Como fórmulas e produtos personalizados podem salvar a farmácia magistral

produtos personalizados

Com mais de 7 mil farmácias de manipulação no Brasil, o setor é um dos que mais cresce apesar das crises econômicas. Entre 2015 e 2018, teve uma média de 2,2% de aumento no faturamento. E a expectativa é que o setor continue em expansão. Ademais, a oferta de fórmulas e produtos personalizados têm cada vez mais atraído o público.

Diante desses números, também é preciso pensar que o mercado de farmácias magistrais se torna mais competitivo. Assim, a personalização de medicamentos e produtos precisa encontrar novas estratégias para se destacar. Afinal, manipular medicamentos comuns não pode ser a única fonte de renda de uma farmácia.

Portanto, fazemos o seguinte questionamento: a sua farmácia tem tentado sair na frente oferecendo os mesmos produtos que as outras farmácias? Se a resposta foi positiva, é preciso rever a estratégia! Hoje, o consumidor e o próprio mercado já exigem inovação no catálogo de produtos.

E é sobre a importância de desenvolver fórmulas e produtos personalizados que falaremos neste artigo.

PORQUE INVESTIR EM FÓRMULAS E PRODUTOS PERSONALIZADOS

A farmácia magistral trouxe uma novidade para o setor da saúde: a possibilidade de preparar uma fórmula que anteda às necessidades específicas do paciente. Isso permitiu que fossem feitos produtos e medicamentos na quantidade e com os componentes que melhor atendem o consumidor. Dessa maneira, se combate o desperdício de matéria-prima, além de que se diminuem os preços de determinados produtos para o público. 

Entretanto, para se destacar diante do mercado, a personalização de produtos tem atingido patamares mais específicos. Isso é demonstrado por meio do investimento das farmácias em fórmulas e produtos personalizados que são novidade no mercado. Assim, a farmácia enxerga matérias-primas promissoras para seu público e oferece um produto novo. Outra estratégia é inovar na apresentação de determinados produtos que já são conhecidos pelo seu público.

APOSTA EM NICHOS ESPECÍFICOS

A partir do momento em que a farmácia consegue visualizar os benefícios de fórmulas e produtos personalizados, consegue estender suas oportunidades de negócio. Entre elas, a criação de produtos para nichos específicos da farmácia. Ou seja, é a chance de atender um público menor, mas que tem uma forte demanda por soluções específicas.

Nesse caso, eles podem ser atletas, donos de pets ou clientes da terceira idade. Com a grande variedade de novas fórmulas que surgem no mercado, a farmácia precisa estar atenta com quais poderá atender melhor esses potenciais clientes. E assim, adaptar a matéria-prima para o formato mais adequado para esse público, lembrando que podem ser balas, doces, cremes, cápsulas e diversas outras.

DIFERENCIAL NO MERCADO: VALOR AGREGADO

Sendo assim, a farmácia que investe em fórmulas e produtos personalizados consegue se diferenciar no ramo. Afinal, ela disponibilizará soluções exclusivas atendo a necessidade específica do seu consumidor. Dessa forma, a farmácia consegue agregar valor aos seus produtos, fazendo com que sejam desejados pelo público que reconhece os seus diferenciais.

Além disso, ao explorar produtos com valor agregado, a farmácia magistral não precisa mais cair na perigosa guerra de preços. Ou seja, pode fazer a sua precificação com base nos custos e na margem de lucro desejada. Sem que isso implique em pesquisar na concorrência, já que possui um produto exclusivo.

Entretanto, é importante lembrar que o treinamento da equipe farmacêutica é indispensável. Ela quem irá apresentar os produtos exclusivos para os clientes da farmácia, informando sua composição, benefícios e formas de uso. 

Se você deseja saber mais sobre diferenciação de mercado nas farmácias magistrais, leia aqui nosso artigo sobre Marketing de Diferenciação! E saiba como inovar em outros elementos do seu negócio!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas

Referências: Terra e Conselho Magistral

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