Franquia médica: Quais as oportunidades do mercado?

franquia medica

O modelo de franquia é um sucesso consolidado em vários ramos de atuação, tendo agora seu aumento no ramo da saúde. Somente no primeiro semestre de 2017, o setor teve um aumento de 17% de faturamento nas franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) sendo o segmento de franquia médica com melhor desempenho.

Os serviços médicos básicos são dever do Estado, segundo a Constituição. Mas a incapacidade de atender até menos que a metade da demanda, gerou uma oportunidade para as empresas de saúde cancelar a parceria com os planos de saúde e investirem nesse novo ramo de mercado.

Mas será que esse investimento vale a pena? Descubra aqui!

Investir em franquia médica vale a pena? Por que?

A menina dos olhos dos franqueadores são as clínicas populares. Com serviços de saúde a preços acessíveis, são ótimas para quem precisa de atendimento de qualidade com rapidez e a facilidade de realizar exames no mesmo local.

Cada vez mais as pessoas estão deixando de pagar planos de saúde particulares, tendo que confiar no sistema de saúde público, que por sua vez não consegue atender a demanda. O público alvo das clínicas populares é justamente a fatia de pessoas que não tem condições de pagar um plano particular, mas que podem arcar com custos esporádicos.

Além disso, a má qualidade dos serviços públicos de saúde, faz a população migrar para as clínicas populares. A franquia de clínica popular não precisa necessariamente ser aberta por um profissional da saúde, a liderança pode vir de um profissional de outra área, para administrar as contas e gerenciar colaboradores.

Assim, os médicos podem se preocupar somente com os pacientes. Mesmo cobrando um valor mais baixo pelos procedimentos médicos, essas clínicas estão obtendo lucro justamente pela demanda alta, tornando o negócio altamente rentável.

O médico acaba recebendo mais pela consulta do que é pago pelas operadoras de plano de saúde e o paciente tem um serviço de qualidade com custo reduzido.

Franquia médica é vantagem para profissionais e pacientes

O modelo de franquia médica vem agradando a ambos os lados. O dos pacientes, pois acolhe uma grande parcela de pessoas insatisfeitas com a saúde pública e com os planos de saúde. Entre os médicos, é um atrativo maior ainda, pois isenta o profissional de arcar com gastos como aluguel, colaboradores e, repassa uma porcentagem maior da consulta do que os planos de saúde.

O médico acaba lucrando o triplo do que ganharia se atendesse apenas pacientes pelo plano de saúde. A clínica popular também abre um novo nicho para os médicos recém-formados, que antes tinham que optar entre abrir uma clínica ou ser plantonista em algum hospital.

O empresário que quer investir neste ramo tem que se atentar ao fato de que uma clínica popular deve atender somente os casos simples de saúde, por repassar a maior parte para o time de médicos. Os casos mais complexos têm de ser encaminhados a um hospital.

Por mais que sua margem de lucro da franquia médica gire em torno dos 5%, a grande demanda de pacientes torna-o mais atrativo. Além disso, a decepção com o sistema público de saúde tem se mostrado cada vez maior, obrigando o paciente a procurar alternativas.

A chave para o sucesso neste ramo é atrair bons médicos e focar num ótimo atendimento ao paciente. Está preparado?

Deseja receber novidades sobre conteúdos como este? Assine nossa newsletter!

Referências: Saúde Via Net, Global Med e ProdDoctor.    

Comentários no Facebook

topo