Você sabe o que é saúde mental? Descubra porque ela importa

o que é saúde mental

Você sabe o que é saúde mental e por que ela influencia na qualidade de vida? Dizer que uma pessoa é saudável, significa que o corpo e mente estão em perfeito equilíbrio.

Entretanto, muitas pessoas acabam se preocupando apenas com o corpo, sem se atentar aos cuidados com a saúde mental. Isso acontece, por vezes, porque não paramos para refletir o que significa esse cuidado e sua importância.

Então, que saber como manter a saúde da mente em dia? Continue a leitura!

O que é saúde mental?

Saúde mental refere-se ao bem-estar emocional e psicológico. É quando somos capazes de usar nossas habilidades para sermos produtivos, recuperando-nos do estresse do dia a dia e quando conseguimos manter as relações interpessoais sem maiores conflitos.

Além disso, a saúde mental afeta a maneira como nos sentimos, agimos e pensamos. Isso porque a mente armazena emoções e pensamentos, bem como direciona nossos comportamentos. Portanto, ela realiza ações com sentimentos e ideias, que são influenciados pelo estado psicológico.

Por que a saúde mental importa?

Ao entender o que é saúde mental, é importante salientar que ela influencia na forma como enxergamos o mundo à nossa volta. Assim sendo, uma mente saudável é capaz de elaborar estratégias positivas, encontrar o equilíbrio ao encarar exigências externas e a administrar emoções.

Nos dias atuais, cada vez mais pessoas passam por situações de grande estresse e isso compromete a saúde da mente. Preservá-la vai além de ter ou não problemas psicológicos. Isso porque são as emoções que influenciam na qualidade de nossas atitudes.

Portanto, estão diretamente ligadas ao modo como nos relacionamos com os outros. Sendo assim, manter a mente saudável contribui em diferentes aspectos, como:

  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Controlar impulsos;
  • Boa qualidade de vida;
  • Tolerância ao passar por frustrações;
  • Facilidade na tomada de decisões;
  • Capacidade de solucionar conflitos;
  • Maior autoconhecimento;
  • Equilíbrio e paz nas rotinas diárias;
  • Tranquilidade frente a mudanças e desafios;

Entretanto, não cuidar da saúde mental pode acarretar em problemas. Veja alguns!

  • Ansiedade;
  • Demência;
  • Depressão;
  • Atraso mental;
  • Dependência do álcool e outros tipos de drogas;
  • Estresse continuado;
  • Esquizofrenia.

Em suma, é importante cuidar do bem-estar mental para evitar problemas e manter a qualidade de vida.

Quais medidas adotar para manter a saúde mental?

Saber o que é saúde mental influencia no autocuidado. E são muitas as medidas que podem fazer diferença nesse aspecto. Confira:

1. Atente-se ao autoconhecimento

Saiba identificar suas forças e fraquezas para entender o que sente, deseja e para identificar a fonte de suas angustias. Além disso, lembre-se de que o autoconhecimento é um dos pilares mais importantes para manter a saúde mental. Portanto, pratique a autoanálise, observando suas emoções, atitudes e pensamentos.

2. Tenha consciência da sua inteligência emocional

Analise como é sua resposta a uma emoção. Pergunte-se como você reage ao ficar irritado, o que faz quando se sente triste e entenda suas reações. Então, ao fazer uma análise de seus comportamentos, você conseguirá encontrar soluções para controlar seus sentimentos. Assim, corrigirá atitudes inadequadas e administrará melhor suas emoções.

3. Permita-se relaxar

Se a sua rotina é agitada, você precisa encontrar maneiras de relaxar. Então, separe algumas horas por semana para praticar alguma atividade que gosta. Além disso, é fundamental encontrar meios para prover sua tranquilidade e paz. Entre as opções: caminhar, meditar e fazer exercícios físicos, ajudam nesse intuito. Além disso, é importante ter um tempo só para você. 

E como forma de combater o estresse, nós indicamos Zembrin® , como uma solução natural altamente eficaz.Trata-se de um ativo botânico inovador, que combate o estresse e a ansiedade. Portanto, é uma indicação para restaurar a qualidade de vida, contribuindo com a saúde mental. Clique aqui para consultar as farmácias que vendem nossos produtos exclusivos.

Então, gostou de saber mais sobre o que é saúde mental e como ela é importante? Assine a nossa newsletter e não perca outros conteúdo úteis para sua saúde e bem-estar!

Referências: ADEB, Pense SUS, Valorize a Vida e Code Like A Girl.

Comentários no Facebook

topo