Como fazer Marketing de Diferenciação e ter sempre clientes buscando seu negócio?

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O nível de competitividade no mercado atual exige que os empreendimentos apresentem-se de forma diferenciada a seus potenciais clientes. Nesse contexto, nasce uma categoria de marketing conhecida como Marketing de Diferenciação.

Para aplicar essa técnica, o principal objetivo é encontrar os elementos de seu negócio, ou de seus produtos, que se destaquem frente à concorrência. Em seguida, é necessário encontrar a melhor comunicação possível para fazer com que suas ofertas cheguem ao mercado causando o impacto desejado.

Agora, quais são as estratégias do Marketing de Diferenciação que podem ajudar na conquista de clientes? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Segmentação, Qualidade do Produto e Posicionamento de Mercado

O primeiro ponto que você precisa ter em mente é: não há uma fórmula mágica para cada tipo de negócio. Inclusive, o mercado exige que sua empresa esteja disposta a correr riscos com o intuito de alavancar as vendas. Porém, para se destacar no mercado e minimizar os riscos, aposte em uma etapa de planejamento consistente.

A primeira estratégia que vamos abordar é a da segmentação. Para as farmácias de manipulação, inclusive, faz muito sentido. Veja só, é importante que a farmácia consiga dividir o público em grupos menores de pessoas com características em comum. Por exemplo, se um nutracêutico emagrecedor possui outros benefícios evidentes para o organismo, por que não explorá-los com diferentes campanhas de marketing?

Depois de encontrar seus públicos, você ainda pode mapeá-los numa planilha e relacionar, por exemplo, quais são os mais visados pela concorrência e aqueles que com o potencial de serem mais rentáveis para o seu negócio.

Inovação é uma excelente estratégia

Quando falamos de Qualidade do Produto e Posicionamento de Mercado, ambos podem se basear em Inovação. Em geral, esse termo traz à mente das pessoas a ideia de algo revolucionário, mas na prática não é bem assim. Na maioria das vezes, incluir um benefício ou outro em um produto já pode ser o que falta para diferenciá-lo no mercado. E isso é o cenário perfeito para o Marketing de Diferenciação.

Ainda quando falamos de Posicionamento de Mercado, considere uma boa comunicação visual e bom um planejamento de mídia que de fato atinja seu público-alvo como peças-chave. Kotler, considerado um grande guru do Marketing, diz que para alcançar uma posição privilegiada de escolha pelo consumidor, a empresa precisa saber projetar seu produto e sua imagem.

Por isso, garantir qualidade, entregar soluções inovadoras e adequar a linguagem e a identidade visual para dialogar com seus públicos, são uma combinação excelente de estratégias de Marketing de Diferenciação.

Preço baixo também é Marketing de Diferenciação

Muitas empresas adotam a estratégia de diminuir a margem de lucro em um determinado produto, ou mesmo em todos os produtos, por um período de tempo. O objetivo é aumentar o fluxo de pessoas no estabelecimento e sim, pode apresentar excelentes resultados no curto prazo.

Mas, observe que não é saudável financeiramente manter essa estratégia por muito tempo. Então, caso seja sua escolha, aposte em programas de fidelização, clubes de descontos exclusivo para clientes cadastrados e também na excelência do atendimento.

Assim, quando algum concorrente optar por essa estratégia de Marketing de Diferenciação, o risco de afetar o seu negócio será mínimo, pois seus clientes estarão fidelizados.

E então, está esperando o quê? Quanto antes iniciar o seu planejamento e mapear os pontos fortes, tanto da imagem de seu negócio quanto de seus produtos, mais rápido o resultado virá. Pense em manter um calendário de ofertas exclusivas de acordo com datas comemorativas, descontos progressivos ou em mix de produtos. Lembre-se que o principal objetivo do Marketing de Diferenciação é destacar o que você tem de melhor!

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Referências: RD, Núcleo Expert

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