Como divulgar minha clínica para atrair mais pacientes?

atrair mais pacientes

Quem quer ser lembrado, precisa ser visto. Mas não é só isso. É preciso que a visibilidade esteja de acordo com o que foi planejado. Você e sua clínica têm esse direcionamento? Sabem como querem se posicionar? Bem, isso é fundamental para conquistar e atrair mais pacientes.  A busca pelo sucesso da clínica, ou consultório, passa pelos processos de marketing, que devem ser estudados e cuidadosamente coordenados. Uma das etapas é a divulgação dos serviços – claro, de acordo com o código de ética e as normas próprias da área. Se tem dúvidas do que fazer nesse sentido, acompanhe as dicas a seguir!

1. Crie uma identidade forte para atrair mais pacientes 

Construir uma identidade para a sua clínica significa começar a transformá-la em uma marca. Mas por que isso é importante? Bem, ao contrários de “empresas”, as marcas têm uma assinatura própria. Ou seja, contam com uma personalidade marcante e um estilo único no mercado. É isso o que o gera identificação com o público-alvo, que é atraído por valores que considera semelhantes aos seus. Essa deva ser a primeira fase dos esforços de marketing, pois é a parir de então que será possível se posicionar adequadamente desenvolvendo materiais e promovendo ações.

2. Ofereça conteúdo para manter o interesse

Hoje é possível lançar mão de uma série de ferramentas para manter o relacionamento com o público. As redes sociais podem ser grandes aliadas, é preciso explorá-las. A questão é: como utilizar esse aparato de mídias digitais para atrair novos pacientes? Vamos lá. Já ouviu falar do Marketing de Conteúdo? Sua proposta se diferencia das tradicionais ações de propaganda, pois seu intuito não é anunciar produtos ou ser invasivo por meio daquelas chamadas comerciais já desgastadas. Seu objetivo é entregar um conteúdo útil para as pessoas e, a partir daí, se aproximar delas criando autoridade e uma lembrança positiva da marca. As redes sociais são bons canais para isso. O e-mail e o blog da clínica também são excelentes canais de captação de novos clientes. Pense seriamente nisso! Mapeie os interesses do seu público e crie posts que se proponham a responder dúvidas, explicar conceitos e relacionar dicas, entre outros temas relevantes.

3. Invista em campanhas na internet 

Se você quer mesmo atrair mais pacientes, então, não basta apenas publicar conteúdo. É necessário promovê-lo! Duas ótimas ferramentas são o Facebook Ads e o Google AdWords, que permitem não só ampliar o alcance das postagens, como também criar campanhas de marketing digital mais robustas, personalizadas e atrativas. Embora as redes sociais sejam muito acessíveis, isso não significa que elas sejam gratuitas. Já foi-se o tempo em que o Facebook, por exemplo, entregava as postagens para todos os que curtiram determinada página. Hoje, para ter esse alcance é preciso investir, assim como anunciar em outras plataformas. Mas lembre-se de ter uma boa estratégia, ok?

4. Deixe a “casa” impecável”

Outro ponto de extrema importância para que seu negócio seja divulgado da maneira adequada, é cuidar bem do consultório e seu ambiente. Desde a calçada e a fachada, até as instalações da área de atendimento, é essencial que tudo esteja bem cuidado. Pense bem nas cores utilizadas – elas refletem a “identidade da marca”? -, no design do mobiliário, na iluminação, nas partes verdes, nos equipamentos… Ah, na equipe também! Causar uma boa impressão é uma das melhores maneiras de gerar um buzz favorável. Uma pessoa positivamente impactada é capaz de desenvolver, espontaneamente, o que chamamos de marketing boca a boca.

5. Recupere os clientes antigos

Contatar seus pacientes antigos pode atraí-los novamente à sua clínica, seja por e-mail ou mensagem de texto no WhatsApp. Hoje em dia, grande parte das pessoas ficam conectadas diariamente. Ao divulgar suas redes sociais à sua base de dados de clientes você pode gerar mais consultas, inclusive de novos pacientes que estão presentes no círculo social de seus clientes antigos.

6. Utilize do Google Meu Negócio

Uma ferramenta gratuita e essencial para que potenciais novos pacientes cheguem até você, é por meio das buscas no Google. Além de fornecer a localização de sua clínica, informações como telefones e horário de funcionamento, a ferramenta possibilita postagens como fotos, vídeos e texto para atrair ainda mais quem está buscando por serviços similares. Além disso, seu estabelecimento tem posicionamento privilegiado nas buscas que contenham as palavras-chave relacionadas ao seu ramo de atuação. Outro recurso importante é que a ferramenta oferece relatórios para saber:
  • Quantas pessoas buscaram pelo seu negócio.
  • Como elas chegaram até sua página.
  • Quais as palavras-chave mais buscadas.
A ferramenta também permite que seus clientes possam fazer avaliações sobre o estabelecimento, que fica visível a todos.

7. Invista nas Redes Sociais

Utilizar as redes sociais no ramo da saúde ainda é uma dúvida para muitos profissionais que querem atrair mais pacientes. Os médicos podem sim fazer propaganda, mas seguindo os critérios do Conselho Federal de Medicina, que regulam quais informações podem ou não ser publicadas pelos médicos. O Conselho permite o uso das redes sociais para a disseminação de conteúdos sobre medicina que são comprovados cientificamente. Então, postar dicas úteis sobre o seu segmento pode ser uma ótima estratégia para ter um maior alcance de visualizações e impressão de sua marca. Assim, aumenta-se a chance de se lembrarem de você ao precisar de seus serviços no futuro. Além disso, o profissional pode divulgar informações e dados relevantes como estatísticas da clínica, qualidade de exames de imagem ou similares, conquistando um maior interesse do seu público. O CFM não permite a propaganda de mais de duas especialidades por médico. Os critérios especificam também que não é permitido garantir resultados na hora da propaganda, principalmente com os termos “melhor”, “funciona sempre” ou “garantido”, além de outros que passem a mesma ideia, devendo-se evitar o sensacionalismo. Outro impedimento é de usar fotos de pessoas famosas e de pacientes da clínica.

8. Possua um blog médico

Possuir um blog com postagens sobre dicas e informações sobre sintomas, doenças e tratamentos traz mais visibilidade para a sua clínica. Hoje em dia, muitos buscam nas redes sociais e em sites de pesquisa sobre sintomas e tratamentos. Essa realidade pode ajudar o médico a atrair mais pacientes para sua clínica. Encontrando um conteúdo relevante e objetivo, haverá uma grande probabilidade de as pessoas entrarem em contato, solicitando os serviços da clínica. Além disso, artigos bem escritos agregam valor ao serviço que sua clínica oferece. Um bom conteúdo pode divulgar e trazer mais credibilidade ao seu negócio. Respondendo dúvidas e perguntas, por exemplo, o blog se torna um vínculo de confiança entre os pacientes e o médico.

9. Fidelize seus pacientes

Ao aplicar práticas para conquistar a fidelização de pacientes, você estará divulgando a sua clínica para atrair mais pacientes. Além disso, o relacionamento entre o profissional e paciente fica melhor e pode trazer aumento no faturamento. Isso garante agenda cheia e pode melhorar o reconhecimento de seu trabalho, com os testemunhos positivos de seus pacientes. Sem contar que os clientes fiéis tendem a fazer tratamentos e investimentos maiores por se sentirem seguros e confiantes no profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário e continue acompanhando as novidades! *Estas informações são direcionadas exclusivamente a profissionais prescritores Referências: HelioPrint, iMedicina, Shosp e Cloudia.

Comentários no Facebook

topo