Instagram para médicos e clínicas: 6 dicas para ter sucesso

instagram para médicos

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros e o ramo da saúde não fica de fora desse fenômeno. Clínicas, redes públicas ou privadas de assistências médica ou o próprio profissional de saúde, todos podem atuar na rede social e fornecer informações para seu público. E, se for o caso, também atrair clientes. Nesse sentido, o Instagram para médicos, por exemplo, já é um sucesso notável.

Empresas de vários segmentos também estão apostando em estratégias de marketing diretamente direcionadas para essa rede social. Além de atrair clientes, o Instagram também é uma forma de se relacionar com o cliente. Assim como o WhatsApp para médicos.

No entanto, não podemos esquecer que se trata de uma rede social e, como tal, deve ser uma cartão de visitas para seu potenciais clientes. Assim como, espaço com o qual seu fiel consumidor pode manter um vínculo, conhecer novidades e ser informado pelo profissional.

Mas como pode ser possível aproveitar o Instagra para médicos? Existe alguma regulação? Continue a leitura e anote dicas de sucesso!

Instagram para médicos pode ser um sucesso para sua clínica

O Brasil é o terceiro país no ranking de uso diário da internet, levando em conta que os brasileiros gastam em média 3h por dia nas redes sociais. Só no Instagram, são cerca de 57 milhões de usuários ativos.

Embora ainda perca para o Facebook em número de usuários, essa rede social tem destaque, em se tratando de engajamento e interação. Afinal, o desenho do Instagram é voltado para que o usuário se mantenha na plataforma, “pulando” de conteúdo para conteúdo. Aliás, sabemos que a ferramenta vem trazendo inovações nos últimos tempos. Exemplos são a adição dos Stories, possibilidades de enviar mensagens, e mais recentemente, há testes para a postagem de artigos. Ou seja, promissor, não?

Ter presença no Instagram e gerar um conteúdo relevante pode trazer mais seguidores para sua clínica, imprimindo a sua marca na cabeça dos usuários, que poderão ser convertidos em novos pacientes. Mas como ter um Instagram para médicos de sucesso? Antes de conhecer as dicas, é essencial entender a regulação definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Confira!

Quais são as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM)?

Apesar de ter começado como uma rede social para compartilhamento de fotos e imagens, o Instagram se popularizou e foi além disso. Dessa maneira, a rede também se estabeleceu como um espaço virtual de divulgação de serviços e produtos. Mas os médicos precisam estar atentos sobre algumas regras as quais eles estão sujeitos.

Segundo o CFM, as regras abaixo consistem em conteúdos ligados à publicidade e exposição, de todas as maneiras possíveis. Dessa forma, o Instagram para médicos precisa tomar cuidado com os seguintes pontos:

  • não expor pacientes, mesmo com a autorização dos mesmos, para divulgação de técnicas, resultados ou métodos de tratamentos;
  • não postar sobre novos equipamentos com intuito de dizer que sua clínica tem mais capacidade técnica de oferecer algum serviço;
  • oferecer outro tipo de consulta, ao invés da consulta tradicional, como forma atendimento;
  • fazer anúncios de técnicas exclusivas;
  • informar pela rede os valores de consultas, tratamentos ou procedimentos.

Esses são alguns dos pontos que o médico precisa ficar atento! Possíveis irregularidades nos posts do Instagram podem ter consequências para o profissional, assim como fazer com que ele perca credibilidade. Não só como profissional, mas também nas redes sociais. Aliás, é preciso lembrar que nas redes, pequenos deslizes podem ganhar grandes proporções. Por isso, entre sempre no site do CFM para se atualizar sobre essas e outras regras que você deve seguir ao postar no Instagram.

Como ter um bom Instagram para médicos?

Algumas características dessa rede social devem ser levadas em consideração na hora de montar sua estratégia de marketing médico. Uma delas é o foco no apelo visual, como o Instagram é uma rede social baseada em imagens, tem um grande potencial na disseminação de conteúdo. Sendo assim, há um maior encantamento dos seguidores, quando um conteúdo criativo é divulgado.

Por se tratar de uma plataforma móvel, está a todo tempo nas mãos dos seguidores, já fazendo parte do cotidiano das pessoas. Dessa forma, a rede também possibilita um tom mais pessoal para se dirigir ao seguidor, dialogando diretamente com ele em busca de sua identificação. Ela também contém usuários de múltiplos interesses e faixas etárias, sendo altamente estratégica para vários segmentos da saúde.

Por ser uma rede social focada em imagens de estilo de vida, algumas especialidades têm um maior potencial de alcance, como a nutrologia, endocrinologia, dermatologia e cirurgia plástica. Mas isso não quer dizer que somente esses segmentos serão beneficiados com uma estratégia no Instagram.

Vale saber que o Conselho Federal de Medicina proíbe expressamente imagens de “antes e depois” de procedimentos, muito vinculadas a procedimentos estéticos.

Dicas para estruturar o Instagram para médicos  

Para montar o Instagram para médicos e conseguir mais pacientes para sua clínica, selecionamos dicas que vão te ajudar. Confira!

1. Migrar para o perfil profissional

Além de trazer mais credibilidade, traça um limite de exposição. Elabore uma boa biografia e capriche na foto do avatar.

2. Entender o seu público

Pesquise corretamente o público que atende e quer alcançar, definindo corretamente a persona para deixar a comunicação mais fácil e efetiva, além de tudo, pessoal e informal.

3. Conteúdo interessante

Foque em produzir conteúdos interessantes, relevantes e com uma linguagem informal, condizente com a persona. Dicas de saúde e bem estar, relacionadas a sua especialidade, assim como estatísticas e notícias interessantes, podem trazer mais engajamento e alcance para seu perfil.

4. Manter um ritmo de publicações

O feed do Instagram não é cronológico, ou seja, manter consistência nas publicações é fundamental para assegurar mais alcance e engajamento orgânico. Quanto mais publicações, melhor o perfil se posiciona no feed de seus seguidores.

5. Interagir com os seguidores

Quanto mais interações, melhor para o seu perfil. Responda os comentários e curta publicações para estimular o relacionamento com potenciais clientes.

6. Realizar lives

Com a quarentena, o profissional de saúde que tenha tempo e disposição (afinal, seus serviços são requisitados neste momento), pode realizar lives ou gravar vídeos para seus seguidores. O que se assemelha com o Youtube para médicos.

Para as lives no Instagram, convidar outros profissionais médicos para conversar ao vivo é uma boa opção, assim como anunciar temas que são interessantes. Por exemplo, como prevenir a ansiedade neste momento, como se prevenir, o que fazer se estiver com determinados sintomas e muito mais.

6. Deixar claro a região de atuação

Mencione sempre que puder, a sua região de atuação por meio da localização, da foto e hashtags, para atrair os clientes que estão a sua volta.

Seguindo essas dicas, você terá um Instagram para médicos de sucesso!

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Referências: iMedicina, iClinic, Rock Content e IMedicina

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