estresse-e-queda-de-cabelo

Entenda como estresse e queda de cabelo se relacionam

O estresse e queda de cabelo estão relacionados por um tipo de queda chamada eflúvio telógeno. Portanto, estresse e ansiedade extremos, pós-parto, dietas muito restritivas, traumas emocionais, cirurgias e doenças virais elevam os níveis de cortisol no organismo, causando alterações no ciclo natural dos cabelos.

Além disso, a inflamação do couro cabeludo, que causa sintomas como coceira e caspa, também costuma piorar com o estresse e agravar a queda. O estresse interfere na modulação das respostas inflamatórias e imune do organismo, podendo provocar a piora de condições desagradáveis como a dermatite seborreica.

Diante desse fato, é importante identificar a associação entre esses dois problemas para entender que não é possível controlar um distúrbio sem cuidar do outro. Ambos devem ser tratados de maneira conjunta. Tem interesse em aliviar os sintomas do estresse e tratar a queda de cabelo? Continue a leitura!

Qual a relação entre estresse e queda de cabelo?

Embora, muitas vezes, seja confundida com a calvície, a perda dos fios pode estar intimamente ligada ao estresse. Não importa o quanto o indivíduo cuide das madeixas, se não tratar o problema emocional, os fios continuarão a cair. Contudo, por que isso acontece? Qual é a relação entre estresse e queda capilar? Uma pessoa estressada pode sofrer de uma queda capilar temporária, ou seja, impulsionada por um momento de grande tensão.

A perda de todos os fios ocorre somente em situações extremas. Como resultado, o sistema circulatório periférico fica comprometido, afetando os folículos pilosos. Além disso, o estresse agudo gera altas taxas de cortisol no organismo, que também leva à perda dos cabelos. Fisiologicamente falando, nesse caso, o corpo não entende que os cabelos são importantes.

Então, quando há demandas maiores de vitaminas, minerais e proteínas, o organismo usará os nutrientes que antes eram direcionados aos fios. Portanto, manter o seu estresse sob controle é imprescindível para manter seus cabelos bonitos, fortes e saudáveis.

Afinal, o que é o estresse?

O estresse é considerado um conjunto de reações orgânicas e psíquicas desenvolvidas pelo corpo quando recebe um determinado estímulo. Como consequência, ele pode se sentir ameaçado e ficar em estado de alerta, sintetizando altas doses de hormônios, principalmente adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Apesar de o estado de alerta ser um fator importante para a própria sobrevivência humana, a exposição contínua a essas substâncias pode se tornar nociva para o organismo, desencadeando doenças e problemas de ordem física e psicológica.

Os sintomas físicos mais comuns do estresse são:

  • queda de cabelo;
  • insônia e perda da qualidade de sono;
  • redução do apetite;
  • aumento do peso;
  • problemas gastrointestinais;
  • cansaço e fadiga crônica;
  • tensão e dores musculares;
  • taquicardia;
  • alergias.

Por outro lado, o estresse também desencadeia sintomas de natureza emocional, como:

  • irritabilidade;
  • apatia;
  • desmotivação;
  • depressão;
  • isolamento;
  • nervosismo;
  • agitação;
  • maior sensibilidade;
  • euforia;
  • ansiedade.

Como reduzir os sintomas de estresse?

É possível ter hábitos de vida mais saudáveis, que ajudem a controlar os sintomas do estresse. Então, conheça algumas dicas bastante úteis que atuam na diminuição desse problema.

Faça atividades físicas com frequência

Os exercícios físicos liberam hormônios e neurotransmissores benéficos na corrente sanguínea, como a endorfina, que traz sensação de relaxamento e tem a função de aliviar sintomas de estresse e ansiedade, semelhante ao efeito de um analgésico ou um sedativo. Nesse sentido, o sedentarismo pode ser um grande vilão para as pessoas que sofrem de estresse. Por isso, é importante manter uma rotina constante de atividades físicas. Cerca de duas a três vezes por semana já é suficiente para manter a saúde em dia.

