estilo de vida saudável

Saiba como implementar um estilo de vida saudável no seu dia a dia

A agitação e os afazeres da vida moderna faz com que, cada vez mais, as pessoas tenham menos tempo para se cuidar da maneira ideal. Como consequência, elas acabam deixando a saúde de lado, o que é um grave erro. Na verdade, você pode conciliar um estilo de vida saudável com a rotina atribulada. Contudo, como isso é possível?

Nós preparamos este artigo com dicas de como você pode implementar um estilo de vida saudável e ter mais qualidade de vida, em prol da longevidade. Que tal começar a mudar os seus hábitos hoje?

Boa leitura!

Tenha uma rotina alimentar equilibrada

Muitos problemas de saúde podem ser solucionados por meio da melhora na alimentação. Nesse sentido, uma dieta equilibrada consegue fortalecer o sistema imunológico, dar mais disposição, proporcionar uma boa noite de sono, manter o peso ideal, entre outras vantagens.

Por sua vez, também é importante deixar de lado alimentos industrializados, gordurosos e com baixos índices nutricionais. Então, inclua uma dieta balanceada na sua rotina. A alimentação saudável é composta por macronutrientes e micronutrientes.

macronutrientes

  • carboidratos de alto índice glicêmico, como pães, massas e batatas;
  • alimentos que contêm gorduras saudáveis, como é o caso das oleaginosas e abacate;
  • alimentos ricos em proteínas, como peixes, ovos, carnes e vermelhas.

micronutrientes

  • vitaminas A, complexo B, C, D e E;
  • minerais presentes em vários alimentos, como frutas, verduras e peixes;
  • fibras que são a parte não digerível dos vegetais e que regulam e ajudam as atividades intestinais, presentes em frutas e verduras.

O ideal é comparecer a uma consulta com um nutricionista ou nutrólogo, para que o profissional faça uma análise geral sobre o seu caso e monte um plano alimentar adequado para as suas necessidades.

Faça exercícios físicos

A atividade física com frequência mantém o corpo em forma, além de liberar endorfina na corrente sanguínea, um hormônio responsável por trazer a sensação de bem-estar. Além disso, a prática de exercícios também sintetiza dopamina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central e influencia positivamente o humor. Portanto, escolha o exercício que mais o agrada e inclua a prática na sua rotina!

Tenha tempo para fazer o que gosta

É importante reservar um tempo na sua agenda para se divertir e relaxar, como ficar com a família, sair com amigos, passear, viajar ou se dedicar a um hobby, por exemplo. A saber, esses hábitos liberam ocitocina e conseguem diminuir o estresse, a ansiedade e a tensão arterial. É importante dizer que hábitos nocivos como consumir bebida alcoólica em excesso e fumar, devem ser evitados.

Liberte-se do que não faz bem

Muitas vezes, vivenciamos situações desagradáveis que desencadeiam sensações negativas no nosso corpo e na mente, nos trazendo estresse e mal-estar. Assim, desentendimentos familiares, disputas no trabalho, relações mal resolvidas. Nesse caso, o ideal é buscar soluções para não ter que passar por isso novamente, como mudar de ambiente, evitar conviver com essas pessoas e praticar terapia alternativa para aprender a ter mais controle emocional.

Para complementar este artigo, convidamos o Dr Túlio Sperb, Médico cardiologista especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do coração e Coautor do Curso Saúde no Coração. Confira abaixo:

“Eu considero fundamental 5 pilares para manter a saúde em dia. São eles:

Alimentação

Dentro da alimentação, desembalar menos e descascar mais, evitar produtos industrializados. O foco é comer comida de verdade e ter variedade dentro dessa alimentação, com legumes, frutas, verduras, carnes. Basear a alimentação em gorduras e proteínas de boas fontes. Evitar carboidratos simples refinados em excesso, é o foco.

Exercícios físicos

A atividade física é fundamental para nossa saúde como um todo, principalmente para a saúde cardiovascular. Existem inúmeros artigos científicos comprovando que as pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, aumentam o VO2 máximo, que é a capacidade que o corpo da pessoa possui de consumir oxigênio durante uma atividade física. Quem pratica atividade física tende a viver mais e melhor, com qualidade de vida e longevidade. Além disso, são inúmeros os benefícios da atividade física para a saúde cardiovascular. Desde a redução da pressão arterial, melhora da resistência insulínica, melhora do perfil glicêmico, melhora do perfil lipídico, redução do LDL, aumento o HDL, redução do triglicérides. 

Saúde mental

Existem artigos científicos comprovando que a ansiedade, o estresse e a depressão são fatores de risco independentes pra doenças cardiovasculares. As pessoas que sofrem desses três males da saúde mental tendem a evoluir para uma mortalidade maior do ponto de vista cardiovascular. Minha grande dica é para você trabalhar a saúde mental, podendo realizar isso de várias maneiras. Dentro de casa, um jeito mais fácil de trabalhar a saúde mental seria fazendo uma meditação, yoga, tirar um tempo para ter um hobby, através de alguma prática que proporcione prazer. Além disso, é importante saber dosar o nível de estresse do dia a dia, do trabalho, da rotina diária, impactando na saúde. É preciso buscar o equilíbrio.

Sono

O sono também um pilar fundamental para nossa saúde. Poucas pessoas dão a real importância ao sono. Dormir bem, ter uma boa noite de sono, proporciona um descanso para nosso sistema cardiovascular. O contrário pode, inclusive, ser umas das causas da hipertensão arterial. Muitas pessoas não sabem porque estão com pressão alta, o que pode ser resultado de uma apinéia obstrutiva do sono, além de noites mal dormidas. Isso pode gerar também arritmia cardíaca. É importante fazer uma boa “higiene” do sono, se preparar para dormir na hora certa, ter uma boa qualidade de sono, não só quantidade.

Espiritualidade

A espiritualidade é um pilar muito importante da nossa saúde. As pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. Existem pessoas altamente religiosas, mas com uma espiritualidade baixa, e o contrário também pode acontecer. Espiritualidade envolve mais do que religião, envolve ser uma pessoa do bem, ser uma pessoa positiva, alguém que tenta ajudar o próximo, uma pessoa que ama verdadeiramente o próximo, que doa um pouco do seu tempo, que faz um trabalho voluntário, que tenta ajudar as pessoas e ser uma pessoa do bem.”

Então, com a prática desses 5 pilares da saúde, com certeza você estará protegendo seu coração.

Sem dúvidas, é possível melhorar os hábitos e ter um estilo de vida saudável. O melhor de tudo, é que você notará as mudanças rapidamente. Sobretudo, você se sentirá mais motivado, o corpo responderá aos estímulos com mais facilidade e até o seu humor melhora. Então não perca mais tempo e comece agora a colocar nossas dicas em prática!

Que tal ajudar seus amigos a terem mais qualidade de vida? Compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas!