Como prevenir o Diabetes com hábitos alimentares saudáveis

hábitos alimentares saudáveis

O Diabetes é um problema de saúde que afeta grande parte da população mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas sofrem desse problema de saúde, que pode ser prevenido através de hábitos alimentares saudáveis.

É fato também que o Diabetes tipo 1 não pode ser prevenida. É um problema crônico que decorre da insuficiência do organismo de produzir insulina, para baixar os níveis de glicose no sangue.

Quer saber como prevenir o problema melhorando os seus hábitos? Continue a leitura!

Mantenha uma alimentação equilibrada

Hoje, a obesidade é um problema de saúde pública, uma vez que ela pode desencadear uma série de patologias associadas, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, hipertensão, Diabetes, entre outros.

Por isso, a maior das recomendações, é a adoção de uma alimentação equilibrada, que proporcione ao seu organismo a quantidade de carboidratos, vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes, o suficiente para mantê-lo funcionando adequadamente.

Para garantir uma alimentação equilibrada no seu novo projeto de hábitos alimentares saudáveis, introduza em sua dieta alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras.

Reduza o consumo de açúcar

De acordo com o ministério da saúde, o brasileiro consome, em média, 80g de açúcar diariamente. Isso é o triplo da quantidade máxima recomendada, que é 25g. O ganho de peso relacionado ao consumo de açúcar e farinha branca, se comparado ao consumo de gorduras, é muito maior. Dessa forma, o Diabetes tipo 2 pode ser desencadeado, além de colesterol alto, entre outros.

Por essa razão, evite consumir alimentos com alto teor de açúcar, como doces, bolos, chocolates, refrigerantes, alimentos industrializados e os ricos em farinha branca.

Opte por alimentos integrais

De fato, os alimentos integrais são mais saudáveis. Isso porque não passam por refinamento, a exemplo do feijão, semente de linhaça e lentilha. Por preservarem sua casca, as propriedades nutricionais contidas nessa parte do alimento não são perdidas. Portanto, não se perdem as vitaminas, sais minerais e fibras.

Sobretudo, outro ponto positivo para os alimentos integrais, deve-se à quantidade de fibras, que auxiliam no processo digestivo. As fibras solúveis desses alimentos, quando chegam ao estômago, se expandem e formam uma espécie de gel, que reduz a absorção de gorduras a açúcar, provenientes da alimentação. Por sua vez, as fibras não solúveis, auxiliam no trânsito intestinal.

Porém, apesar de serem mais saudáveis, os alimentos integrais quando ingeridos em excesso, também contribuem para o ganho de peso. É preciso equilíbrio!

Prefira frutas a sucos

É mais saudável consumir frutas do que o suco extraído delas. Por exemplo, para preparar um copo de suco de laranja, utiliza-se até 3 unidades da fruta. Além disso, fica tentador incluir açúcar para tornar o suco ainda mais doce.

As frutas apresentam um tipo de açúcar natural, a frutose. Apesar de ser mais saudável que o açúcar branco (sacarose), ela ainda é um tipo de açúcar e pode representar risco à saúde, se consumida em excesso.

Além disso, o suco também pode apresentar menos fibras do que a fruta in natura, o que acelera a absorção do açúcar e e gera um pico de insulina. Ainda usando a laranja como exemplo, as fibras contidas em seu bagaço, ajudam a absorver mais lentamente e de forma natural a frutose, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo.

Como vimos, através de uma alimentação equilibrada é possível prevenir o Diabetes tipo 2 e outras doenças, preservando a saúde.

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Referências: Tua saúde

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