Como uma boa experiência do consumidor pode fazer a farmácia crescer?

Alguns especialistas chamam o período atual como a “era do consumidor”. Afinal, ele é quem faz exigências por melhorias, escolhe suas preferências e está de olho na qualidade dos produtos. Sendo assim, diversos ramos notaram como a experiência do consumidor se tornou um fator decisivo para a concretização da compra.

Para o mercado farmacêutico não foi diferente. Em busca de clientes, diversas farmácias implementaram em seus planos estratégicos maneiras de proporcionar a melhor jornada de compra. E como pode se definir a experiência do consumidor? Ele é o histórico dos momentos em que o cliente esteve em contato com a sua farmácia.

Dessa maneira, em um mercado tão competitivo em que novas farmácias surgem frequentemente, o sucesso do negócio se apoia na satisfação total do cliente. Além disso, não basta encontrar o medicamento desejado, isto é suprir a primeira necessidade. Mas também superar as expectativas do cliente. E como fazer isso? É o nosso tema de hoje!

BENEFÍCIOS DE SE INVESTIR NA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR

Muitos farmacêuticos já sabem: é mais barato manter os antigos clientes do que captar novos. Portanto, no desenvolvimento de ações para fidelizar mais clientes, a farmácia deve criar boas lembranças para o consumidor. Assim, o cliente fará associações positivas com a farmácia.

Logo, o investimento terá vantagens como maior número de clientes fidelizados, assim como eles se tornarão bons propagadores da marca. E não há nada melhor do que ser indicado, não é mesmo?

Além disso, investir na experiência do consumidor garante o aperfeiçoamento de diversas etapas de venda da farmácia. São elas a pré-venda, atendimento, oferta, portfólio de produtos, pós-venda e entre outros. Com a garantia de que cada processo proporcionará a melhor experiência, você terá mais chances de fidelizar o cliente.

PLANEJAR

Como citamos anteriormente, cada processo da farmácia deve atingir sua máxima qualidade. Entretanto, todos devem estar alinhados em prol da melhor experiência do consumidor. O que demanda pensar estrategicamente nas necessidades principais dos seus clientes. Por exemplo, criar ações exclusivas para os produtos mais vendidos e posicioná-los na farmácia para serem vistos rapidamente.

Esses tipos de ações envolvem conhecer bem o público da farmácia e oferecer serviços além do que ele espera. Dessa forma, o cliente que vai até a farmácia sabendo que além de encontrar o que precisa, terá outras vantagens que não encontrará em outro lugar. Para fazer isso da melhor maneira, é necessário criar um plano estratégico voltado para seu público.

ATENDIMENTO

Essa é uma das etapas cruciais responsáveis por conquistar um cliente. Ademais, a farmácia precisa prestar um atendimento especializado para o cliente. O que inclui oferecer qualidade na informação, ter conhecimento sobre os produtos, demonstrar simpatia e se mostrar disponível. Portanto, faz parte de uma jornada satisfatória do cliente ter uma equipe de atendimento que atinja esses fatores com excelência.

Também vale pensar em atendimentos personalizados no caso de públicos específicos. Oferecer maior suporte para clientes que adquirem soluções farmacêuticas com frequência, é uma opção. Assim como, criar canais de atendimentos diversificados para públicos mais exigentes.

USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

A farmácia também deve estar atenta às novidades tecnológicas. Elas envolvem principalmente logística e atendimento. Então, de acordo com a demanda da farmácia, o gestor pode adotar ferramentas para agilizar o atendimento, softwares para organizar o estoque, entre outras opções. Essa é uma maneira da farmácia não perder mercado e garantir a qualidade da experiência do consumidor.

OFEREÇA DIFERENCIAIS

Todos os clientes gostam de ganhar vantagens. Uma boa prática que pode ser implementada na farmácia é oferecer descontos para clientes antigos, promoções exclusivas no e-mail, serviços extras, facilidades ou um simples agradecimento. Sejam quais forem as medidas adotadas pela farmácia, o objetivo é oferecer além da solução farmacêutica. Assim, o cliente sentirá que tem uma boa experiência na sua farmácia e o seu negócio ganhará destaque.

Com essas dicas em mente, que tal conhecer agora estratégias para fidelizar os clientes na farmácia? Nós abordamos o tema neste artigo, leia e saiba como conquistar seu público a voltar para sua farmácia!

Referências: Octadesk e Satisfação de Clientes

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