Veja como permanecer o ano todo com o sistema imunológico fortalecido

fortalecer o sistema imunológico

Desde o nascimento, nosso corpo está em constante aprendizado sobre o meio a sua volta. Um desses conhecimentos, é sobre como se defender de doenças, agentes externos que podem causar danos leves ou até mais graves. Portanto, para que o corpo possa se prevenir contra essas enfermidades ou se recuperar delas com mais rapidez, fortalecer o sistema imunológico é uma estratégia vital. 

Também chamado de sistema imune, ele é constituído de tecidos, órgãos e células que fazem a defesa do organismo. A todo momento ele está em alerta e pronto para entrar em funcionamento. Dessa maneira, o ano todo o corpo enfrenta doenças conhecidas, como gripes e resfriados, exposição aos mais variados vírus e bactérias. Quem não atua para fortalecer o sistema imunológico, frequentemente desenvolve alguma patologia.

No entanto, é possível driblar a maioria dos agentes patogênicos quando a imunidade está fortalecida. E não só no inverno, mas também é importante lembrar que todos os dias estamos expostos aos agentes causadores de doenças. Por isso, nós preparamos algumas dicas para que você mantenha o sistema imunológico fortalecido, em prol de uma vida mais saudável. Continue a leitura para conhecê-las!

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA E EQUILIBRADA

Por meio da alimentação o corpo consegue os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, assim como fortalece seus mecanismos de defesa. Vitaminas e minerais, além das funções anti-inflamatórias e antioxidantes, podem ser obtidas com uma alimentação equilibrada e natural. Entre os principais nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade estão a vitamina C, vitamina E, vitamina D, Zinco, Selênio, Ácido Fólico e Carotenoides.

Sendo assim, capriche nos sucos, saladas coloridas, frutas, legumes e verduras. E dê preferência para alimentos in natura, assim como diminua o consumo de processados.

DURMA BEM

São diversos os benefícios de dormir bem, nosso corpo recupera energias, a mente fica tranquila e revigorada. Além disso, durante o sono são produzidos hormônios específicos para a manutenção do organismo, e isso inclui também o sistema imunológico. Por isso, o ideal é dormir entre 6 a 8 horas por dia, em um ambiente confortável e sem interrupções.

ALERGIAS X IMUNIDADE

Além das gripes e resfriados, as alergias também acometem boa parte da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. A rinite alérgica atinge 25% dos pacientes e a asma alérgica, 20% das crianças e adolescentes do país. Quem apresenta essas condições, deve se preocupar ainda mais em manter a imunidade alta, para não desenvolver enfermidades que complicam o quadro de rinite, por exemplo. 

OPTE PELOS REMÉDIOS NATURAIS

Logo que os primeiros sintomas de uma doença aparecem, as pessoas costumam recorrer aos remédios convencionais. Mas existe uma grande diversidade de remédios naturais indicados para fortalecer o sistema imunológico. Um ótimo exemplo deles é o enxofre.

O enxofre é necessário para a síntese do colágeno, tem propriedade ant-iinflamatória e detoxificante, além de minimizar as dores das articulações. Sua ação melhora o funcionamento das juntas, cartilagem e tecido conjuntivo, ajudando na manutenção tendões e ligamentos. Além disso, o enxofre conserva o sistema imunológico e fortalece nossas defesas naturais.

Existem diversas opções de suplementos e fórmulas que usam como matéria-prima o enxofre. Nossa sugestão é OptiMSM ®, que reúne todas as propriedades acima, e é distribuído pela Ibero Magistral. Você pode pedir na sua farmácia de manipulação preferida.

ADOTE BONS HÁBITOS

Além das nossas dicas acima, também é preciso adicionar a prática de exercícios físicos a sua rotina. Estudos comprovaram que além de melhorar a qualidade de vida, os exercícios distribuem melhor os nutrientes pelo corpo e, assim, minimizam inflamações. Fazer esportes com regularidade também melhora a atuação das células de defesa, que conseguem englobar e destruir as ameaças ao corpo com mais facilidade.

Por último, evite o cigarro e estar exposto ao mesmo. Também é aconselhado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, se for o caso, beber com moderação. 

Esperamos que essas dicas ajudem você a fortalecer o sistema imunológico! Aliás, situações estressantes também podem afetar nossas defesas, entenda aqui neste artigo como isso acontece. 

Referências: Revista Saúde, Ministério da Saúde e Tua Saúde

Comentários no Facebook

topo