Gestão para farmácias de manipulação: o que não pode faltar?

gestão para farmácias de manipulação

A gestão para farmácias de manipulação é um assunto-chave entre os empreendedores magistrais que desejam se firmar no mercado. Ter um negócio requer máxima atenção a diferentes fatores e muita disposição para implementar melhorias contínuas. Ou seja, é necessário ser consistente para obter o crescimento desejado.

Mas como fazer isso? Como dar conta do recado? Pensando nisso, hoje levantamos alguns aspectos essenciais a uma boa gestão, tais como planejamento do espaço e gestão de estoque.

Acompanhe!

Planejamento do espaço físico

O planejamento do espaço físico em uma farmácia magistral não é um tarefa qualquer. Tenha em vista os inúmeros protocolos de operação que seu estabelecimento deve seguir para estar sempre em conformidade com as exigências dos órgãos de vistoria competentes.

Nesse sentido, alguns cuidados importantes devem ser tomados. Nunca acondicione os medicamentos e insumos próximos ao chão ou à parede. Além disso, é importante manter um espaço razoável entre embalagens, frascos e recipientes. Isso evita o acúmulo de umidade.

Não menos importante também é a experiência do consumidor na sua farmácia magistral. E o espaço físico tem um papel importante nisso. Além de ser a cara do seu negócio, a disposição e destaque dos produtos deve ser pensada estrategicamente. Organize os produtos pelas suas categorias, permitindo que o cliente encontre rapidamente o que procura.

Da mesma maneira, selecione produtos que merecem estar em uma posição privilegiada. Seja na frente do balcão ou em mesas centrais na sua farmácia, esses itens irão chamar a atenção do consumidor. Procure fazer essa seleção dos produtos em destaque de acordo com o seu planejamento de marketing. Outra dica é escolher de acordo com o calendário sazonal que foi planejado para a farmácia.

Gestão de estoque

Dentro da gestão para farmácias de manipulação, a gestão de estoque é primordial para o sucesso do seu negócio. Isso porque farmácias que não têm controle sobre essa área acabam vendendo menos do que poderiam, ou sofrendo perdas significativas com determinadas matérias-primas que perdem sua validade.

Para não enfrentar problemas como esses, você deve fazer uma análise precisa sobre qual é a “saída” de cada produto. Assim, na hora de demandar uma nova carga de materiais aos seus fornecedores, você não errará nas quantidades.

Entretanto, na gestão de estoque também está incluído o cuidado com os prazos de validades e armazenamento. Esse controle deve ser feito desde a chegada das mercadorias na farmácia. Sendo assim, todos os itens devem ser catalogados com seus devidos lotes e datas de validade. Assim como armazenados de acordo com as suas especificidades.

Registro de demandas

Já comentamos sobre a entrada e saída de materiais no estoque de sua farmácia de manipulação. Na prática, como você tem lidado com essa atividade?

Nossa dica é que você mantenha um registro de demandas muito bem organizado. Para tanto, cada material comercializado deve ter seu nome, código e identificação do fornecedor devidamente anotados.

Esse tipo de controle poderá ser feito por planilhas ou pelo sistema de gestão da informação de sua farmácia, caso você tenha um. Evite utilizar meios físicos, como cadernos e formulários. Esse tipo de registro tem grandes chances de apresentar inconsistências na medida em que se acumula um grande volume de dados.

Treinamento e Gestão de Equipe

Prestar um bom atendimento ao público na farmácia é uma tarefa essencial para o sucesso do negócio. Além de contar com uma equipe disposta, simpática, atualizada e qualificada, o empreendedor farmacêutico deve estar atento às novidades do ramo para manter sua equipe em dia. Para isso, o treinamento é a melhor prática.

Organize treinamentos com a equipe de atendimento que visem proporcionar crescimento profissional. Não basta exigir que eles passem informações corretas sobre os insumos para os clientes, mas como os colaboradores podem atuar para fidelizar tais clientes. Isso inclui apresentar os diferenciais dos produtos e da farmácia, saber se expressar e ser claro, demonstrar interesse ao ouvir o cliente, entre outras práticas.

Dessa maneira, o cliente sentirá confiança no atendimento e perceberá que na sua farmácia há uma equipe interessada em resolver seus problemas ou dúvidas. Tal comportamento deve ser incentivado, a fim de que mais clientes se sintam satisfeitos com o atendimento. Assim, mais clientes também serão fidelizados.

Além disso, a gestão de equipe também envolve uma boa comunicação entre gerência e colaboradores. Portanto, procure incentivar o bom relacionamento entre todos e a união da equipe. Ser um bom líder também significa se mostrar aberto para as sugestões da equipe, assim como demonstrar apoio quando precisarem.

Ferramentas digitais que podem ajudar na gestão para farmácias de manipulação

Como sabemos, a gestão para farmácias de manipulação abrange diversos setores, desde os administrativos até os recursos humanos. A grande quantidade de informações derivada desses processos pode ser administrada por meio dos softwares de gestão. Já existem variadas ferramentas específicas para as farmácias. Mas como elas facilitam o dia a dia?

Entre os processos que podem ser otimizados estão o controle de estoque, finanças, gestão de equipe, vendas e muitos outros. Mas em resumo, os sistemas de gestão agilizam essas tarefas, armazenam dados e produzem relatórios de produtividade, economizam recursos e diminuem os riscos de falhas.

Dessa maneira, o gestor tem em uma só plataforma todos os dados sobre sua farmácia e pode acessá-los quando precisar. Investir nessa tecnologia também permite ao gestor tomar decisões mais assertivas baseados em dados concretos.

Marketing

Desenvolver boas estratégias de marketing e acompanhar esse processo fazem parte dos esforços dentro da gestão para farmácias de manipulação, para tornar a sua empresa mais relevante e os seus produtos com maior apelo de venda. Assim, essa é uma área que dialoga intimamente sua gestão.

Diante de tantos dispositivos, do tempo de conexão dos usuários e da facilidade de acesso à internet, o marketing digital é, sem dúvida, uma possibilidade que não deve ser ignorada. Pelo contrário, as farmácias de manipulação devem começar a explorá-lo mais – e de maneira correta!

Muitas empresas do setor ainda não acertaram o tom nas mídias digitais. Um dos erros mais comuns é insistir naquela velha abordagem comercial, que qualquer usuário é capaz de identificar, aliás.

No entanto, em uma rede social, o relacionamento precisa ser priorizado. As pessoas não estão ali para comprar produtos. Isso pode vir a acontecer? Com certeza, entretanto, como consequência da proximidade e da confiança criada ao longo do tempo, o que não acontece sem um “diálogo”.

Dessa forma, é interessante que, num primeiro momento, você não ofereça produtos, mas proporcione algo que agregue valor, como esclarecimento de dúvidas e dicas sobre saúde. Não tenha pressa. Saiba conquistar primeiro!

Você deve ter em vista que as pessoas estão cansadas de serem “bombardeadas” todos os dias por anúncios e tentativas banais de convencimento. O que o público procura na internet, em muitos casos, é o contato com informações relevantes.

Esse também é o seu caso? Então, fique ligado em nossas atualizações!

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