controle de retorno de pacientes

Saiba como fazer o controle de retorno dos pacientes na sua clínica

Das consultas feitas por sua clínica, quantas são de retorno? Se você se espantou por não ter uma ideia mínima desses números é porque falta uma estratégia de controle de retorno de pacientes.

Esse monitoramento tem uma ligação com a saúde e o sucesso do tratamento. Mas também com questões de negócio da clínica. Hoje em dia, existem muitas maneiras de deixar essa estratégia ativa, principalmente com o uso de tecnologias.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e descubra os benefícios de controlar o retorno do paciente. Em seguida, conheça dicas fundamentais para aplicar no seu negócio. Confira!

Importância do controle de retorno dos pacientes

Entenda como manter esse monitoramento pode ser benéfico para a sua clínica:

Encurta a distância entre médico e paciente

O hábito de marcar o retorno é uma maneira de encurtar a distância entre médico e paciente. Isso porque, em alguns casos, as pessoas procuram apenas uma consulta.

Logo depois elas afastam por muitos motivos. Por exemplo, pode ser por causa de uma insegurança ou por achar que seu problema é menor.

Quando ocorre o controle de retorno, é possível mostrar para o paciente que ele tem condições de continuar o tratamento. Ou demonstrar que o problema de saúde é importante de ser tratado. Além disso, demonstrar a relevância do retorno faz com que a clínica se mostre à disposição para ajudá-lo.

Melhora a rentabilidade

Manter ativo o fluxo de caixa da clínica é uma das razões para fazer o controle de retorno de pacientes Afinal de contas, cada vez que o cliente procura o consultório, ele deve pagar pela consulta.

Outra questão importante é que, muitas vezes, quando o paciente retorna, provavelmente, ele se fideliza com o consultório.

Dessa maneira, ele evita procurar a concorrência e, com isso, o consultório consegue aumentar a sua rentabilidade a longo prazo, acompanhando a saúde daquele cliente.

Fortalece o tratamento

O controle de retorno do paciente, além de ser bastante vantajoso para o consultório médico, também é benéfico para o cliente.

Isso porque ele realiza exames de rotina e acompanha o seu quadro clínico de maneira mais próxima e preventiva. Assim, evita o desenvolvimento da doença atual e de outras, ganhando mais qualidade de vida.

Dicas para o controle de retorno dos pacientes

Agora, veja algumas ações que podem facilitar o trabalho de monitoramento do retorno de seus pacientes.

Organize os dados e as agendas

Para fazer o controle de retornos, um requisito básico é organizar os dados dos pacientes e as agendas do médico. No cadastro do paciente, é importante ir além do número de telefone fixo de contato.

Hoje em dia, com a grande presença das redes sociais, é comum que os pacientes tenham mais de uma opção de contato. No momento do cadastro no consultório, é importante perguntar qual é o melhor meio para comunicação, inclusive para agendamento do retorno.

Após organizar esses dados, é importante deixar a agenda do médico disponível e acessível. Dessa forma, o paciente consegue marcar o retorno de maneira mais rápida e de acordo com a sua disponibilidade. Assim, a taxa de retorno tende a aumentar.

Entre em contato no momento certo

Existem pessoas que gostam de serem lembradas sobre o retorno médico com uma certa antecedência. Outras gostam de ser lembradas com mais frequência.

É importante descobrir qual é o comportamento do cliente para saber o momento certo de notificá-lo sobre o retorno. Dessa maneira, você evita que o cliente desista do retorno porque não o avisaram no momento adequado.

Utilize ferramentas de automação

As ferramentas de automação integram os dados do cliente e a agenda do médico com dispositivos de comunicação.

Basta registrar as datas no sistema que o software emite mensagens avisando o cliente sobre o retorno. Essa é uma maneira prática de controle do retorno, principalmente para os médicos que têm muitos pacientes.

Vimos neste texto informações sobre controle de retorno de pacientes. Apostando em práticas de cuidado, como o lembrete de retorno ao médico, a clínica tem chances de atrair mais pacientes. Assim, essas práticas ajudam a fortalecer a imagem positiva da clínica perante a sociedade.

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