emagrece mais: dieta ou exercício, os especialistas apostam na alimentação. E, como você verá, entender essa afirmação é simples.

Controlar a quantidade de calorias ingeridas diariamente, exige um esforço menor do que manter exercícios regulares. É isso que afirmam os estudiosos da área, dando o exemplo que, cortar 500 calorias não faz uma pessoa passar fome. Entretanto, perder 500 calorias em exercícios, exige atividades físicas intensas.

Mas, os estudos também chegam à outra conclusão: o ideal é unir ambos os fatores. Como explicaremos melhor, os benefícios de incluir os exercícios na sua rotina são inúmeros. Principalmente, ajudam a diminuir os números na balança de forma mais rápida e contribuem para a manutenção da saúde.Continue a leitura para entender melhor!

APOSTE NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Caso você queria iniciar uma mudança progressiva, as suas refeições devem ser adaptadas. Afinal, a qualidade dos alimentos que consumimos mudou muitos nos últimos anos, com a chegada dos industrializados. Segundo pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, esses alimentos levam mais à obesidade do que a falta de exercícios. E, como sabemos, a obesidade no Brasil aumenta exponencialmente.

Isso é reflexo do excesso de açúcar e carboidratos presentes nos alimentos. Dessa maneira, mesmo que três bolachas sejam uma quantidade pequena, elas carregam muitas calorias. O que exigiria mais esforço físico para queimá-las, enquanto cortar essas três bolachas é um caminho mais fácil. Por isso dizemos que a alimentação é responsável em 80% pela perda de peso, enquanto os exercícios, 20%.

MAS POR QUE UNIR AMBAS PRÁTICAS É MELHOR?

Se o seu objetivo é apenas perder peso, ter uma alimentação mais saudável e balanceada é o caminho. Entretanto, o que emagrece mais dieta ou exercício? Esses fatores não podem ser dissociados. Aliar as duas práticas promove o emagrecimento saudável, e isso significa perder gordura corporal. 

E as vantagens não terminam aí. Ao praticar exercícios, o metabolismo acelera e a queima de calorias é maior, mesmo com o corpo em repouso. Sem falar que melhoram os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e pressão arterial. Já no aspecto visual, diversas regiões do corpo ficam mais firmes e tonificadas. 

Sendo assim, ao optar por uma reeducação alimentar e a prática de atividade física, não é preciso exagerar em nenhum dos dois. Ou seja, gerenciar o peso sem partir para mudanças bruscas é mais fácil. 

CONHEÇA E RESPEITE SEU CORPO

Por últimos, uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, revelou um fato interessante: seguir a intuição sobre o que poderá funcionar melhor para si próprio, pode ser uma ótima estratégia. Ou seja, quem acha que mudar os hábitos alimentares ou adotar uma rotina física é o melhor, poderá obter resultados mais favoráveis. Para isso, é preciso conhecer bem o próprio corpo e os próprios limites.

Com todas os dados acima, é provável que você já saiba o que emagrece mais, dieta ou exercício. É claro que uma alimentação equilibrada tem maior peso, mas se ela for acompanhada de exercícios, a perda de peso é acelerada. Mas lembre-se de marcar uma consulta com um profissional da saúde antes de iniciar uma dieta ou a pratica de atividades físicas. O acompanhamento médico é essencial.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Referências: Boa Forma e Uol

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.