Importância do visitador médico para uma farmácia de manipulação

Quem está à frente de uma farmácia de manipulação pode perceber como esse tipo de negócio tem atingido novas e maiores proporções. Desse modo, fica evidente também o aumento da concorrência. E agora, como se sobressair nesse disputado mercado magistral?

O bom e velho boca a boca (positivo) continua sendo um dos principais fatores a impulsionar oportunidades de negócio. Portanto, é interessante pensar em como estimulá-lo. Há uma figura crucial para desenvolver essa estratégia: sim, o profissional prescritor. Médicos, nutricionistas, veterinários e outros são influenciadores por excelência no segmento da manipulação de medicamentos, uma vez que podem direcionar novos clientes potenciais ao seu estabelecimento.

Mas para que isso de fato aconteça é primordial trabalhar muito bem a abordagem do visitador médico, é ele quem será a voz da sua farmácia junto ao prescritor. A atuação desse profissional (muitas vezes chamado de propagandista) vai muito além da simples menção sobre os benefícios e contraindicações dos medicamentos oferecidos. Na visitação ele consegue apresentar melhor os diferenciais do seu negócio, posicioná-lo de maneira estratégica, construir a imagem da marca e, claro, alimentar um relacionamento promissor junto aos principais influenciadores do seu mercado.

Bem, se mesmo assim você ainda tem dúvidas a respeito da importância do visitador médico, apresentamos a seguir 3 motivos que o ajudarão a entender melhor o quanto eles são peças-chave para o seu negócio.

Apresenta os produtos da sua farmácia de manipulação

O trabalho do visitador médico é personalizado. Responsável por atualizar os profissionais de saúde acerca das novidades do mercado, ele informa qual desses produtos estão disponíveis na sua farmácia e o que está sendo produzido lá.

De forma bem específica, ele consegue repassar informações técnicas e científicas dos novos ativos e suas propriedades, apresentando os riscos, benefícios e contraindicações de cada nova substância e ainda enfatizar os diferenciais da sua farmácia.

Estreita o relacionamento entre a farmácia e os potenciais clientes

Não adianta: quem não é visto, não é lembrado! Para os profissionais médicos que vivem na correria, recebendo um paciente atrás do outro, essa máxima tem ainda mais efeito. É preciso marcar presença e desenvolver ações efetivas que, realmente, culminem na prescrição médica e na indicação da sua farmácia aos pacientes.

Esse simples contato de bastidores, feito pelo visitador médico, ajudará a posicionar o seu negócio e fará com que o profissional lembre de seus produtos na hora de prescrever as receitas a seus pacientes e, assim, fazê-los sair de lá com uma indicação de compra em sua farmácia.

Potencializa as vendas

Mesmo que alguns profissionais de saúde nem saiam de dentro de seus consultórios, eles são grandes influenciadores junto ao seu negócio. Pelo simples fato de prescreverem diferentes receitas, praticamente todos os dias, eles têm o poder de ajudar a aumentar a demanda em seu estabelecimento.

Por isso, atente-se ao tipo de abordagem a ser feita: ela deve considerar a atuação, especialidade, carreira e outras particularidades (únicas!) de cada prescritor. Quais são os medicamentos mais prescritos por ele? A partir daí já possível organizar a apresentação com os ativos de maior apelo com relação a essa frequência, e também incluir outros tratamentos e medicamentos que estão sendo oferecidos para a mesma patologia. Assim, será possível, não só atualizar o prescritor, como mostrar outras opções que podem ser encontradas em sua farmácia,ampliando o leque de possibilidades de prescrição.

Como você pode ver, é de extrema relevância encarar o profissional de saúde como  um parceiro do seu negócio. E essa parceria envolve diretamente a figura do visitador médico, que já se transformou em uma extensão da sua farmácia. Mais uma vez, é ele quem ajudará a posicionar a sua marca no mercado e, de quebra, ainda desfazer eventuais resistências ou preconceitos que possam existir com relação a medicamentos manipulados. Afinal, como lembramos acima, só quem é visto pode ser lembrado.

Tem boas experiências com visitadores? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário, queremos ouvir você!

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