Veja qual a relação entre estresse e gerenciamento de peso para os clientes da farmácia magistral

estresse e gerenciamento de peso

estresse é um distúrbio bastante comum nos dias atuais. Pertinente à vida moderna, onde a correria do cotidiano e a busca constante por mais agilidade e perfeição são cada vez maiores, o problema tem afetado muitas pessoas, causando diversas desordens prejudiciais à saúde. Neste artigo, você vai saber mais sobre a relação entre estresse e gerenciamento do peso.

Em algum momento da vida, teremos um pico de estresse ou ansiedade, porém, o acometimento por desse distúrbio com maior frequência e agressividade, pode ser um sinal de alerta, tornando-se, de fato, uma patologia.

As doenças psicossomáticas, como é o caso do estresse, acabam provocando consequências negativas para o nosso organismo, comprometendo a saúde, tornando-se um gatilho para doenças secundárias, como é o caso da obesidade. Continue a leitura para saber mais!

Qual a relação entre o estresse e a obesidade?

O estresse está intimamente ligado à obesidade, sendo o transtorno alimentar uma de suas consequências, o que impacta no gerenciamento do peso.

Inegavelmente, o estado emocional é capaz de interferir diretamente no funcionamento  do corpo humano. Assim, o organismo acaba por desenvolver outros problemas por conta dos mecanismos naturais de defesa. Por exemplo, em situações de estresse, o organismo libera cortisol, que interfere no metabolismo da insulina e, consequentemente da glicose. Neste caso, os músculos acabam sendo utilizados como fonte de energia, e mais gordura é acumulada.

Gatilho para transtornos alimentares

A obesidade pode ter seu “estopim” pela sensação de bem-estar e alívio momentâneo, proporcionados por alimentos muito calóricos e ricos em gorduras e carboidratos, como pizza, chocolate, massas, doces, etc.

Ao ter um pico de estresse, a compulsão por consumir esses alimentos aumenta, mesmo sem a presença de fome. Isso, porque esses alimentos elevam a quantidade de serotonina circulante no sangue, que é uma substância associada à sensação de bem-estar.

Com isso, a busca por esses alimentos aumenta em períodos de estresse, provocando a obesidade gradativamente.

Resistência insulínica

Tal situação acontece quando as células do nosso corpo respondem cada vez menos à presença de insulina, precisando ainda mais do hormônio para absorver a glicose do sangue. Alguns hábitos de vida contribuem para que a resistência insulínica se agrave, como é o caso de uma alimentação inadequada.

Aumento dos níveis de colesterol

A saber, o colesterol é utilizado como matéria-prima na produção celular. Sabe-se também que em situações de stress, o corpo entra num estado de luta ou fuga. Portanto, uma reação primitiva e automática que ocorre no ser humano, como comentamos. Uma maior produção de colesterol permite facilitar a reparação dos danos, dos ferimentos, das perdas teciduais e de outros traumas decorrentes dessas reações (luta ou fuga).

Além disso, os transtornos alimentares, também associados ao estresse, além da alimentação inadequada e, consequentemente a obesidade, aumentam os níveis de colesterol.

Diabetes

Os níveis de estresse podem piorar o quadro de diabetes e de outras doenças crônicas. Nesse caso, isso ocorre porque o estresse libera cortisona e adrenalina, que atuam como hormônios de reação, que acabam aumentando a glicose e, consequentemente, elevando os níveis de açúcar no sangue.

Inflamação subclínica

Por conta de diversos desequilíbrios, como má alimentação, sedentarismo e estresse, por exemplo, um número cada vez maior de indivíduos adquire ao longo do tempo este estado pró-inflamatório, provocando doenças crônico-degenerativas.

Para ajudar no tratamento do estresse e reduzir suas consequências, uma opção natural é Zembrin®. O nutracêutico melhora o humor, ansiedade, e age no aumento da função cognitiva em pessoas saudáveis que sofrem de transtorno alimentar, ansiedade, tensão e TPM. O ativo atua no sistema nervoso central de forma natural, sem causar dependência.

Clique aqui para entrar em contato e conhecer mais dos nossos insumos.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Comentários no Facebook

topo