Conheça o novo perfil do consumidor de farmácia em 2021 e saiba como melhorar as vendas

consumidor de farmácia

A pandemia de coronavírus alterou consideravelmente a forma como as pessoas se relacionam com vários setores da economia. O consumidor de farmácia também mudou muito e os empresários ou os profissionais dessa área, que não se atentarem a essas mudanças, podem ficar de fora do seu próprio mercado.

Apesar de tanta tragédia, a pandemia abriu algumas oportunidades para o setor farmacêutico no ano de 2021. Afinal, as pessoas passarão a ter mais cuidado com a saúde e a darão mais importância ao consumo de suplementos e nutracêuticos, por exemplo.

Neste artigo, mostraremos quais são as tendências do setor farmacêutico para o ano de 2021. Acompanhe!

Os impactos da pandemia no mercado farmacêutico

Inicialmente, a pandemia de coronavírus gerou um forte impacto no mercado farmacêutico. Segundo dados da Revista da Farmácia, ocorreu uma queda de cerca de 17% nas prescrições farmacêuticas, consequentemente, as vendas de medicamentos e suplementos caiu drasticamente. Isso aconteceu nos primeiros meses da pandemia, quando a maior parte dos brasileiros ficou dentro de casa. Muitos, inclusive, evitaram ir a hospitais ou consultórios, devido ao medo de estabelecerem algum tipo de contato com a doença.

As oportunidades que surgiram para 2021

Apesar da tragédia e dos desafios, a pandemia ensinou muito para as pessoas e, sem dúvidas, o primeiro ensinamento é que a saúde é o bem mais valioso que alguém pode ter. Vimos que pessoas debilitadas tinham chances maiores de sofrer com a doença que as saudáveis.

Contudo, emergiu na mente das pessoas a importância do cuidado com a saúde e quanto é fundamental seguir corretamente com tratamentos medicamentosos. Entretanto, outra área também se destacou bastante, o uso de suplementos nutracêuticos que, em vez de tratar doenças, são peças-chave na prevenção de muitas enfermidades.

O novo perfil do consumidor de farmácia

Com base nessas informações, surge o novo perfil do consumidor de farmácia. Para entender como será a tendência para o ano de 2021, é importante saber os pontos que serão explorados, os quais destacaremos no próximo tópico.

Vendas online

Sem dúvidas, as vendas online serão um grande diferencial para uma farmácia. Quem adotar esse tipo de atendimento pode ter uma grata surpresa com o aumento do seu faturamento em pouco tempo. Mesmo que cheguemos à efetividade total da vacina, é provável que as pessoas continuem preferindo o atendimento a domicílio e o e-commerce.

Foco nos produtos mais rentáveis

Outro ponto importante é o foco nos produtos mais rentáveis de sua farmácia. O empresário do setor deve analisar os itens que têm mais saída e centralizar seus esforços de vendas nesses elementos, garantindo um faturamento maior com custos reduzidos.

Destaque de diferenciais

Sobretudo, é importante ter em mente que junto às tendências benéficas para um setor também surge uma grande concorrência. Nesse sentido, é essencial que você também desenvolva seus diferenciais e foque neles para que seu público possa percebê-los e criando um profundo desejo por eles.

Por fim, podemos concluir que o mercado farmacêutico será um grande impulsionador da recuperação da economia e o novo perfil do consumidor de farmácia terá um papel fundamental nesse processo. Portanto, o momento requer adequação, para que empresários e profissionais do setor preparem-se para esse momento novo e desafiador, mas muito lucrativo.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

topo