6 indicações naturais para o paciente com colesterol alto

colesterol alto

Controlar o colesterol é um dos principais conselhos que ouvimos ao nos consultar com o médico. Portanto, é o check-up acompanhado de exames que diz ao paciente quais são os seus níveis de colesterol. E quando o resultado é colesterol alto, logo considera-se medicamentos tradicionais como solução. Mas mudar hábitos para opções naturais pode trazer mais benefícios.

A literatura médica explica que existem dois tipos de colesterol: HDL é o colesterol bom e o  LDL, considerado colesterol ruim. Uma pessoa saudável deve fazer um bom equilíbrio entre ambos. Vale lembrar que o colesterol faz parte do nosso organismo, sendo que 70% dele é produzido por nosso corpo.

Entretanto, é a alimentação uma importante fonte de colesterol. O consumo em excesso de alimentos com gorduras saturadas pode aumentar as chances de um infarto ou derrame. Assim como, adotar práticas como exercícios físicos, podem reduzir o colesterol alto. Quer mais dicas para seu paciente? Continue a leitura:

ALIMENTOS NATURAIS

Uma dieta balanceada significa LDL não maior que 100 miligramas por decilitro de sangue e HDL com valor mínimo de 60 miligramas por decilitro de sangue. Assim, um perfeito equilíbrio entre ambos trará ao indivíduo maior qualidade de vida. Nesse caso, optar por alimentos naturais para diminuir o colesterol alto reduz as chances de complicações e reações adversas. Além de trazer diversos outros benefícios para a saúde. Veja quais são essas opções naturais:

CONSUMO DE ÔMEGA-3

Encontrado principalmente no peixe, esse ácido graxo diminui o risco de formação de placas de gordura no sangue. E de bônus, também aumenta o colesterol bom. O ideal é consumir duas vezes por semana, com destaque para o atum, salmão, trutas e sardinhas.

FIBRAS

As fibras são uma opção saudável disponível em diversos alimentos. Elas auxiliam a diminuir a absorção intestinal de gorduras e controla os níveis de colesterol ruim. Entre as fontes de fibras estão as leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha, as frutas, legumes, cereais e entre outras.

CHÁS NATURAIS

O chá de alcachofra possui propriedades depurativas do sangue que ajudam a baixar o colesterol alto. Já o chá de cúrcuma tem ação antioxidante que também baixa o nível do colesterol ruim. Também tem o chá mate a mesma ação e pode ser uma opção mais comum para quem gosta.

SLENDACOR™

SLENDACOR™  é um ingrediente natural que acelera a destruição de gordura. Sem estimulantes ou elementos transgênicos em sua composição, atua também na perda de peso. E por ser natural, é seguro e possui boa tolerância. Ideal para quem luta com o colesterol alto. Composto por 3 especiarias: Cúrcuma longa, Moringa oleifera e Curry indiano, ingredientes que além de promover a redução de gordura localizada, oferecem ação antioxidante e antiinflamatória, protegendo o organismo contra estresse oxidativo e comprovadamente regularizando os níveis de colesterol sanguíneo.

OUTROS HÁBITOS QUE DIMINUEM O COLESTEROL ALTO

Além de ter um alimentação disciplinada, outras práticas devem se somar para melhorar os níveis de colesterol. A inclusão de atividades físicas na rotina também tem papel fundamental. Ao incentivar o aumento do metabolismo, os exercícios elevam as enzimas que aumentam a concentração de colesterol bom no sangue.  

Outra dica é para os fumantes: parar de fumar. A nicotina em si não influencia o colesterol alto, mas torna o fumante mais suscetível à condição. Porque os componentes do cigarro deterioram as paredes das artérias, e assim, acelera o processo de formação de placas de gordura.

Em conclusão, unir todas essas práticas diminuem as chances de sofrer com as complicações do colesterol alto. Cuidar da saúde com avaliações periódicas, torna a vida mais longa e feliz!

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Referências: Jornal do Empreendedor, Segredos do Mundo

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