Cosméticos veganos, orgânicos ou naturais: quais são as diferenças?

Cada dia chegam diferentes produtos farmacêuticos nas prateleiras. Como o restante do mercado, o farmacêutico magistral também notou a chegada de uma linha sustentável, em especial para a beleza. São eles os cosméticos veganos, orgânicos e naturais. Em todo o mundo, consumidores estão buscando uma vida mais saudável e harmoniosa com o meio ambiente, o que explica a demanda.

Dessa maneira, empresas apostaram no desenvolvimento de cosméticos que atendam esse nicho específico de clientes. Afinal, como veremos, esses itens oferecem menos riscos para a saúde. Assim como, apresentam benefícios extras em seu uso. 

Então essa é uma oportunidade para manipulados de qualidade que atendem requisitos-chave na sua produção. Continue a leitura e conheça quais são diferenças entre os cosméticos veganos, orgânicos e naturais! 

COSMÉTICOS VEGANOS

Não há dúvidas: o número de veganos no Brasil cresceu e continuará em ascensão pelos próximos anos. Por ser um estilo de vida, os veganos não só deixam de consumir alimentos de origem animal, como buscam usar vestimentas e produtos com as mesmas características. Além do que prezam que qualquer item de uso ou consumo sejam cruelty-free, ou seja, a certificação de que não foram testados em animais durante sua produção.

Dessa forma, os cosméticos veganos não utilizam matérias-primas de origem animal. Nisso incluídos, o mel de abelha, albumina, colágeno animal, entre outros. E não são somente os clientes veganos que se interessariam por tais produtos na farmácia. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 55% dos entrevistados consumiriam mais produtos veganos se houvesse uma melhor sinalização no produto.

Portanto, além de ter um público vegano que busca especificamente esses produtos, a farmácia também pode oferecê-los para o público em geral. Outro ponto interessante, é que os ativos veganos são a melhor opção para os clientes vegetarianos. Afinal, eles também compartilham da filosofia vegana e se sentiriam mais atraídos por essa linha de produtos.

COSMÉTICOS ORGÂNICOS

Diferente dos cosméticos veganos, os orgânicos propõem uma fórmula com matérias-primas naturais produzidas com conceitos sustentáveis. Isso significa que durante sua produção, não houve dano para ao meio ambiente. Assim, os cosméticos orgânicos não levam agrotóxicos nem agentes químicos em sua composição.

Um cosmético feito de maneira orgânica, é avaliado e se seguir todas as exigências, leva um selo de certificação. Desde 2007, existe no Brasil o selo orgânico. O que garante segurança e qualidade para o cliente. Ao mesmo tempo, a farmácia pode apostar na aquisição de cosméticos orgânicos para clientes que apoiam um consumo consciente. 

COSMÉTICOS NATURAIS

São considerados cosméticos naturais aqueles que possuem 95% das matérias-primas de origem natural e o restante, matérias-primas orgânicas ou sintéticas. Mas, nenhum desses 5% podem atender ao nome de Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone. 

Para ter certeza de que se trata de um cosmético natural, ele deverá levar o selo IBD – Ingredientes Naturais ou ECOCERT. Uma maneira do farmacêutico ganhar a confiança do cliente. Além disso, as farmácias podem ressaltar que os cosméticos naturais oferecem menos riscos de reações indesejáveis na pele. Dessa forma, cosméticos orgânicos não contém agentes nocivos para a saúde. 

TIPOS DE PRODUTOS 

Os cosméticos abrangem diversos produtos, do lip balm à base de maquiagem. Sendo assim, a farmácia também pode oferecer produtos para limpeza facial, esfoliação, tonificação, hidratação e proteção solar. Assim como, produtos para corpo e banho, como hidratantes, desodorantes, absorventes e repelentes. 

Como vimos, são muitas combinações de fórmulas que podem conquistar o público vegano, orgânico ou natural. Estar antenado para essas mudanças no perfil do consumidor, ajuda a melhorar seu mix de produtos e oferecer diferenciais para os clientes.

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação e prescritores. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

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Referências: M de Mulher, Metropoles e Vista-se

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