Como melhorar a ambientação da clínica

Uma clínica ou consultório que investe na ambientação de seu espaço, reflete uma preocupação com a imagem dos profissionais que ali atendem e com a satisfação dos pacientes. 

Um ponto muito especial na sua ambientação é a iluminação. Embora a iluminação indireta seja uma tendência, utilize-a somente na sala de espera e dentro do consultório. Já na recepção, mantenha uma iluminação que facilite a visualização do paciente com sua equipe, a checagem de documentos e outras leituras. 

Nesta área, inclusive, você optar por uma cúpula de tecido ou mesmo de papel, com cores pastéis, bem neutras. Investir um modelo moderno vai ajudar a evitar aquela cara de ambiente hospitalar, mesmo que utilize a mesma paleta de cores na decoração. 

Há ainda a opção de considerar a iluminação natural do ambiente, o que é uma opção que transmite bastante aconchego e, de quebra, mantém a sustentabilidade da clínica. De qualquer forma, lembre-se de não exagerar na intensidade para não causar desconforto, ok?

A importância da ambientação no bem-estar de seus pacientes 

Além de reforçar positivamente a imagem de quem atende na clínica, o projeto de ambientação tem influência direta no estado emocional dos pacientes que frequentam seu espaço. Nunca se esqueça de que os clientes da clínica são pessoas preocupadas com sua saúde! 

Organização, limpeza e segurança 

São valores que devem ser transmitidos em todos os detalhes. Por isso, deve haver uma conexão entre o layout do espaço e as escolhas de decoração e cores. Também é muito importante que sua equipe esteja treinada para atender da melhor forma possível; todos esses elementos agem em conjunto no processo de fidelização dos pacientes. 

Dicas de decoração para o seu espaço 

Há muitos blogs e revistas de decoração que podem te ajudar na ambientação de seu espaço. Por exemplo, o uso de papel de parede tem crescido muito, pois é uma forma de renovar totalmente o ambiente, podendo ser utilizado em qualquer lugar, como na sala de espera, na recepção, até mesmo nos toaletes e nos consultórios. 

Equipar sua clínica com móveis planejados também confere um ar mais moderno. E antes de investir em quadros, vasos ou luminárias, defina uma paleta de cores para não abusar nos contrastes. Inclusive, a utilização de madeira, tanto na fachada quanto internamente, é uma excelente opção

De qualquer forma, deixar seu projeto de ambientação a cargo de profissionais de design de interiores que tenham especialidade em clínicas e consultórios é sempre a melhor opção. É uma forma de garantir que os objetivos tanto de satisfação dos pacientes quanto de adequação às normas de segurança e vigilância sanitária sejam atendidos. 

Gostou desse post? Inscreva-se em nosso blog e receba mais dicas para o seu consultório! 

Fonte: Dabus / Enfermagem Estética / iClinic

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo