Você sabe o que é imagem corporal? Nós explicamos!

imagem corporal

Como você compreende o seu corpo? Essa é uma pergunta-chave para a imagem corporal. Essa pode ser considerada como a maneira pela qual a pessoa reconhece seu próprio corpo. Sobretudo, é uma espécie de imagem mental formada a partir de experiências e sensações pessoais.

Contudo, é importante distinguir a imagem corporal da imagem física do corpo. Essa última diz respeito à visão exterior, geralmente formada pelo olhar dos outros, sobre o corpo da pessoa. A imagem corporal não necessariamente coincide com a imagem física.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto, descubra como a imagem corporal é formada no cérebro e como ela pode ser benéfica ou gerar transtornos. Também, perceba como a imagem corporal ajuda a traçar metas de saúde e descubra uma maneira de recuperar a saúde com o gerenciamento do peso. Confira!

Como a imagem corporal é formada no cérebro?

Nosso cérebro é bastante imaginativo. Por exemplo, podemos montar em nossa cabeça uma imagem. Tentar criar os traços do rosto e o cabelo de uma personagem de um livro.

De maneira semelhante, nós formulamos a imagem corporal. Ela é elaborada no cérebro, a partir das memórias e experiências que temos sobre nosso corpo. Portanto, essa imagem corporal é construída e destruída periodicamente.

Por exemplo, a pessoa pode ter passado a infância sem se preocupar com a imagem do seu corpo. Ou seja, não tendo uma definição sobre a forma dele. Contudo, ao longo do tempo, a pessoa pode passar por algumas experiências. Inclusive problemas de saúde, fazendo com que ela se torne infeliz com o próprio corpo.

Como a imagem corporal pode ser benéfica ou causar transtornos?

A imagem corporal pode ser benéfica quando está associada à elevação da autoestima. Isso quer dizer, por exemplo, de uma pessoa que está feliz com o próprio corpo. Além disso ela não se sente incomodada com as críticas dos outros.

Nesse sentido, a imagem corporal pode ser ruim quando a pessoa tem uma visão distorcida sobre seu corpo. Por exemplo, achar que está magra demais, sendo que está com o peso ideal. Ou mesmo, acreditar que está com o corpo saudável e, na verdade, está inserida em um quadro de obesidade.

Como a imagem corporal ajuda a traçar metas de saúde?

É possível definir metas de saúde quando se está consciente sobre a própria imagem. Por exemplo, pessoas que decidem reduzir seu peso em caso de obesidade.

É importante destacar que essa situação pode provocar o surgimento de doenças, como diabetes e hipertensão. Assim, ela vai reparar nas transformações do seu corpo para se manter saudável durante o processo de emagrecimento. Com isso, se sentir motivada para alcançar uma saúde plena.

Essas foram algumas informações sobre a auto imagem. A saúde da pele está entre os fatores que fazem parte da construção dessa visão. Pessoas jovens que começam a apresentar pequenos sinais de envelhecimento da pele podem alterar drasticamente a sua imagem corporal.

Aliás, por falar nesse assunto, quer conhecer soluções para manter a pele sempre jovem? Clique aqui e saiba como estimular a produção de colágeno na pele.

Powered by Rock Convert
topo