Conheça formas farmacêuticas que facilitam a administração medicamentosa infantil

forma farmacêutica para crianças

A administração medicamentosa infantil, nem sempre é uma tarefa fácil. Mas qual a  forma farmacêutica para crianças mais indicada? Certamente, gomas, comprimidos orodispersíveis, chocolates, pastilhas e até mesmo pirulitos, têm maior aceitação pelos pequenos. É exatamente sobre isso que abordaremos neste artigo!

Continue a leitura e conheça formas farmacêuticas diferenciadas, pensadas para o público infantil, a serem trabalhadas na sua farmácia de manipulação!

Formas sólidas orais

No campo das formas sólidas orais, medicamentos podem ser produzidos em formato de comprimidos mastigáveis, doces e comprimidos orodispersíveis.

Ademais, entre outras formas sólidas orais, há os efervescentes, que podem aparecer em grânulos ou pastilhas, que reagem de forma bastante rápida quando em contato com a água. Porém, deve-se orientar os responsáveis para que a criança ingira o medicamento antes da diluição completa.

Além disso, os pós e sistemas multiparticulados, também são muito usados como forma farmacêutica para crianças, podendo ser misturados à comida ou a líquidos apropriados. Na embalagem do medicamento, devem estar citados os líquidos permitidos.

Há um subgrupo de medicamentos com apresentação em forma de gomas de mascar, cujos princípios ativos são liberados pela mastigação. Entretanto, são medicamentos indicados para crianças habituadas com gomas de mascar, e é importante considerar que o resíduo deve ser descartado após o tempo indicado no rótulo.

Por último, há as preparações solúveis e dispersíveis, que se assemelham aos efervescentes, sendo também interessante considerar os riscos da não dissolução ou dispersão, antes de permitir que a criança ingira o medicamento.

Formas orais e sublinguais

Essa forma farmacêutica para crianças é considerada segura, mas possui algumas ressalvas.

Os comprimidos bucais se dissolvem lentamente, mas os sublinguais têm dissolução rápida. Entretanto, são medicamentos apenas recomendados para indivíduos a partir dos 12 anos, haja vista que crianças com idades inferiores, têm maiores riscos de aspiração ou asfixia.

Formas líquidas orais

Outra forma farmacêutica interessante para crianças, é o medicamento líquido, fortemente indicados para crianças que não conseguem ingerir comprimidos.

Nesse grupo, pode-se incluir as gotas orais, que normalmente são diluídas em água ou líquidos compatíveis, e as suspensões orais.

Iogovita®

Por servir como uma base farmacêutica para preparação de iogurtes, o IogoVita® é tem ótima aceitação. De sabor agradável e fácil manipulação, permite que vários tipos de suplementos possam ser combinados. O produto pode ser administrado por pacientes de diversas idades, inclusive gestantes e lactantes.

Além disso, a versão Lac Free, é isenta de glúten e lactose, e oferece total segurança para celíacos e indivíduos que apresentam intolerância e/ou alergia à lactose (leite). IogoVita® Lac Free não contém açúcar, podendo ser administrado em
diabéticos e pessoas submetidas a dietas de emagrecimento.

Além das fórmulas infantis, pode ser indicado para manipulação de suplementos nutricionais, nutricosméticos, nutracêuticos, fórmulas para gerenciamento do peso, como adjuvante para uma dieta saudável.

Então, achou alguma forma farmacêutica para crianças interessante para disponibilizar na sua farmácia? Conta pra gente nos comentários!

Ah, como complemento, leia também o artigo: Por que e como trabalhar formas farmacêuticas diferenciadas. E em caso de dúvidas, clique aqui  e entre em contato com a Ibero Magistral! Será um prazer atender você!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo