Instagram para médicos e clínicas: 6 dicas para ter sucesso

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros e o ramo da saúde não fica de fora desse fenômeno. O Instagram para médicos, por exemplo, já é um sucesso notável.

Empresas de vários segmentos também estão apostando em estratégias de marketing diretamente direcionadas para essa rede social. Elas têm como intuito, conseguir trazer mais clientes para seus negócios.

Mas como aproveitá-la em sua clínica? Anote dicas de sucesso!

Instagram para médicos pode ser um sucesso para sua clínica

O Brasil é o terceiro país no ranking de uso diário da internet, levando em conta que os brasileiros gastam em média 3h por dia nas redes sociais. Só no Instagram, são cerca de 57 milhões de usuários ativos.

Embora ainda perca para o Facebook em número de usuários, essa rede social tem destaque, em se tratando de engajamento e interação.

Ter presença no Instagram e gerar um conteúdo relevante pode trazer mais seguidores para sua clínica, imprimindo a sua marca na cabeça dos usuários, que poderão converter em novos pacientes. Mas como ter um Instagram para médicos de sucesso?

Como ter um bom Instagram para médicos?

Algumas características dessa rede social devem ser levadas em consideração na hora de montar sua estratégia. Uma delas é o foco no apelo visual, como o Instagram é uma rede social baseada em imagens, tem um grande potencial na disseminação de conteúdo. Isso facilita o encantamento dos seguidores, quando um conteúdo criativo é divulgado.

Por se tratar de uma plataforma móvel, está a todo tempo nas mãos dos seguidores, já fazendo parte do cotidiano das pessoas. A rede também possibilita um tom mais pessoal para se dirigir ao seguidor, dialogando diretamente com ele em busca de sua identificação. Ela também contém usuários de múltiplos interesses e faixas etárias, sendo altamente estratégica para vários segmentos da saúde.

Por ser uma rede social focada em imagens de estilo de vida, algumas especialidades têm um maior potencial de alcance, como a nutrologia, endocrinologia, dermatologia e cirurgia plástica. Mas isso não quer dizer que somente esses segmentos serão beneficiados com uma estratégia no Instagram.

Vale saber que o Conselho Federal de Medicina proíbe expressamente imagens de “antes e depois” de procedimentos, muito vinculadas a procedimentos estéticos.

Dicas para estruturar o Instagram para médicos  

Para montar o Instagram para médicos e conseguir o sucesso em sua clínica, selecionamos dicas que vão te ajudar. Confira!

1. Migrar para o perfil profissional

Além de trazer mais credibilidade, traça um limite de exposição. Elabore uma boa biografia e capriche na foto do avatar.

2. Entender o seu público

Pesquise corretamente o público que atende e quer alcançar, definindo corretamente a persona para deixar a comunicação mais fácil e efetiva, além de tudo, pessoal e informal.

3. conteúdo interessante

Foque em produzir conteúdo interessante, relevante e com uma linguagem informal, condizente com a persona. Dicas de saúde e bem-estar, relacionadas à sua especialidade, assim como estatísticas e notícias interessantes podem trazer mais engajamento e alcance para seu perfil.

4. Manter um ritmo de publicações

O feed do Instagram não é cronológico, ou seja, manter consistência nas publicações é fundamental para assegurar mais alcance e engajamento orgânico. Quanto mais publicações, melhor o perfil se posiciona no feed de seus seguidores.

5. Interagir com os seguidores

Quanto mais interações, melhor para o seu perfil. Responda os comentários e curta publicações para estimular o relacionamento com potenciais clientes.

6. Deixar claro a região de atuação

Mencione sempre que puder a sua região de atuação, por meio da localização, da foto e hashtags, para atrair os clientes que estão a sua volta.

Seguindo essas dicas, você terá um Instagram para médicos de sucesso!

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Referências: iMedicina, iClinic e Rock Content.

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