Entenda a relação entre cortisol e queda de cabelo

cortisol e queda de cabelo

Você sabia que a sua queda de cabelo pode estar relacionada com o cortisol, o famoso hormônio do estresse?

Portanto, se os níveis de estresse estiverem fora de controle, o resultado pode ser um desequilíbrio hormonal, e de nada adiantará as horas gastas no salão. Sobretudo, a sua saúde de maneira geral, além do aspecto do seu cabelo, estão diretamente relacionados com o seu nível de estresse.

Quer saber mais sobre como o cortisol afeta seus fios e ocasionam a queda de cabelo? Continue a leitura!

O que é o cortisol?

A saber, o cortisol é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal, e tem como principais funções:

  •  controlar o estresse;
  •  Oferecer auxílio no funcionamento do sistema imunológico e contribuir com a redução das inflamações;
  •  Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Controlar a pressão arterial.

Assim, em níveis normais, o cortisol é um hormônio importante e benéfico para as funções regulares do corpo.

Variação do cortisol na corrente sanguínea

Diariamente nossas emoções sofrem alterações, assim como a nossa disposição física apresenta variações. Há dias em que estamos mais dispostos e outros com baixa energia. O cortisol também varia durante o dia, principalmente naqueles períodos onde você não consegue conciliar as atividades prazerosas.

Por exemplo, a prática de atividade física diária ajuda na liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e, momentos de estresse, já sabemos que desencadeiam o aumento do cortisol.

Assim, no período da manhã ocorre um aumento do cortisol, que pode variar de 5 a 25 µg/dL. Depois, ao longo do dia, ocorre uma baixa, chegando até 10 µg/dL. Por isso é tão importante, por exemplo, aproveitar as manhãs para fazer exercícios físicos e atividades mais estimulantes, gerando assim toda energia e bem-estar para os afazeres do dia.

Com um estilo de vida mais regrado, inclusive sendo mais pontual nos horários de dormir e acordar, mantendo o cortisol em equilíbrio, evitando assim não apenas a queda de cabelo, mas também outros problemas causados pelo desequilíbrio do hormônio.

Por que o cortisol leva à queda de cabelo?

Quando a pessoa está estressada, há um desequilíbrio do nível de cortisol no organismo e, com isso, há também um aumento da adrenalina.

Em suma, os dois hormônios em excesso no organismo geram uma vasoconstrição generalizada, ou seja, quando os vasos sanguíneos se contraem, restringindo a nutrição celular.

Por conta disso, a pessoa experimenta diversos sintomas, entre eles:

  • Ressecamento da pele;
  • Efeito quebradiço das unhas;
  • Diminuição da irrigação do couro cabelo (diretamente relacionada à queda de cabelo);
  • Diminuição do crescimento do cabelo;
  • Síndrome de Cushing (rosto arredondado, edema corporal intenso, obesidade, acne, estrias e dores na coluna).

Assim, a pessoa estressada libera sinais químicos que pausam o crescimento dos fios, e ainda libera o cortisol, que influencia negativamente o ciclo natural dos cabelos.

Além disso, um estudo recente,Gideon Koren (2016), descobriu que o cortisol também está presente no próprio folículo capilar , gerando uma auto inibição no crescimento dos cabelos.

Isto é, o cortisol em excesso gera um “auto boicote” do organismo em relação à nutrição dos cabelos, fator determinante para sua queda.

Para evitar os efeitos negativos do cortisol, é fundamental que a pessoa controle os níveis de estresse.

Como controlar o estresse e diminuir a queda capilar?

Se você sofre do problema de queda de cabelo por causa do estresse, saiba que a maioria dos casos é reversível, basta que o paciente controle seus níveis de estresse, combinado com um tratamento capilar.

Assim, para controlar os níveis de cortisol no organismo, é preciso incluir os fatores abaixo à sua rotina:

– Alimentação saudável (além de incluir alimentos como gengibre, chá-verde e cúrcuma);

– Momentos de lazer;

– Exercícios físicos (opte por opções relaxantes, como yoga, meditação, alongamento e pilates);

Além disso, é essencial fazer um tratamento hormonal para equilibrar os níveis de de hormônios que, em excesso, são nocivos para o organismo. Desta forma, melhorando outros sintomas secundários. Portanto, não hesite em buscar ajuda médica.

Zembrin®️: ativo natural para combater o estresse e a ansiedade

Zembrin®️ é um ativo botânico inovador que possui dois mecanismos de ação. Como resultado, combate ao estresse e a ansiedade, proporcionando qualidade de vida.

Principais alcaloides do Zembrin®️, padronizados por método patenteado: Mesembrenol; Mesembrina; Mesembrenona; Mesembranol.

Assim, esses alcaloides agem sinergicamente no sistema nervoso central, inibindo seletivamente a recaptação da serotonina (ISRS) e da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4). Essa combinação, promove alívio rápido e eficaz dos sintomas.

Benefícios do Zembrin®

  • Alívio rápido da ansiedade e estresse;
  • Promove humor positivo;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e raciocínio;
  • Não provoca sonolência;
  • Seguro e não causa dependência.

Keranat™: O segredo contra a queda capilar

Desenvolvido com alta tecnologia, Keranat™ é um suplemento oral revolucionário que fornece os nutrientes necessários para o fortalecimento e beleza dos cabelos. É composto por fitoesteróis e triterpenóides do Painço e fitoceramidas, ambos estabilizados por um processo patenteado de microencapsulação.

Esses ingredientes naturais são absorvidos no intestino rapidamente e atingem as células da matriz extracelular capilar, no interior da raiz. Assim, estimulam fatores de crescimento específicos no bulbo capilar de forma rápida e efetiva. Além disso, diminuem drasticamente os fios na fase telógena (quando ocorre a queda) e promovem brilho e maciez aos cabelos (de dentro para fora).

Os componentes de Keranat™ ajudam ainda a prevenir caspa e seborreia; proteger o pigmento natural do cabelo (reduzindo os fios brancos); aumentar o volume; e melhorar o aspecto dos fios.

Então, quer entender mais sobre o assunto e conhecer dicas valiosas sobre a saúde dos fios?  Clique aqui e saiba como acabar com os cabelos quebradiços de uma vez por todas.

Referências: Biomedicina Estética ; Gideon Koren (2016)

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo