Afinal, por que investir em Hormônios Bioidênticos na minha farmácia?

Hormônios bioidênticos são substâncias com estrutura molecular idêntica aos que são produzidos pelo organismo humano. Eles podem ser de origem sintética ou natural, e o que define se são bioidênticos ou não é se são quimicamente iguais aos produzidos pelas glândulas endócrinas do corpo.

Os hormônios são como mensageiros do organismo: eles operam como sinalizadores químicos que viajam pela corrente sanguínea e exercem funções variadas, como estimular o crescimento, controlar os níveis de açúcar no corpo e ativar a produção de leite nas glândulas mamárias, por exemplo.

Neste artigo vamos apresentar algumas razões pelas quais vale a pena investir em hormônios bioidênticos em uma farmácia de manipulação. Confira!

Hormônios bioidênticos estão em alta

Por muitos anos os hormônios sintéticos com composição similar aos do corpo humano eram a preferência de médicos na chamada Terapia de Reposição Hormonal (TRH), um tratamento que visa minimizar os sintomas negativos da menopausa causados pela baixa produção de hormônios.

No entanto, como esses produtos nem sempre têm uma composição molecular idêntica aos naturais, eram ineficazes em substituir as funções dos hormônios que deixaram de ser produzidos e causavam efeitos colaterais significativos.

Por essa razão, nos últimos anos, cada vez mais endocrinologistas prescrevem como tratamento a modulação hormonal ou Terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica (TMHB), que utiliza apenas hormônios bioidênticos e nutrientes como antioxidantes e aminoácidos.

O aumento da incidência desse tipo de tratamento fez com que a demanda por hormônios bioidênticos se tornasse maior, e a tendência é que cada vez mais pacientes precisem desse tipo de produto.

Têm os efeitos colaterais reduzidos

Como os hormônios bioidênticos têm uma composição molecular idêntica aos que são produzidos pelo corpo humano, os efeitos colaterais pela sua utilização são bem mais suaves e têm uma chance de ocorrência muito reduzida.

No tratamento tradicional com hormônios sintéticos ou naturais, problemas de saúde como acidentes vasculares e infarto agudo do miocárdio podem ser precipitados. Por outro lado, se prescritos na dosagem certa, os hormônios bioidênticos apenas equilibram a produção hormonal do corpo e reduzem as chances de ocorrência desses problemas.

Como têm efeitos colaterais reduzidos, os hormônios bioidênticos favorecem a saúde dos pacientes e os resultados efetivos dos tratamentos de modulação hormonal.

Podem ser manipulados com segurança

Considerando que farmácia de manipulação conta com profissionais capacitados, equipamentos adequados e um bom fornecedor de hormônios bioidênticos, essas substâncias podem ser manipuladas com segurança e alta confiabilidade.

Isso significa que é possível evitar contaminações e atingir precisão nas dosagens, atendendo aos detalhes exigidos pelos endocrinologistas que prescrevem o tratamento de modulação hormonal.

São prescritos visando o equilíbrio hormonal personalizado

Apesar de existirem versões comerciais de hormônios bioidênticos disponíveis no mercado, é mais provável que os médicos prescrevam dosagens personalizadas desse tipo de produto, já que o objetivo é atingir o equilíbrio hormonal e existem variações significativas entre os organismos dos pacientes.

Portanto, é bem provável que em vez de recorrer a uma dosagem padrão, o endocrinologista queira verificar os exames do paciente para entender quais hormônios precisam ser repostos e em qual quantidade.

Por essa razão, as farmácias magistrais exercem um papel muito importante fornecendo hormônios bioidênticos manipulados de acordo com as necessidades exatas do paciente.

E agora que você já sabe por que vale a pena investir em hormônios bioidênticos em uma farmácia de manipulação, que tal conhecer as opções disponíveis no mercado magistral?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.