Afinal, o que é home care e como atuar nesse mercado?

o que é home care

Home care é uma modalidade praticada há muito tempo nos Estados Unidos. Apesar de muitas pessoas ainda não saberem o que é essa facilidade, é uma modalidade que tem crescido também no Brasil.

A prática evoca os tempos históricos, em que o médico ia até o paciente. Ou seja, home care é todo o atendimento médico prestado a um paciente por um profissional da saúde, seja um tratamento temporário ou contínuo. Dessa forma, ele transfere o cuidado do consultório para a casa do paciente, sem perder a qualidade e conhecimento médico.

A diferença do tratamento familiar para os enfermeiros particulares, é o fato de que o home care é um serviço mais amplo. Portanto, atende uma gama maior de necessidades, isto é, abrangendo profissionais de especialidades diferentes.

O que é home care e seus benefícios para médicos e pacientes

Para entender o que é home care: ele acontece quando o paciente está impossibilitado de receber o tratamento na clínica, isto é, o médico ou terapeuta vai até o paciente.

Essa prática traz benefícios para o paciente como maior conforto e maior qualidade de vida por evitar ambientes médicos estressantes. Além disso, traz resultados mais rápidos e eficientes.

O tratamento acaba sendo personalizado para atender cada paciente, de acordo com suas necessidades, tornando a recuperação mais confortável e prática. Além disso, permite que os familiares participem do tratamento, oferecendo suporte e fazendo com que essa situação seja mais agradável.

Para o profissional de saúde, o home care também oferece benefícios, como: maior liberdade para organizar a agenda, maior autonomia durante o serviço, além de ter como objetivo maior o bem-estar do paciente.

Com a população crescente de idosos com patologias e dificuldades de locomoção ou com mobilidade impossibilitada, o home care tem ganhado cada vez mais espaço por promover um serviço de qualidade, especializado e humanizado. A modalidade também conquistou clientes pelo fato de reduzir o custo com locomoção de pacientes e serviços de acompanhamento.

Como realizar o serviço de home care com qualidade?

Agora que você já sabe o que é home care, veja aqui como realizar o serviço com qualidade!

1. Esteja qualificado

Para prestar esse serviço, é preciso ser um profissional da saúde, como técnico em enfermagem, enfermeiro, nutricionista, médico, fonoaudiólogo, terapeuta funcional ou fisioterapeuta.

Existem cursos técnicos especializados em tratamento domiciliar que pode trazer ainda mais qualidade e conhecimento aos seus serviços. Também existem cursos de, primeiros socorros e cuidador de idosos. Outros ainda são de especializações como enfermagem para home care, atenção domiciliar e nutrição clínica.

2. Formule o custo justo do serviço

Baseie o preço da sua hora prestada de serviço levando em consideração despesas de locomoção, alimentação, pagamento de taxas e impostos. Além disso, a comissão de trabalho da agência, caso trabalhe para terceiros. A quantidade de horas que irá trabalhar e o período do dia em que poderá atender também conta na precificação.

3. Invista nos melhores equipamentos

Os equipamentos utilizados nesse serviço devem possuir, além de qualidade, praticidade e eficiência. Eles também precisam fazer a diferença no tratamento do paciente.

4. Mantenha-se atualizado

Atualize-se sempre para trazer os melhores tratamentos para seus pacientes, assim como mais conforto e eficiência durante o atendimento.

Então, sabendo o que é home care e os benefícios, que tal investir nesse mercado promissor?

Caso já tenha alguma dúvida, deixe seu comentário!

Referências: Escola da Paz, Miotec e Conexão Home Care.

Comentários no Facebook

topo