Por que investir em novas tecnologias para o consultório?

Combinar tecnologia e saúde nos consultórios têm sido uma estratégia mais frequente. A influência das novas tecnologias no nosso dia a dia, despertou para seu uso também no espaço de trabalho. Portanto, na saúde, não seria diferente. Mas as novas tecnologias vão além dos conhecidos equipamentos médicos.

A medicina é uma das profissionais que melhor pode aproveitar as novas tecnologias. Desde a comunicação com o paciente, a infraestrutura hospitalar, o diagnóstico, tratamento e feedback.

O segredo para escolher qual ferramenta é a melhor para a instituição médica, está em quais processos da jornada do paciente precisam de inovação. Isso significa estar atento a um conceito básico: a tecnologia deve otimizar processos e não simplesmente fazer parte porque é moderno. Veja como adotar a tecnologia no seu consultório!

AS VANTAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Facilitar o relacionamento com pacientes e funcionários da saúde aparece como uma das principais transformações tecnológicas. Um bom exemplo do lado dos pacientes foi uma pesquisa feita pela empresa Salesforce, em que 62% disseram que aceitariam um atendimento virtual. Para funcionários, são os softwares de gestão que mais aparecem em alta.

Sendo assim, esses dois exemplos já demonstram vantagens como agilizar o atendimento médico, cortar custos e otimizar o tempo. Da mesma maneira, a clínica médica também ganha em administração ao usar sistemas de gestão online. Eles economizam recursos, permitem o acesso remoto a dados, atualizam informações e qualquer alteração pode ser verificada.

RESULTADOS DA INOVAÇÃO

Dessa maneira, a clínica médica também atrai mais clientes ao se mostrar mais presente no universo online. Isso devido ao crescimento de uma prática: a busca por mais informações sobre o profissional da saúde antes de marcar uma consulta. E essa peneiração sempre está aliada a quem oferece os melhores serviços e maior comodidade.

Entretanto, as novas tecnologias também devem resguardar o paciente. Ter uma equipe bem treinada com as novas ferramentas, irá permitir que os dados dos clientes estejam seguros. Se a tecnologia permite avanços, a segurança deve estar um passo a frente para evitar danos para instituição e/ou pacientes.

Compreender a experiência do paciente é fundamental para escolher onde adotar novas tecnologias. Se elas conseguem atingir seus objetivos, o paciente sairá da clínica satisfeito com todos seus serviços. Então, você terá a garantia de um paciente fidelizado.

TIPOS DE TECNOLOGIA

O mercado está repleto de opções de novas tecnologias para a saúde. Reunimos algumas ferramentas interessantes que você pode usar na sua clínica ou consultório:

  • Agenda Online: Imagine ter nas mãos uma lista atualizada das suas consultas do próximo dia? Além de permitir maior organização para o médico, também permite que secretárias façam alterações a qualquer momento e agiliza o agendamento.
  • Prontuário eletrônico: esta novidade reúne todas as informações do paciente em um só lugar. Assim, é mais fácil acessar o histórico do paciente, tratamentos efetuados e observações importantes. E fica mais difícil fazer alterações nos dados.
  • Comunicação: podemos neste tópico incluir aplicativos de mensagem populares e canais de comunicação como redes sociais e e-mail. Ambos procuram estar mais próximo do paciente e facilitar o contato.
  • Diagnóstico: esta tecnologia exige investimento. É questão de aprimorar equipamentos para a identificação mais rápida de quadros clínicos. Dessa forma, o médico pode tomar melhor as decisões sobre o tratamento.
  • Feedback: implementar pesquisas online de satisfação pode ser a melhor estratégia. Isso porque permite que pacientes se expressem com maior liberdade no online, agrupa dados e permite a criação de relatórios.

Essas foram algumas dicas que uma clínica pode colocar em prática. Conhecer melhor cada possibilidade pode trazer resultados em curtos prazos, como a maior atração de clientes e fidelização de pacientes. Quer saber mais? Confira nossos conteúdos relacionados!

Referências: Blog Gongo, Techtudo

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.