Descubra o papel da elastina na firmeza e jovialidade da sua pele

o que é a elastina

O corpo humano é uma máquina incrível e cheia de processos. Em constante funcionando, ela se mantém com nutrientes, vitaminas, minerais e demais substâncias. As proteínas não ficam de fora. Elas são parte constituintes de diversas partes do nosso corpo, entre elas, a elastina. Nem todo mundo a conhece ou sabe o que é elastina. Para quem busca uma pele saudável, este tema é essencial.

Então, confira abaixo as respostas para as principais dúvidas e veja como se beneficiar dessa proteína!

AFINAL, O QUE É ELASTINA?

Ao lado do colágeno, uma das principais proteínas que fazem parte do organismo, a elastina é uma proteínas estrutural das fibras elásticas. Apesar de não estar de forma tão abundante quanto o colágeno, a elastina consiste em fibras mais finas e são responsáveis por dar elasticidade aos tecidos. 

Ou seja, assim como é chamada, a proteína permite que os órgãos possam se esticar e voltar à forma natural. Dessa maneira, as fibras têm resistência à tração. Uma boa maneira de enxergar isso é imaginar que suas propriedades sejam similares à borracha, com capacidade de de ser esticada várias vezes e voltar à dimensão original.

PARA QUE SERVE A ELASTINA?

Junto ao colágeno, a elastina cumpre um papel essencial ao corpo humano. Podemos até dizer: o que é elastina sem o colágeno? Sua falta traz inúmeros prejuízos e por isso, é importante saber que um dos principais sinais dessa falta é o aparecimento de rugas e a flacidez.

No entanto, quando seus níveis estão em boa quantidade, mantém a pele jovem, firme, elástica e dá sustentação. A elastina pode ser encontrada nas paredes de artérias, pulmões, ligamentos, intestinos e em pequena quantidade na pele. Sendo assim, é uma forma de permitir a movimentação do corpo e combater os sinais do envelhecimento da pele.

ONDE ENCONTRAR?

Ao contrário do colágeno, a elastina é bem menos comum de se encontrar em formato industrializado. Afinal, sabemos o quanto o colágeno é uma das substâncias mais populares quando o tema é skincare ou cuidados em geral. 

Sabemos que o corpo diminui sua produção ainda quando jovem, mas ela pode ser obtida por meio da alimentação. Assim como as outras substâncias essenciais para o corpo, os alimentos são a principal fonte de energia e fornecimento de substâncias que constituem nosso corpo.

Uma forma de “preservar” a elastina é incluir no cardápio sem falta, o ômega 3, vitamina C, antioxidantes, ovos, frutas cítricas e polifenóis. Esta última pode ser encontrada em boa quantidade nas sementes das uvas. Outros alimentos que também possuem a elastina são os óleos vegetais e gérmen de trigo.

BENEFÍCIOS

Agora que você conhece melhor o que é elastina, é momento de conhecer alguma das infinidades de benefícios para a pele e órgãos. Confira!

  • Tonificação;
  • Resistência;
  • Elasticidade;
  • Jovialidade;
  • Evita as rugas e a flacidez;
  • Firmeza.

Diante dos diversos benefícios que a elastina fornece, compreender suas vantagens nos ajuda a combater os sinais do envelhecimento. Ao mesmo tempo, é capaz de fornecer sustentação para a pele. 

Gostaria de receber dicas como esta? Assine nossa newsletter e fique atualizado!

Referências: Cuidados pela Vida e InfoEscola

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo