Efeito sanfona e efeito platô: saiba como contorná-los nos seus pacientes

efeito sanfona

O gerenciamento de peso requer uma série de cuidados e esforços daqueles que querem manter a forma e apresentar uma boa saúde. Entre tantos assuntos, é interessante destacar a melhor maneira de controlar o efeito sanfona e o efeito platô.

Essas são duas situações bastante recorrentes na rotina de quem quer recuperar a boa forma. Portanto, devem receber total atenção dos prescritores, ao oferecer soluções que realmente sejam eficientes e personalizadas conforme as características de cada indivíduo.

Nos tópicos abaixo, você ampliará seu conhecimento sobre esses dois termos e terá acesso a dicas que ajudam no sucesso dos planos alimentares. Portanto, continue conosco e boa leitura!

Os principais pontos a trabalhar com o paciente

Um estudo, desenvolvido por uma universidade da Coreia do Sul, mostrou que o efeito sanfona aumenta as chances de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes, e também as cardíacas. É interessante incentivar a adesão ao tratamento àqueles pacientes que tenham perdido mais de sete quilos em poucas semanas, pois, normalmente, devem ter seguido uma dieta muito restritiva ou usou alguma solução que resultou em uma perda de peso rápida e nociva à saúde.

Além disso, o profissional deve agir de maneira empática e mostrar confiança na hora apresentar as soluções. Mostre que tanto esse efeito sanfona quanto o de estagnação do processo de perda peso, o famoso efeito platô, geram consequências traumáticas ao organismo da pessoa. Por exemplo, aumento de apetite, alterações no humor, desaceleração do metabolismo, problemas relacionadas ao cabelo e à pele. Assim, essas famosas dietas da moda trazem más consequências à saúde mental e à vida social.

As principais dicas para ajudar o paciente

Apesar dessas questões gerarem muito estresse, ansiedade e até mesmo baixa autoestima nas pessoas, é interessante que o profissional da saúde considere essas informações, a fim de propor algumas soluções que ajudem os pacientes com efeito sanfona ou platô a reverter esse quadro.

Veja algumas dicas abaixo!

Invista na reeducação alimentar

A reeducação alimentar é uma das principais medidas para indicar às pessoas que desejam tratar o efeito sanfona. Indique alimentos que aumentem a sensação de saciedade no organismo e também aqueles que aceleram o metabolismo. É importante destacar que essa medida fortalece o sistema imunológico e que também é interessante praticar exercícios diariamente, mesmo que seja em casa.

Proponha ferramentas de acompanhamento

Use a tecnologia como forma de incentivar o paciente na adesão ao tratamento. Hoje, é possível programar o envio de mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS. Também, há aplicativos para acompanhar o processo, para que o profissional fique por dentro da seriedade do paciente em resolver o efeito sanfona. Isso também fortalece o seu relacionamento com ele e aumenta a credibilidade do seu consultório.

Preste atenção no comportamento do paciente

É importante avaliar os efeitos do estresse, principalmente nos casos de compulsão alimentar associada à fome psicológica. Além de entender o ciclo de sono, é interessante mostrar que é necessário evitar a luz azul das telas horas antes de ir dormir.

Também, conte com a indicação de auxiliares nesse processo, que ajudam o paciente a controlar o efeito sanfona e o platô, como por exemplo ZEMBRIN®.

O nutracêutico combate o estresse e a ansiedade, que podem levar à compulsão alimentar. Melhora a qualidade do sono, restaurando o bem-estar e a qualidade vida, além de ajudar a resistir aos alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

Sobretudo, é importante lembrar, que os resultados serão melhores, quando os ativos estiverem alinhados a outras estratégias para gerenciamento do peso, como alimentação equilibrada e atividade física.

Durante a leitura deste artigo, você conheceu a importância de procurar as soluções corretas para auxiliar pacientes que sofrem com o efeito sanfona e o efeito platô. Portanto, considere essas dicas e conte com o apoio de uma farmácia magistral.

A Ibero Magistral oferece insumos farmacêuticos que ajudam a promover o bem-estar dos seus pacientes. Baixe nosso catálogo e conheça nossas soluções.

topo