Experiência de compra

Experiência de compra: 5 formas de torná-la imbatível!

Em um cenário de comércio global e concorrência ampla, o consumidor precisa aprender a lidar com o excesso de ofertas em diversos setores. Como resultado, a qualidade dos produtos, muitas vezes, deixa de ser prioridade por se tornar algo comum, e o diferencial passa a ficar por conta da experiência de compra.

Para colocar a ideia em prática, o objetivo deve ser a satisfação do cliente e não apenas o resultado financeiro — que será uma consequência natural desse processo. Mais que adquirir um produto de qualidade, o consumidor precisa sentir que recebeu a melhor experiência possível.

Para alcançar esse objetivo e proporcionar uma experiência imbatível de compra em uma farmácia de manipulação, vale a pena considerar os 5 passos a seguir. Confira!

1. Atendimento

A base da experiência de compra é o atendimento. Afinal, a primeira impressão que o consumidor terá sobre a farmácia será gerada a partir da comunicação com os vendedores. É importante saber ouvir cada cliente, entender suas necessidades e esclarecer suas dúvidas. Uma pessoa que se sente confortável e bem atendida certamente voltará sempre que precisar de novos produtos.

2. Overdelivering

O segredo dessa dica é entregar mais que o prometido. Assim, o consumidor terá suas expectativas superadas e uma sensação de satisfação única. Vale realizar a entrega antes do prazo definido, oferecer um brinde ou até mesmo um desconto inesperado. Para buscar opções, é preciso conhecer o público-alvo e observar suas necessidades.

3. Organização

Esse passo vale não apenas para a organização física da farmácia, mas também para a organização administrativa. Dessa forma, além de encontrar os produtos com facilidade nas gôndolas, o consumidor terá uma experiência de compra ágil e simplificada. Para maior eficácia desse passo, converse com toda a equipe para saber o que pode ser melhorado e disponibilize um espaço de sugestões para os clientes. Por fim, avalie essas dicas e veja os pontos que precisam ser considerados.

4. Pagamento

Após a escolha dos produtos que precisa, chega o momento de pagar. É um procedimento padrão em qualquer compra e, por isso, o consumidor ficará surpreso ao encontrar uma experiência diferente nessa hora.

Vale oferecer descontos, parcelamentos, brindes. Além disso, é importante manter os equipamentos sempre em bom estado e os vendedores sempre treinados, de forma a garantir a realização rápida do pagamento.

5. Fidelização

Engana-se quem pensa que a compra acaba após o pagamento. Para oferecer uma experiência única e motivar novas compras, vale a pena estender a experiência para o pós-compra.

Para isso, os vendedores podem ligar no dia do aniversário do cliente, enviar lembretes de datas para a compra de novos medicamentos e, ainda, avisar sobre novidades e promoções em primeira mão. Além disso, é possível criar um plano fidelidade que ofereça descontos e brindes apenas para os consumidores mais frequentes.

Aplicando os cinco passos e criando uma experiência de compra completa e única, é possível aproveitar cada oportunidade para criar uma relação entre empresa e consumidor, gerando credibilidade e confiança para sair na frente da concorrência.

As informações do artigo foram úteis para você? Para completar os passos, confira dicas específicas para melhorar o atendimento na sua farmácia de manipulação!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.