Por que e como trabalhar formas farmacêuticas diferenciadas?

formas farmacêuticas diferenciadas

A farmácia de manipulação possui um enorme leque de possibilidades no cuidado com a saúde. Afinal, pelas suas próprias características, a farmácia promove tratamentos personalizados para cada indivíduo. O que respeita o uso adequado de medicamentos, evita o desperdício e atende ao cliente de maneira diferenciada. Assim, a farmácia se destaca como um potente agente da saúde.

Dessa maneira, as farmácias devem estar atentas às suas oportunidades. Isso significa adotar a inovação como uma prática constante. Com isso, poderá explorar melhor seus produtos e se destacar no mercado. Entre os diferenciais estão a atenção farmacêutica, a adaptação de tratamentos e a produção de manipulados individualizados.

Além disso, a farmácia magistral também pode apostar em formas farmacêuticas diferenciadas. Essa é uma tendência do ramo, disposta a oferecer um tratamento mais fácil e prático. Elas vão desde a válvula pump até formatos de chocolate. Essa pode ser uma ótima estratégia para as farmácias interessadas em promover a saúde apresentando diferenciais para seus clientes, e assim, alavancar as vendas.

VANTAGENS DAS FORMAS FARMACÊUTICAS DIFERENCIADAS

Ao ter uma dosagem específica para seu tratamento, o paciente economiza e garante que terá o tratamento ideal para sua recuperação. Essa possibilidade oferecida pelas farmácias pode ir além e garantir que a adesão ao tratamento também seja eficiente. É por meio de formas farmacêuticas diferenciadas que isso ocorre.

Uma dieta pode ter maior adesão quando o formato é um doce, por exemplo. O mesmo ocorre na administração para crianças e idosos, que podem ter dificuldade de deglutição. Assim, uma forma farmacêutica mais atrativa e fácil pode ser a solução.

Outra vantagem é que farmácia apresenta uma exclusividade para seus clientes. Dessa forma, há maiores chances de retorno do cliente e sua fidelização. Quanto à concorrência, também a farmácia se destaca. E assim, ganha um diferencial que a coloca à frente de seus concorrentes, essencial para se manter no ramo.

Por último, a farmácia agrega valor aos seus produtos. O que lhe permite ter uma margem maior de lucro, já que os clientes enxergam os benefícios das formas farmacêuticas diferenciadas.

EMBALAGENS DIFERENCIADAS

Existem diversas formas farmacêuticas diferenciadas e que podem se adaptar melhor a cada tipo de tratamento e paciente. Listamos algumas delas a seguir e suas vantagens:

    • Válvula pump: neste tipo de embalagem, o produto já sai na dose certa, diferente de um conta-gotas que pode vazar. Além disso, com a válvula pump não há contato direto com todo o medicamento, o que oferece mais segurança ao paciente.
    • Gomas, balas e pirulitos: atrativas para crianças e também para os adultos. São mais fáceis de engolir que as clássicas cápsulas, o que torna o tratamento farmacêutico para as crianças e idosos mais prático. Já para os adultos, podem ser usadas em dietas e fins nutricionais, e aumentar a adesão aos tratamentos. Além disso, as gomas, balas e pirulitos podem ser saborizadas.
    • Chocolate: Para quem adora um chocolate, a dieta pode ficar mais difícil. É por isso que nutricionistas têm receitado chocolates que auxiliam na perda de peso. Alguns oferecem efeito saciante e até são fonte de nutrientes.
    • Blister: Neste formato, o paciente tem maior segurança na administração do seu medicamento. A higiene também é outro ponto forte, pois cada cápsula vem separada na cartela, diferente do que acontece em embalagens como frascos em que há contato com várias delas ao mesmo tempo.
    • Iogurtes: Iogurtes são uma ótima aposta de fórmulas farmacêuticas diferenciadas. A exemplo do IogoVita®, que torna mais fácil a adesão das crianças e até mesmo idosos aos tratamentos diversos. IogoVita® não contém açúcar e, portanto, é seguro também para diabéticos.
      Além disso, possui uma versão sem leite, para intolerantes à lactose.  Ideal para fórmulas farmacêuticas medicamentosas, nutricionais, nutricosméticas, infantis, entre outras.

POR QUE INVESTIR?

O mercado das farmácias magistrais é um dos que mais traz novidades para seus clientes. Estar atento aos últimos avanços no setor, permite à farmácia variar a apresentação de seus produtos. Afinal, muitos clientes já estão acostumados aos frascos com cápsulas e é isso que esperam obter quando vão até uma farmácia.

Portanto, surpreender o cliente e oferecer formas farmacêuticas diferenciadas são uma maneira de oferecer um produto único. E essa é uma estratégia que se renova com frequência nas farmácias.

Com as formas farmacêuticas diferenciadas, a farmácia também pode alavancar suas vendas ao agregar valor aos seus produtos. Quer saber como vender mais? Leia neste artigo outras técnicas para colocar em prática na sua farmácia!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Jornal Extra, JC Online e Farmacêutico Digital

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Comentários no Facebook

topo