Reserve momentos para relaxar

A maioria das pessoas tem rotinas intensas e cheia de tarefas. O dia a dia agitado é um poderoso fator que pode desencadear o surgimento de crises de estresse. Para evitar esse risco, reserve um momento do seu dia para relaxar e cuidar de si mesmo, como praticar ioga, escutar música, fazer alongamentos, desenhar, escrever, ver algum filme etc.

Viva o momento presente

Foque no momento atual e tente se preocupar menos com o futuro. Isso ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. Existem vários exercícios de meditação, como a técnica de mindfulness, que treinam a mente dos praticantes com o objetivo de melhorar a respiração, acalmar e fazer com que eles direcionem os seus esforços para o momento presente, concentrando no agora e reduzindo sintomas de ansiedade e estresse.

Tenha uma boa noite de sono

A privação de sono pode gerar irritabilidade, desatenção e menos concentração, além de enfraquecer o sistema imunológico. Portanto, durma em um ambiente tranquilo, silencioso e não leve celulares e outros aparelhos para a cama, pois eles o deixam em estado alerta e prejudicam o sono.

Quais os tipos de perda capilar causada pelo estresse?

No geral, existem três tipos de perda capilar gerada pelo estresse:

  • alopécia areata: o sistema imunológico ataca os folículos, fazendo com que ocorra a queda capilar, inclusive, em grandes quantidades;
  • tricotilomania: está ligado à compulsão em puxar o próprio cabelo;
  • eflúvio telógeno: enfraquecimento temporário do cabelo, fazendo com que o crescimento seja interrompido. Além disso, afeta os fios, de forma que caiam inesperadamente.

Como tratar a queda capilar resultante do estresse?

Com os exames em mãos, o seu médico poderá iniciar o tratamento para inibir a produção exacerbada de cortisol e restabelecer o seu equilíbrio hormonal.

Quando há relação entre e queda de cabelo, é importante considerar o tratamento de ambas as situações. Muito provavelmente o seu médico sugerirá mudanças em seus hábitos de vida e suplementos e tratamentos específicos. Entretanto, de nada adianta se não houver manejos necessários para o controle do estresse, já que ele é o precursor da queda capilar.

Em casos extremos de estresse, o sistema nervoso envia sinais químicos para o corpo. Estes são liberados na raiz dos fios, ocasionando uma pausa no crescimento. Na sequência, é liberado o hormônio do estresse, cortisol, diminuindo o ciclo natural dos cabelos. Além disso, o folículo capilar pode produzir cortisol dentro dele.

Causas e efeitos

Um estudo, publicado em 2016 no Jornal de Psicoendocrinologia (Psychoneuroendocrinology 2016), comparou as concentrações de cortisol com uma série de medidas de estresse autorrelatadas. O estudo, realizado por um período de 12 semanas com 132 voluntários estressados, mostrou que existia uma quantidade elevada de cortisol nas biópsias do bulbo capilar coletadas, comprovando, assim, a relação do estresse crônico com a queda de cabelo.

Quando o cortisol está alto, em decorrência do estresse, ocorre uma vasoconstrição generalizada, que pode resultar em ressecamento da pele e diminuição da irrigação do couro cabeludo. Assim, ocasionando a queda e fios quebradiços. Além disso, as unhas também ficam enfraquecidas e se quebram com facilidade. Portanto, não se pode negar que estresse e queda de cabelo andam de mãos dadas.

Dessa forma, cria-se uma autoinibição do crescimento dos cabelos, conforme diz o dermatologista e presidente da Academia Brasileira de Tricologia, Ademir C. L. Júnior. Portanto, manter um estilo de vida saudável contribui com o bom crescimento dos fios. Contudo, isso não minimiza a importância de se consultar com um especialista.

Como controlar a queda capilar?

