Inflamação crônica subclínica e os efeitos na saúde

inflamação crônica subclínica

Recentes pesquisas na área da saúde demonstram que doenças associadas ao envelhecimento não podem ser consideradas tão naturais assim. Trata-se de um processo conhecido como inflamação crônica subclínica, que consiste em uma inflamação silenciosa, precursora de diversas doenças.

Para entender essa questão, precisamos lembrar de que a inflamação é uma resposta benéfica do organismo à ação de agentes patogênicos. Ou seja, é a forma que o corpo encontra para restabelecer a normalidade do estado de saúde do indivíduo. No entanto, todos os dias estamos expostos a agressões que afetam a qualidade de vida e a própria longevidade. Dessa forma, a inflamação crônica subclínica se instala.

Neste artigo, você vai saber como a inflamação crônica subclínica age no corpo, quais fatores propiciam essa condição e como isso pode ser prejudicial para a saúde do indivíduo. Além disso, saberá como os ativos naturais podem ajudar os pacientes com esse quadro.

Continue a leitura!

Como surge a inflamação crônica subclínica?

Compreender os mecanismos desse tipo de inflamação é essencial para determinar formas de prevenção e tratamento. Estudos demonstraram que má alimentação, estresse, sobrepeso, sedentarismo, tabagismo, poluição e demais fatores são catalisadores desse processo.

Dessa maneira, a inflamação crônica subclínica se instala e causa alterações nos tecidos, órgãos e pode até afetar o DNA. Essa inflamação pode estar presente por muito tempo no organismo do indivíduo, atuando de forma silenciosa. Como consequência, há o diagnóstico de doenças como diabetes, câncer, obesidade, aterosclerose, hipertensão arterial e outras doenças neurodegenerativas. O que caracteriza também a síndrome metabólica.

Além disso, em 55% dos casos, esse tipo de inflamação ocasiona a morte súbita. Isso significa que a pessoa apresenta de forma repentina um problema de saúde fatal, como o infarto do miocárdio, por exemplo. Felizmente, hoje, é possível identificar certos padrões que evidenciam a ação da inflamação crônica subclínica.

Quais são as formas de prevenção?

Deter a síndrome metabólica e a inflamação subclínica começa pelo diagnóstico desses sinais silenciosos, característicos da inflamação. Posteriormente, segundo os profissionais da saúde, a principal maneira de combater o aparecimento dessas doenças é por meio da mudança de hábitos.

Principalmente na alimentação, um dos fatores responsáveis pela inflamação crônica subclínica. O motivo está na alta quantidade de açúcares e carboidratos presente nos alimentos atuais. Inegavelmente, a alimentação e a diabetes podem ser relacionados.

Outra mudança que traz benefícios é a prática de exercícios. A inclusão desse hábito na rotina diminui os riscos do aparecimento de doenças e melhora a disposição, o humor e a autoestima. Além disso, a prática mantém o indivíduo ativo e melhora o sistema imunológico.

Como os nutracêuticos podem ajudar?

A solução para o problema da inflação crônica passa, impreterivelmente, pelo controle do peso com atividades físicas e alimentação balanceada, bem como regulação dos níveis de stress diário. Entretanto, esse processo de melhoria é potencializado de forma vertiginosa com o uso de alguns nutracêuticos. Veja quais são eles!

OX-Berry®

O OX-Berry® é um nutracêutico excelente para o tratamento da inflamação crônica subclínica. Ele é feito à base de antocianinas, presentes em alguns frutos como o mirtilo silvestre e a groselha negra, cultivados na Nova Zelândia.

Além de contribuir para a redução da inflação crônica, as antocianinas são capazes de melhorar a circulação sanguínea. Isso faz com que oxigênio, nutrientes e hormônios sejam devidamente transportados por toda a corrente sanguínea, distribuindo esses elementos essenciais em todos os órgãos e células do corpo.

A antocianina também é capaz de auxiliar na redução da permeabilidade vascular, o que melhora o fluxo sanguíneo. Isso torna as veias e os vasos dos pacientes mais saudáveis, diminuindo o risco de rupturas ou enrijecimento.

A inclusão das antocianinas presentes nos frutos mencionados no OX-Berry® faz com que elas circulem naturalmente pelo corpo. Quando manipulado em cápsulas, como ocorre nesse nutracêutico que é padronizado com 30% desse elemento, sendo as principais:

  • cianidina3-glicosídeo (C3G);
  • delfinidina-3-glicosídeo (D3G);
  • cianidina-3-rutinosídeo (C3R).

O mecanismo de ação das antocianinas presentes no OX-Berry® é capaz de interferir no processo inflamatório, inibindo a proteína NF-Kβ e a proteína C-reativa. Contudo, diminuem a concentração plasmática das citocinas pró-inflamatórias, entre outros mediadores que contribuem para esse processo deteriorador do organismo.

OptiMSM®

Outra alternativa associada ao tratamento de controle/redução ou eliminação da inflamação crônica é o OptiMSM®. Basicamente, é um nutracêutico composto de metilsulfonilmetano (MSM), conhecido como enxofre orgânico, um elemento essencial para a saúde.

O OptiMSM® é um produto que tem a certificação Kosher Halal, que garante a inexistência de glúten, lactose e alérgenos. Além disso, ele não é derivado de moluscos e se trata de um produto totalmente vegano, apoiado por estudos toxicológicos. O ativo é o resultado de anos de pesquisa para que se chegasse a um produto completo e totalmente seguro para o consumo humano.

Ele é importante para a síntese do colágeno, em conjunto com a vitamina B1, vitamina C, biotina, silício e ácido pantotênico. Ele também tem uma ação muito importante na construção de cadeias de aminoácidos, além da sua propriedade anti-inflamatória que impacta diretamente na redução da inflamação crônica.

Além de contribuir para esse benefício específico, o OptiMSM® proporciona outras vantagens interessantes para o corpo, contribuindo para a saúde das articulações, aumentando a imunidade e promovendo um envelhecimento saudável.

A associação de nutracêuticos a uma dieta balanceada e exercícios físicos proporcionará aos pacientes uma maior efetividade no tratamento contra a inflamação crônica, tornando-o mais simples e rápido. Afinal, quando se trata de uma enfermidade capaz de gerar complicações sérias, como algumas doenças degenerativas, a rapidez e a efetividade no tratamento são palavras de ordem.

Portanto, se você deseja oferecer esses produtos aos seus pacientes, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo