Saiba como combinar ações no dia a dia para manter o controle do diabetes

controle do diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção da insulina, segundo a definição do Ministério da Saúde. Atualmente, existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil, o que corresponde a 6,9% da população nacional.

A depender do tipo da doença, os tratamentos podem variar. Assim, na maioria dos casos, eles incluem o uso de medicamentos. Sobretudo, o acompanhamento médico é fundamental para o controle do diabetes e, para melhorar a qualidade de vida do paciente, torna-se essencial combinar algumas ações no dia a dia ao tratamento medicamentoso.

Neste artigo, você vai conferir algumas ações que podem ajudar no controle do diabetes. Boa leitura!

Fracionar a alimentação e consumir mais fibras

O fracionamento da alimentação é o ato de fazer mais refeições por dia, mas em menor volume. O mais indicado é acrescentar pequenos lanches entre as refeições principais — café da manhã, almoço e jantar. Ademais, o consumo de carboidratos deve ser moderado, por isso, deve-se evitar alimentos como batata, pães, biscoitos, massas e todos aqueles feitos com farinha branca.

Além disso, açúcar, mel, doces, refrigerantes e produtos industrializados adoçados também requerem muita moderação no consumo. Por outro lado, a ingestão de fibras deve acontecer com frequência. Elas diminuem a velocidade da absorção de carboidratos e ajudam a controlar a glicemia.

Monitorar a pressão e o peso constantemente

Primordialmente, para o controle do diabetes, é importante que o paciente esteja de olho em alguns índices, como a pressão arterial e o peso. É comum que as pessoas diabéticas tenham pressão alta. Isso acontece em cerca de 40% dos casos do tipo II. Com isso, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares.

A saber, o peso é outro indicador que aponta se a alimentação é adequada. Portanto, o paciente com diabetes precisa consumir muitos vegetais, cereais, hortaliças e leguminosas, além de beber a quantidade adequada de água.

Acompanhar o perfil lipídico

O exame do Perfil Lipídico, conhecido como exame de colesterol, deve ser feito uma vez ao ano, pelo menos, ou na frequência solicitada pelo médico. O nível elevado de gordura no sangue aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, muito mais comuns em pessoas diabéticas do que em pessoas que não vivem com a doença.

Contar com ingredientes naturais como coadjuvantes

Algumas substâncias encontradas em produtos naturais ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e são indicadas no controle do diabetes. É o caso das antocianinas, conhecidas por suas propriedades antioxidantes. Elas melhoram o fluxo sanguíneo, mantendo veias e vasos saudáveis.

O OX-Berry® é um combinado de variados tipos de antocianinas em formato de cápsula. O consumo desse suplemente previne as morbidades relacionadas ao diabetes, fortalece as funções cognitivas e cerebrais e proporciona um envelhecimento mais saudável.

Na sua composição, encontram-se mirtilos silvestres e groselha negra, frutas que apresentam uma quantidade maior de antocianinas bioativas que os mirtilos comuns. Assim, o produto torna-se mais concentrado e o paciente consegue usufruir de todos os benefícios ingerindo doses menores.

Um estudo comprovou que as antocianinas específicas e purificadas de OX-Berry® produz um efeito positivo nos níveis de glicose no sangue, índice de resistência à insulina e problemas cardiovasculares em pacientes acometidos por diabetes do tipo 2, comprovando assim que OX-Berry® possui um grande potencial para melhorar a qualidade de vida e reduzir a morbidade relacionada ao diabetes.

O diabetes é uma doença crônica, mas tomando-se alguns cuidados, a qualidade de vida é preservada. A adoção de hábitos saudáveis, quando combinada ao tratamento medicamentoso, ajuda o paciente a prevenir complicações e a levar uma vida mais equilibrada. Um desses hábitos indicados para o controle do diabetes é o consumo de produtos naturais, como o OX-Berry®.

Clique aqui para encontrar uma farmácia de manipulação que trabalha com os ativos da Ibero Magistral, incluindo o OX-Berry® .

topo