Existem muitos medicamentos e suplementos que prometem fortalecer os fios. A maioria dos suplementos alimentares não são exclusivos para os cabelos, tornando o tratamento mais longo e nem sempre eficaz. Além disso, muitas pessoas não querem comprometer seu metabolismo, por isso deixam de usá-los. Entretanto, há os ativos naturais de alta tecnologia e com comprovação científica de resultados, totalmente diferentes de vitaminas e minerais, e que atuam no centro de crescimento dos cabelos, como Keranat™.

Keranat™ restaura naturalmente o ciclo do cabelo, diminui a queda e o torna mais forte e saudável. Trata-se de um ingrediente natural patenteado, fonte de miliacina (fitoesteróis e triterpenóides) do painço, microencapsulados em fitoceramidas (ceramidas vegetais). Em suma, estudos científicos realizados em humanos comprovam a sua eficácia no combate à queda, aumento do volume, brilho e a maciez, por atuar onde cosméticos comuns não conseguem chegar – na raiz dos cabelos de forma efetiva e rápida.

Além disso, Keranat™ aumenta o metabolismo capilar e estimula a proliferação celular no bulbo capilar. Estudos científicos comprovam que Keranat™ consegue aumentar o crescimento dos cabelos, pois tem atividade anabólica, por estimular fatores de crescimento na matriz extracelular, resultando em fios fortes, brilhantes e saudáveis. Tem mais: os resultados científicos mostram um aumento do conforto do couro cabeludo, prevenindo o aparecimento de caspa e de seborreia e a diminuição de 50% dos fios na fase telógena.

Resultados comprovados de Keranat™

Uma pesquisa feita com mulheres que apresentavam queda de cabelo comprovou a ação poderosa de Keranat™. Com o uso do ativo, em um prazo entre 6 e 12 semanas, houve uma redução da queda dos fios em 50%. Além disso, é capaz de melhorar o brilho e aparência do cabelo, evitando ainda o aspecto quebradiço. Veja os resultados:

  • 91% das voluntárias notaram uma diminuição da queda de cabelo;
  • 75% das mulheres notaram um aumento do brilho;
  • 75% constataram uma melhora na suavidade e maciez dos cabelos.

Como controlar o estresse?

Nossa indicação é Zembrin®. Trata-se de um ingrediente natural, com padronização patenteada de alcaloides (mesembrina, mesembrenona e mesembranol), que agem sinergicamente no sistema nervoso central por meio de dois mecanismos de ação: inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS – mesembrina) e a inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE-4 – mesembrenona).

Assim, promove efeitos positivos rápidos na melhora dos sintomas de estresse, tensão, ansiedade e qualidade do sono. Além disso, estudos mostram que Zembrin® é capaz de melhorar a atenção e o raciocínio. O nutracêutico é 100% natural, tem estudos de segurança e tolerabilidade e não causa dependência.

Controle dos sintomas de estresse e ansiedade

Como dissemos, para tratar a queda de cabelo também é preciso atuar contra o estresse e a ansiedade. Zembrin® é conhecido por ser um eficaz controlador de humor e ajuda a melhorar a função cognitiva. Em segundo lugar, permite que o usuário tenha mais atenção e melhore o raciocínio.

Não podemos nos esquecer que ele pode fazer parte do tratamento para Burnout, um distúrbio emocional que atinge muitas pessoas devido ao excesso de trabalho e a sensação constante de exaustão. Ademais, Zembrin® pode ser manipulado de acordo com suas necessidades: cápsulas, shakes, gotas orais, fórmulas sublinguais, gomas de colágeno e chocolate nutricional.

É interessante seguir alguns conselhos para que estresse e queda de cabelo não persistam no seu dia a dia. Por exemplo, evite lavar demais os cabelos independentemente da época do ano, não durma com os cabelos molhados, tenha cuidado com o uso excessivo de secadores e produtos químicos e mantenha uma alimentação bastante balanceada que valorize o bom funcionamento do organismo.

Clique aqui e consulte as farmácias de manipulação que trabalham com Keranat™ e Zembrin®.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.